quarta-feira, 30 de abril de 2008

ARREPENDER

"Talvez possamos um dia nos arrepender do que fizemos... Mas o arrependimento é sinal de que não tivemos medo de tentar...E daí se as coisas não deram certo como deveriam... E daí se não era bem o que queríamos? E nossa vida segue... para tentarmos e errarmos muitas vezes... Isso é viver e aprender."
WANDRÉIA CARNEIRO
Escritora, Pensadora
Brasileira

ARREPENDIMENTO? QUEM NUNCA TEVE?

A vida é feita de escolhas. Em algumas ganhamos ... Em outras perdemos ... Mas todas nos proporcionam aprendizados ... Um novo desafio ... Uma nova perspectiva ... Um novo caminho que pode ser bom ou ruim!
Algumas escolhas podem alegrar ou entristecer, curar ou ferir. Tudo aquilo que fazemos envolve alguma pessoa, qualquer que seja, portanto, não se deve pensar só na gente, mesmo assim nós homo sapiens tentamos nos sair "muito" bem diante desse tipo de situação.
Quem não vive a se arrepender de coisas que fez ou deixou de fazer atire a primeira pedra. Essas escolhas nos matam, não é mesmo? Dizem, que todos estão cansados de saber que não adianta chorar pelo leite derramado. No entanto, esse clichê pode nos ajudar bastante nos momentos de arrependimento e frustração ... se levado a sério, o que você acha?
Mas o que doe é depois da escolha feita, as interrogações prevalecerem e a inquietação, a ansiedade, decorrente do que vai acontecer agora.
A dúvidas faz a cabeça girar a mil e não consegue relaxar, a cabeça literalmente não pára.
Ainda bem que arrependimento não mata.

terça-feira, 29 de abril de 2008

O QUE A VIDA REQUER DE NÓS?

"Qualquer um pode carregar o seu fardo, embora pesado, até anoitecer. Qualquer um pode fazer seu trabalho, embora árduo, por um dia. Qualquer um pode viver mansamente, pacientemente, amistosamente, até que o Sol se ponha. E isso é o que realmente a vida requer."
Robert Louis Balfour Stevenson
NOVELISTA, POETA E ESCRITOR DE ROTEIROS DE VIAGEM
ESCOCÊS
1850 - 1894

terça-feira, 22 de abril de 2008

QUASE

Ainda pior que a convicção do não,
É a incerteza do talvez,
É a desilusão de um quase!

É o quase que me incomoda,
Que me entristece,
Que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.

Quem quase ganhou ainda joga,
Quem quase passou ainda estuda,
Quem quase amou não amou.

Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos,
Nas chances que se perdem por medo,
Nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.

Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna.
A resposta eu sei de cor.

Está estampada na distância e na frieza dos sorrisos,
Na frouxidão dos abraços,
Na indiferença dos "bom dia", quase que sussurrados.

Sobra covardia e falta coragem até para ser feliz.

A paixão queima,
O amor enlouquece,
O desejo trai.

Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor.
Mas não são.

Se a virtude estivesse mesmo no meio-termo,
O mar não teria ondas,
Os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza.

O nada não ilumina,
Não inspira,
Não aflige nem acalma,
Apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.

Preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.

Para os erros há perdão,
Para os fracassos, chance,
Para os amores impossíveis, tempo.

De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma.
Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.

Não deixe que a saudade sufoque,
que a rotina acomode,
que o medo impeça de tentar.

Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando...
Fazendo que planejando...
Vivendo que esperando...

Porque, embora quem quase morre esteja vivo,
Quem quase vive já morreu.
Crônica de:
SARAH WESTPHAL BATISTA SILVA
Estudante Medicina ou já se formou.
PARA SABER MAIS: Essa crônica circula pela Internet a algum tempo e sua autoria foi atribuida a Luiz Fernando Veríssimo, quanto, então veio a público dizer que não era dele a autoria. Alguém foi a procura do autor e a encontrou. Diz que escreveu depois de quase ser namorada de um rapaz. Essa crônica faz parte de um livro publicado na França, juntamente com outros expoentes da Literatura Brasileira como Claresse Lipector, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

PARA REFLETIR...

"Quando chego à praia do conhecimento, vejo o mar da minha ignorância"
CONFÚCIO
Mestre, Filósofo, Teórico Político
551 a.C. -479 a.C.

domingo, 20 de abril de 2008

E VAMOS SÓ OUVIR?

Entre os dias 18 e 21 de abril, a educação física e a qualidade de vida estava em debate na Universidade Católica de Brasília. Nesse evento, vi que saúde não deve ser analisada de maneira isolada de contextos. Assim deve ser vista e discutida de modo multidisciplinar, pois também a educação física está inserida como área afim.
É de se enxergar que ninguém sozinho é capaz de promover saúde sem um corpo de conhecimento. Esse corpo de conhecimento está distribuido em várias disciplinas das ciências da saúde, como: educação física, nutrição, farmácia, enfermagem, odontologia e a medicina. Cada uma no seu campo de atuação com o seu conhecimento impregnando de outro sem, no entanto, invadir a outra, mas se complementar.
O Congresso Internacional de Educação Física e Qualidade de Vida veio nesse sentido: discutir saúde de modo multidisciplinar quando professores mestres, professores doutores de educação física, nutricão, saúde coletiva, políticas públicas, neurociências, psicólogia, médicina de vários rincões do Brasil e de Portugal, Dinamarca e Alemanha sentam-se a mesa para repartir o que tem estudado, alimentando os famintos pelo novo e por saber mais.
Esses catedráticos vem trazer alimento e alento para as ações dos interessados. O embasamento teórico é algo insubistituível para qualquer profissional de qualquer área.
No entanto, o conhecimento só se legitima se puder ser praticado. Dessa forma, nesse momento as diferenças se igualam. O pesquisador, no auditório, cara-a-cara com os participantes, vem legitimar seu conhecimento, pois é a partir de agora que pode-se repercutir os seus estudos. É lá, no chão das escolas, academias, hospitais, parques, praças que o conhecimento será efetivamente aplicado. O participante, ou cursista, que tem vivência e um repertório de dificuldades de dar inveja a qualquer um e que está ali para ouví-lo sabe muito bem o que é factível e o que é factício, que pode ou não dar certo para a sua população.
Dai a importância da realização desse tipo de evento que de maneira dialética, falam e escutam, avaliam, interpretam, refletem e partem para prática.
Com certeza nem tudo são flores, pois isso não acontece de maneira automática. A estrutura para a pesquisa é fora da realidade, talvez tenha pouco, mas na ponta sempre tem menos para a realização.
O MEU COMENTÁRIO: Consciência todo mundo já tem de que estudar é importante. Agora, é preciso mudar o comportamento e realmente estudar para a efetivação de uma práxis multidisciplinar que vislumbre o bem coletivo.
Obrigado pela atenção.
Seja Feliz! Até breve...

quinta-feira, 17 de abril de 2008

ENCONTROS E DESPEDIDAS: QUE HISTÓRIA É ESSA?

Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir.
Música: Encontros e Despedidas de Milton Nascimento.
É assim um circulo:
Morre um afecto e outro nasce
Vai-se um desejo e outro vem
E depois de um sonho outro sonho
E tantos que a vida tem
Poesia Morre um afecto e nasce outro de Francisco Ralete.
Machado de Assis e Oscar Niemeyer: o primeiro morreu faz 100 anos, o segundo completou 100 anos de vida recentemente. Encontrar e despedir, ter e perder, viver e morrer: uma linha tão tênue os separam.
Machado de Assis (21/06/1839 - 29/09/1908) e Oscar Niemeyer (15/12/1907) dois gênios de seus tempos. Machado de Assis é um marco na Literatura Brasileira. Foi fundador e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, foi, também jornalista, contista, romancista, poeta e teatrólogo. É, também, considerado um dos maiores escritores realistas do mundo
Oscar Niemeyer arquiteto brasileiro considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional, cuja originalidade e imaginação foram reveladas nos seus trabalhos. Embora altamente variado, o seu trabalho inclui sempre um enorme espaço vazio integrado em formas muito incomuns. Altos edifícios suportados por pilares de concreto ou aço caracterizam a obra do arquiteto. Nos edificios projetados para Brasília, o Modernismo Arquitetônico atinge seu ápice, ao se voltar para o passado e se basear nos estilos tão distintos do classicismo e do barroco. (folder). Às vezes o perguntam qual é a razão da predominância da curva em sua arquitetura. Segundo ele, essa inspiração lhe vem, cintando a frase de André Malraux: "Quardo dentro de mim um museu de tudo que vi e amei na vida."
Machado de Assis, teve seu ápice ao escrever Memórias Póstumas de Braz Cubas, esse romance representou um importante passo à frente no desenvolvimento literário do escritor e na própria história da Literatura Brasileira, segundo Douglas Tugano, tanto no que se refere em termos de recursos de linguagem quanto na análise do comportamento social.
Diz Niemeyer: "Desde rapaz até hoje, a luta política me ocupa, mais importante para mim do que esses sessenta anos que passei debruçado na prancheta"(Minha Arquitetura p.49)
Machado de Assis, criava personagens em suas crônicas, além de ironizar e satirizar os fotos políticos e sociais da época, explica Lúcia Granja.
O MEU COMENTÁRIO: A partir das minhas leituras e tentanto mostrar, no texto acima, que existe uma linha tênue entre Machado de Assis e Oscar Niemeyer. Cada um no seu tempo. Um arquiteto outro escritor e ambos com grandes feitos em favor do Brasil e da humanidade. Ainda bem que os dois não foram contemporâneos, pois assim, podemos desfrutar por muito mais tempo as duas personalidades que muito influenciam, positivamente, a mente de todas as pessoas, fazendo com que essa linha deixe de existir quando os encontramos juntos nas bibliotecas, praças, nos palácios, nas escolas ou em muitos outros lugares do mundo.
Obrigado pela atenção!
Seja feliz! Até breve.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

PARA REFLETIR

"Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal do caráter forte. Também uma ocasional vontade de se ser estúpido.
Friedrich Nietzsche
Filósofo Alemão
1844 - 1900

domingo, 13 de abril de 2008

ZONA DE CONFORTO, O QUE É ISSO?

Quanto estamos fazendo uma corrida, devemos submeter o organismo a um esforço maior do que está normalmente acostumado para que possamos atingir o objetivo desejado que pode ser: condicionamento físico, perda de peso entre outros não menos importantes.
- Isso quer dizer o que Roberto? Que o coração deve acelerar um pouco mais do que em repouso, quer dizer, pulsar mais vezes por minuto do que permance o dia todo sem atividade física, ok?
- Assim também é com a vida?
-Sim! Fica-se a vida toda fazendo a mesma coisa sem se submeter ao diferente, ao inusitado ou ao inesperado. Comida, água, teto, saúde, do que mais se precisa para viver?
.. Ufa!!! ... ou seja cumprir direitinho suas obrigações para com o social de sobrevivência.
Isso tudo na verdade, descobri que chamam de zona de conforto: emprego fixo, família, colegas de trabalho e, e, e, ..... ????
- Pois é!!! Outro dia aconteceu comigo o diferente, o inusitado, o inesperado.
- Sabe que resposta tinha pra dar?
- Nenhuma! Calado estava e calado fiquei!!! Me vi sozinho num mundo que tem mais de 6 bilhões de pessoas, é mole! Nesse dia tive vontade de fugir do mundo.
Então, me surgiu uma dúvida cruel: onde estive por toda minha vida?
Você pode não acreditar, mas essa tal de zona de conforto é o melhor lugar do mundo, pois o tempo é todo para você e ela ainda te aconchega e proporciona um calorzinho gostoso, ou seja tudo de bom.
Mas e ai seu Roberto, como saiu dessa? Não estou dizendo que sou infeliz, mas que bateu uma tristeza isso sim aconteceu.
Essa zona de conforto que me submeti, por vontade própria, mas de maneira inconciente ao longo da minha "tenra" vida foi acarretada, numa avaliação simplista, por uma vida calma e sem turbulências, pois sempre empregado, com saúde, despesas controladas, o que mais pode-se querer? Ai foi meu pecado! Amigos, amigos, amigos ... onde estão os meus amigos ou mesmo colegas, com quem contar nessa hora?
Bem!!! Ainda não sai dessa ... foi muito recente ... mas algumas medidas precisam ser tomadas para sair desse status quo, e esta é uma das minhas angústias , como?
Estou, ainda, sacudindo a poeira, mas tentando sair de uma vida previsível e segura para uma vida mais "arriscada" e procurando uma senda para trafegar, de preferência, com muitas curvas e com alguma intempérie para ficar mais emocionante, nada mal, não é mesmo? Você concorda com uma vida assim? Não mais tarde, restabelecer vínculos, fazer amigos e conversar, conversar e conversar...
Esse blog, na verdade, entre outras razões que foram colocadas ao ser iniciado, já é uma tentativa de enveredar para esse novo.
Por que devemos sair da zona de conforto?
"De vez em quando é preciso subir num galho perigoso, porque é lá que estão as frutas"
Will Rogers
Comediante americano
1879 - 1935
Obrigado pela atenção!
Seja feliz! Até breve.

sábado, 12 de abril de 2008

quinta-feira, 10 de abril de 2008

FONE DE OUVIDO E O RENDIMENTO

Que os fones de ouvido é uma febre cultural isso ninguém tem dúvida, não é mesmo? É muito comum nas escolas, ônibus, ruas, parques, em hospitais, em fim, em todos os lugares mesmo. É uma opção prática de estar ouvindo suas músicas gravadas ou sua rádio favorita.
Porém, para surpresa dos corredores americanos, a USA Track & Field, federação de atletismo dos EUA, proibiu a partir do ano de 2007 o uso de fones de ouvido ou tocadores de música portáteis como iPods em suas corridas oficiais.
Segundo, a federação, a regra foi criada com o objetivo de garantir a segurança do evento e evitar que os corredores ganhem vantagem competitiva.
Mas será que essa vantagem realmente existe? Sobre esse tema é que pretendo discorrer nesse post.
Na largada da primeira etapa do CODF (Circuito de Orientação do DF), ocorrida em 30/03/08, conversava com um colega sobre a proibição que ocorrera nos EUA, pois o mesmo fazia uso de um MP3 Player. Dizia, ele, que já fazia algum tempo que usava o acessório em todas ocasiões possíveis do seu cotidiano, inclusive, durante a realização de sua atividade física, pois se sentia estimulado pelas músicas que ouvia e que percebia que melhorava sua performance.
Outro dia assisti o documentário Encontro Fatal - September Tapes, que reúne o conteúdo das 8 fitas encontradas numa caverna no Afeganistão, resultado do registro da caçada ao maior terrorista de todos os tempos, Osama Bin Laden, feita por um jornalista e um cinegrafista americanos e um intérprete afegão. Um filme surpreendente que mistura cenas verídicas e fictícias, criando um forte impacto emocional em seus espectadores (sinopse).
- Gente! Essa sinopse é verdadeira. Fiquei vários dias chocado com a obcecado jornalista.
Veja bem! O cara sai dos EUA vai para o Afenganistão chegando a fronteira com o Paquistão atrás do terrorista mais procurado do mundo.
Pois bem! o jornalista do documentário ficava o tempo todo com fones de ouvido o que aguçou a curiosidade de outra pessoa que então indaga ou escuta o que tanto ele ouvia naquele aparelho. Assim, revelou que escutava palavras de amor de sua esposa que estava em um dos aviões do 11 de setembro. Ou seja, a voz no fone de ouvido o emulava a procurar o algoz do seu ente amado. Fica bem claro no documentário que o jornalista acreditava que alguém tinha que pagar pela morte de sua amada, que nesse caso, Bin Laden.
Meu filho comprou um desses tocadores portáteis bem moderno e cheio de funcionalidades. Com isso acabei herdando o que ele usava. Carreguei a bateria do "bicho" e então coloquei algumas músicas que gosto.
Não deu outra! Me equipei com mais esse acessório e sai pela rua a correr escutando minhas músicas favoritas.
- Gente! Ao final da corrida, nem percebi quanto corri.
A corrida por natureza que lhe é propria me traz satisfação e muita vontade de fazer de novo e de novo. Com a música aos meus ouvidos me senti diferente, mais solto e sem preocupações com o desgaste físico, ou seja, me promoveu um ganho psicológico.
O MEU COMENTÁRIO: Penso que é interessante essa discussão, pois para o atleta de elite ainda não é tão presente o MP3 player como acessório ao seu treinamento ou de competição.
É regra de qualquer competição a proibição de ajuda externa no decorrer da prova. Mas será que isso pode configurar uma ajuda externa? Nos poucos casos narrados, nota-se que de alguma forma contribuiu para com seu usuário.
É preciso lembrar, que para os corredores comuns, de onde vem a maior chiadeira pela proibição do uso de fones de ouvido, a corrida é algo do tipo promendade (passeio) que tem a finalidade precípua de promover satisfação, prazer e que a performance pode ficar como segundas intenções.
Mas, na verdade, deixo a vocês meus colegas leitores análises acerca desse novo fenômeno que invade nossas vidas que, nos EUA, já virou polêmica.
Seja feliz e até breve......

terça-feira, 8 de abril de 2008

O que é uma vida sem amigos?

"A amizade é semelhante a um bom café;
uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primeiro sabor."
(Immanuel Kant)

segunda-feira, 7 de abril de 2008

REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Está em curso a reforma ortográfica da língua portuguesa, que surgiu a partir de um acordo ortográfico firmado em 1991 entre os países que usam a língua portuguesa e aprovado pelo Congresso Nacional em 1995.
A idéia do acordo é unificar a ortografia desses países e aproximar a cultura. "Hoje, é preciso redigir dois documentos nas entidades internacionais: com a grafia de Portugal e do Brasil. Não faz sentido", afirma o ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça.
As alterações atinge uma população estimada hoje em 230 milhões de pessoas. Inicialmente o Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe já ratificaram o acordo. No futuro, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste poderão também fazer parte da unificação bastando ratificar do acordo.
O Brasil começa a se preparar para a mudança ortográfica que, além do trema, acaba com os acentos de vôo, lêem, heróico e muitos outros. A nova ortografia também altera as regras do hífen e incorpora ao alfabeto as letras k, w e y passando a ter 26 letras.
A proposta da COLIP (Comissão para Definição da Política de Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa) prevê um prazo de três anos para a transição entre a ortografia atual e a prevista pela reforma. Nesse intervalo, as duas normas vigorariam.
Em 2009 início da implantação; em 2010 as obras enviadas às escolas públicas estejam adequadas às mudanças; e em 2011 todos os livros didáticos, provas para concurso e vestibulares teriam que estar submetidos às novas regras.
Porém, essa proposta ainda tem que ser submetida ao ministro Fernando Haddad (Educação), aos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores e à Presidência.
Essas mudanças atingem cerca de 0,5% à 2% do vocabulário brasileiro. Porém, não se deve perder de vista, que isso em nada altera a pronúncia ou significado de palavras, mas sim a maneira como se escrevem.
O MEU COMENTÁRIO: Penso que essa mudança podería ter vindo antes, quando ainda frequentava a escola primária, e que com sua efetiva implementação irá incidir sobre aspectos importantes na sociedade dos países que usam a língua portuguesa como: sociológicos, políticos e até econômicos.
Deixo maiores comentários para os colegas das Letras.......

sábado, 5 de abril de 2008

A FOTO

É interessante pensar qual a história por trás de uma foto, não é mesmo?
Outro dia estive lendo na Internet sobre a foto mais famosa do mundo, não dúvido, pois eu mesmo estou passando minha vida vendo essa foto repetidamente e nos mais variados momentos e também em meios de comunicação.
Ela é utilizada como estandarte de uma legião de pessoas que procuram se expressar em busca de liberdade ou de um novo sentido ou modelo de sociedade. Sabe de que foto estou falando?
Não podería deixar de ser: a de Che Guevara, o considerado herói da revolução cubana.
Quem nunca viu uma camiseta, um panfleto, uma faixa com essa foto. O fotógrafo conseguiu capturar aquele olhar distante de Che durante um ato em comemoração à vitimas de uma explosão.
Pois bem! Essa minha foto, ai do lado, não tem uma conotação como a de Che.
Porém, ela foi tirada por mim mesmo na "sala de estudos" e de acesso a Internet no apartamento onde moro. No fundo pode ser visto alguns livros, umas coisinhas e medalhas que conquistei participando de Corrida de Orientação.
Tudo bem? No entanto, ai já são outras histórias que conto depois.
Até breve.
'

APENAS "PASSE A DIANTE"

Lá estava eu com minha família, em férias, num acampamento isolado e com carro enguiçado.
Isso aconteceu há 5 anos, mas lembro-me como se fosse ontem.
Tentei dar a partida no carro... Nada.
Caminhei para fora do acampamento e felizmente meus palavrões foram abafados pelo barulho do riacho.
Minha mulher e eu, concluímos que éramos vítimas de uma bateria arriada.
Sem alternativa, decidi voltar á pé até a vila mais próxima e procurar ajuda.
Depois de uma hora e um tornozelo torcido, cheguei finalmente a um posto de gasolina. Ao me aproximar do posto, lembrei que era domingo e é claro, o lugar estava fechado.
Por sorte havia um telefone público e uma lista telefônica já com as folhas em frangalhos. Consegui ligar para a única companhia de auto-socorro que encontrei na lista, localizada a cerca de 30km dali.
- Não tem problema, disse a pessoa do outro lado da linha, normalmente estou fechado aos domingos, mas posso chegar aí em mais ou menos meia hora.
Fiquei aliviado, mas ao mesmo tempo consciente das implicações financeiras que essa oferta de ajuda me causaria.
Logo seguíamos, eu e o Zé, no seu reluzente caminhão- guincho em direção ao acampamento.
Quando saí do caminhão, observei com espanto o Zé descer com aparelhos nas pernas e a ajuda de muletas para se locomover.
Santo Deus!
Ele era paraplégico!!!
Enquanto se movimentava, comecei novamente minha ginástica mental em calcular o preço da sua ajuda.
É só uma bateria descarregada, uma pequena carga elétrica e vocês poderão seguir viagem, disse-me ele.
O homem era impressionante, enquanto a bateria carregava, distraiu meu filho com truques de mágica, e chegou a tirar uma moeda da orelha, presenteando-a ao garoto.
Enquanto colocava os cabos de volta no caminhão, perguntei quanto lhe devia.
Oh! Nada - respondeu, para minha surpresa.
- Tenho que lhe pagar alguma coisa, insisti.
- Não, reiterou ele. Há muitos anos atrás, alguém me ajudou a sair de uma situação muito pior, quando perdi as minhas pernas, e o sujeito que me socorreu, simplesmente me disse:
- Quando tiver uma oportunidade, "Passe isso adiante".
Eis minha chance...
Você não me deve nada! Apenas lembre-se:
Quando tiver uma oportunidade semelhante, faça o mesmo...
"Somos todos anjos de uma asa só, precisamos nos abraçar para alçar vôo"
Gostou?
Não, por favor, não agradeça, apenas "passe adiante"...!!!

O MEU COMENTÁRIO: Recebi essa mensagem via e-mail, antes de tudo, de um grande amigo e, depois, um dos melhores professores de Educação Física que conheço e, assim, aproprio e compartilho com os leitores.

Penso que ela leva a uma reflexão interessante e que corroboro com as palavras do Prof. Leduc Fauth: "é uma das maneiras de melhorar o mundo .... e a nossa humanidade!