sexta-feira, 27 de março de 2009

QUANDO A CRIANÇA NÃO LÊ


O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, pretende unificar o registro nos oito países que tem esta língua viva, que são: Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste. Este Acordo, é bom lembrar, não afeta nenhum aspecto da fala.
Desta forma, deve-se estar atento a grafia das palavras, ou seja, ao modo de como escrevemos, pois a assentuação e o uso do hífen, sofreram modificações em algumas regras e o trema foi abolido das palavras da língua portuguesa.
Com esta vinda, um grande movimento tem ocorrido em torno da adequação das gramáticas, livros didáticos, apostilas e dicionários; a convocação de um contingente de eminentes gramáticos, escritores, jornalistas e professores, foi imediata; editoras, redações e gráficas buscando, nesse filão, atender sem demora a demanda proveniente de escolas, bibliotecas, bancas de jornais, estudantes, cursinhos, curiosos e afins, e como ainda não podería deixar de ser, abocanhar um bom dinheiro extra estão trabalhando a todo vapor.
Esse movimento, tem algo de bem interessante e de muito benéfico para a língua portuguesa e para nosso povo. Na Internet, rádio, televisão, revistas, jornais e escolas existe a disponibilização de textos, manuais, resumos, livros, conversas, tira dúvidas sobre esse Acordo, trazendo para a agenda o imprescindível para a cultura de um povo: A LEITURA.
Penso, que todos os segmentos da sociedade organizada devem aproveitar este movimentado momento como mais um motivo para deflagrar uma campanha de incentivo a leitura. Como ocorreu no Canadá no ano passado e que vaga até hoje, arrancando elogios e reflexões de muitas pessoas, por toda a Rede Mundial de Computadores, cujo tema era: "When a child doesn't read, imagination disappears", ou seja: "Quando a criança não lê, a imaginação desaparece".
Em razão de que ninguém quer passar para os seus descendentes uma Branca de Neve como aparece no cartaz, não é mesmo? Ou quer?




xImagem e a campanha canadense: http://www.fondationalphabetisation.org/en/foundation/

quarta-feira, 18 de março de 2009

CELULAR PODE DAR CERTO NAS ESCOLAS


O telefone celular chegou em nossas vidas e pronto, não é mesmo? Ele é muito útil e nos acompanha por todos os lugares. Participa de quase todos os momentos de nossas vidas, concorda?
A versatilidade dos celulares é quase indescritível, pois com ele podemos: comunicar com outras pessoas, enviar e receber fotos, mensagens e e-mails, acessar a Internet, assistir televisão, ouvir rádio e música, jogar, fazer cálculos, fotografar, arquivar e confeccionar documentos, e dentro de alguns desses serviços existem mais uma infinidade de coisas que podemos fazer com eles. No entanto, essas coisas ficam para outro post, pois neste quero falar do seu uso no ambiente escolar, ok?
Tem surgido leis em várias cidades brasileiras proibindo o uso desse maravilhoso aparelho nas escolas, inclusive aqui em Brasília. O que quero discordar em parte, em razão de que o celular é uma ferramenta, ainda, incipiente e "clandestina" no ambiente escolar e por isso causa alvoroço e confusão, por desconhecimento de uma forma e de tecnolgias que possam torna-lo um aliado no processo de aprendizagem e de comunicação entre a escola e as famílias dos estudantes.
Penso que o celular pode se tornar um equipamento de extrema utilidade para a escola e as famílias de seus alunos, então vejamos: a escola pode enviar comunidado aos pais ou responsáveis sobre a vida escolar do seu ente (tarefas, agendamento de convocação, incidentes, faltas, provas, notas, etc.) ou notícias do cotidiano escolar (reuniões, festejos, feiras, apresentações, ausências de professores, etc.) e os responsáveis poderíam fazer o mesmo, para entrar em contato com os professores ou direção da escola, ou seja confirmamos que ele sería muito útil e uma via de mão dupla e ainda ágil, de fácil utilização e muito fidedigna.
É bom dizer ainda, que com a tecnologia disponível nos celulares atuais, ele pode se tornar um instrumento de muita serventia para realização de pesquisas, participação de fóruns de discussão, conferência, assistir vídeos, ouvir música, realização de cálculos simples ou complexos, consultar mapas, armazenamento de notas de aula, etc. Por tudo isso, o celular, na verdade, podería se tornar tudo aquilo que qualquer educador gostaría de ter como meio de facilitação no desenvolvimento do seu conteúdo.
Assim, ao invés de sairem criando leis, sem qualquer discussão com os interessados, que restringem o uso do celular no ambiente escolar, deveríam investir em tecnologia que permite o seu uso como mais uma ferramenta moderna, atrativa e relativamente barata no processo de educativo.
Com certeza o alunado iría adorar e o diretor da escola também.




xImagem: Internet

sábado, 14 de março de 2009

ESPORTE DA NATUREZA


Neste domingo (15/03), terá início, aqui no DF, a temporada de Corrida de Orientação 2009.
Corrida de Orientação é um esporte altamente organizado em boa parte do mundo. Aqui no Brasil, não se tem por menos. A Confederação Brasileira de Orientação, é a entidade que é responsável por geri-la a nível nacional; nos estados as federações e na ponta os clubes com seus orientistas (atleta de orientação).
De modo peculiar, em Brasília teremos duas competições em paralelo, uma organizada pelo Clube de Orientação do Rocha (com quatro etapas) e outra sob o controle da FODF, também com quatro etapas organizadas cada uma por um clube a ela filiado.
Orientação é um esporte fantástico. Consiste, em fazendo uso de um mapa e uma bússola, procurar os pontos de controle marcados no terreno, no menor tempo possível.
A orientação pode ser pratica em qualquer lugar (parque, campo, nas matas, cidades, praias, etc.) e por pessoas de qualquer idade, pois sempre há um percurso adequado a ela.

Já parciticipei de provas em várias cidades brasileiras e locais. No entanto, gosto mais quando as provas são realizadas em fazendas. Principalmente naquelas em que possui o terreno movimentado, ou seja, com muitas ravinas, riachos, subidas, descidas e para completar, um cerrado com trilhas e cercas.
Além de estar fazendo o esporte que mais gosto, aprecio a natureza e a ela me integro. Lá posso senti-la e vive-la na minha plenitude de um ser humano incompleto e imperfeito. Passo por árvores, seus galhos e espinhos; vejo toda a exuberância das flores e frutos.
Nesse meio salto ou entro nos riachos, córregos ou igarapés; subo e desço morros; me abaixo, me arrasto, ando e corro, por trilhas, cercas e campos; sinto minha pulsação acelerada e o suor descendo por minha face e meu corpo.
Não sendo por menos, ainda preciso procurar, naquela imensidão, o melhor caminho para encontrar os pontos de controle, que estão marcados no meu mapa.
Isso não é realmente fantástico?




"Orientação: o esporte da natureza."




xImagem arquivo pessoal.

domingo, 8 de março de 2009

O CÉU NÃO É O LIMITE



"Não acredite no que os teus olhos te dizem, tudo o que eles mostram é limitação.
Olhe com o entendimento, descubra o que já sabes, e verás como voar!"



RICHARD BACH

Aviador da Reserva e Escritor Estadunidense
*1936



x
Imagem: Arquivo pessoal

quinta-feira, 5 de março de 2009

MEUS SINCEROS PARABÉNS

Como diz um trecho da música Guerreiro Menino (Gonzaga Jr), eternizada na voz de Fagner:


Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E a vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra

E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz


Desse modo quero dar os meus sinceros parabéns ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região, em Campinas, que decidiu (05/03) manter até o dia 13 a liminar que suspende as demissões de 4,2 mil trabalhadores da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).
O presidente do Tribunal, ressaltou a importância da decisão. "A liminar está mantida até o dia 13 março e seus efeitos devem ser respeitados".
E ainda, segundo o presidente, empresa e trabalhadores podem encontrar uma saída digna para os funcionários na próxima reunião. "Nessa eles já extraíram as diferenças".
Vejam no texto "uma saída digna para os funcionários", ou seja não se vai demitindo de qualquer jeito, sem justificativa ou respeito a honra e dignidade dos trabalhadores e seus familiares.
Nos momentos bons, lucro; nos difíceis abandono, é assim que pensam?
Pois digo o seguinte: Bem feito para a diretoria da Embraer, em razão de que uma empresa que tem um modelo de gestão, que concorre com as gigantes da indústria da aviação mundial, não devería ter como princípio a demissão em massa de modo açodado como condição precípua de manter a empresa funcionando.
Que sirva de lição.



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quarta-feira, 4 de março de 2009

INSPIRE-SE


Esta sendo veiculado (na tv) um comercial do tênis Olímpicos, que mostra anônimos aproveitando o tempo que tem disponível (de dia ou de noite), nas suas possibilidades de locais (ruas, praças, escadas de prédios, praias) para se exercitar, com chuva ou sol.
É um comercial bem inteligente e interessante, mas que provoca e instiga os questionamentos: os anônimos necessitam de inspiração? Quem precisa de inspiração? O anônimo faz atividade física em razão de gostar, não importando que modalidade, local, horário ou tempo. Acredite!
O anônimo que faz atividade física regularmente é um inveterado incorrigível. Ele não tem obrigação com nada a não ser consigo mesmo. Medalhas, louros e glórias não lhe enche os olhos. O seu prêmio é o prazer de suar "a camisa" e de terminar a sua seção de atividade física e já estar pensando na próxima.
No entanto, acredito no pontencial inspirador do comercial, que procura, nos amadores da atividade física, um modo de motivar os anônimos sedentários para esta prática, pois esta não se resume ou deve ser focada apenas no atleta dito profissional.

Boas vendas!


xImagem: Mapa de orientação. Arquivo pessoal.