quinta-feira, 30 de julho de 2009

FAÇA PARTE


Nos Alpes Italianos existia um pequeno vilarejo que se dedicava ao cultivo de uvas para produção de vinho. Uma vez por ano, lá ocorria uma festa para comemorar o sucesso da colheita.

A tradição exigia que nesta festa, cada morador do vilarejo trouxesse uma garrafa do seu melhor vinho, para colocar dentro de um grande barril que ficava na praça central.

Entretanto, um dos moradores pensou:
"Porque deverei levar uma garrafa do meu mais puro vinho? Levarei uma d'água, pois no meio de tanto vinho o meu não fará falta."

Assim pensou e assim fez.

No auge dos acontecimentos, como era de costume, todos se reuniram na praça, cada um com sua caneca, para pegar uma porção daquele vinho, cuja fama se estendia além das fronteiras do país.

Contudo, ao abrir a torneira do barril, um silêncio tomou conta da multidão. Daquele barril apenas saiu água. Como isto aconteceu? Foi que todos pensaram como aquele morador:

"A ausência da minha parte não fará falta."


MORAL DA HISTÓRIA

Nós somos muitas vezes conduzidos a pensar:
"Tantas pessoas existem neste mundo que se eu não fizer a minha parte isto não terá importância." O que aconteceria com o mundo se todos pensassem assim?

AUTORIA DESCONHECIDA



Fonte: Click aqui



quarta-feira, 29 de julho de 2009

UMA CORRIDA PARA NÃO ESQUECER



Cidades maravilhosas cheias de história e muito acolhedoras incrustadas em serras, muito verde e pessoas solícitas, são os mineiros.
Viajar para um local assim todo mundo merece. Principalmente para praticar esporte. O que é melhor ainda. Em se tratando de Corrida de Orientação, é melhor e melhor ainda.
O esporte é uma das melhores coisas para se fazer e é sempre muito bom. Traz benefícios de toda ordem: para saúde, para economia, para sociedade, até para política e outros.
A Corrida de Orientação é um desses esportes, que faz tudo isso. Nos poucos dias em que ocorre o seu Campeonato Brasileiro, gente de todo o Brasil se reune entorno dela. Bússolas, mapas, premiação, alimentação, transporte, alojamento, materiais esportivos, e outras coisas mais são diretamente imprescindíveis. Indiretamente, dezenas de outras pessoas trabalham para que o campeonato aconteça. Na cidade onde ocorre, movimenta o turismo, restaurantes, transporte e outros trabalhadores que apoiam o evento.
Em São João Del Rei, Tiradentes, Barroso e até Barbacena, cidades históricas do sul de minas, tiveram mais de 700 corredores, de crianças a idosos, de iniciantes aos de alta performance, todos inveterados incorrigíveis pela orientação, se acomodando como puderam em barracas, casa de amigos e parentes; alojamentos e hotéis com o intuíto de atingir o objetivo de participar da II Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação (CamBOr).
O CamBOr é um grande momento da Orientação, pois proporciona a interação e a integração entre as pessoas. É comum a circulação de convites para participação de campeonatos regionais e estaduais de muitos recantos do Brasil. É um bom momento de rever e fazer novos amigos, pois sempre tem gente nova nesse meio.
Porém, não pense que tudo são flores. Nem tudo é badalação. Participar de uma dessas etapas não é coisa fácil assim. Cada etapa do brasileiro tem sido mais bem organizada: boa equipe de arbitragem; bons mapas; boas áreas de competição e estrutura para os atletas. O uso de chips para marcação da passagem por pontos de controle e controle do tempo tem facilitado sobremaneira a apuração dos resultados. É bom dizer ainda, que cada uma delas tem sido bem exigente nos quesitos de condicionamento físico, capacidade técnica e psicológica dos atletas.
Desta forma, ninguém deve pensar que vai encontrar num brasileiro o caminho de chapeuzinho vermelho, que foi visitar a vovozinha. Nesta etapa, principamente, vivemos uma sensacional e intensa interação com a natureza. Cipó, espinho, cercas de arame, buracos pequenos e grandes, riachos e charcos, morros com subidas bem ingremes e decidas também, árvores, trilhas, são alguns dos elementos que os Orientistas encontraram nos seus percursos. Esta foi uma corrida para não esquecer.
Com certeza nenhum atleta de orientação sairía do conforto de suas casas enfrentando, no caso de Brasília, 28 horas de ônibus (ida e volta) e com as despesas de sua viagem só para fazer uma corrida ou passeio através campo. O praticante da orientação é, na verdade, é um amante incondicional do esporte. O Orientista é muito exigente. Ele quer e gosta de encontrar o desafio, o novo, o inusitado, o diferente. O que foi bem marcante nos percursos traçados nos morros de Barroso. O que atendeu bem a esse esportista.
Contudo, não se pode deixar de dizer o que chama bastante a atenção de um atleta da orientação é tudo isso e mais as perdidas. É sempre muito comum o comentário e a discussão, após a realização de sua prova, dos desacertos cometidos no seu percurso. Não tem chororô; o que foi feito foi feito. O cronômetro é cruel. Não tem mais nem menos. Ganha na orientação o atleta que combina um bom condicionamento físico, excelente capacidade técnica (aquele que se orienta muito bem) e que se mantém bem concentrado durante todo o percurso.
Ah! Domingo (02/09) tem etapa do Circuíto de Parques e estaremos lá!


"ORIENTAÇÃO: O ESPORTE DA NATUREZA"



Mosaico com imagens de arquivo pessoal.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

É ESSE O ESPORTE


Corrida de Orientação é um esporte altamente organizado em boa parte do mundo. Aqui no Brasil, não se tem por menos. A Confederação Brasileira de Orientação, é a entidade que é responsável por geri-la a nível nacional; nos estados as federações e na ponta os clubes com seus orientistas (atleta de orientação).
Orientação é um esporte fantástico. Requer dos seu praticantes competência técnica, tática, condicionamento físico e controle psicológico, para que possa tirar melhor proveito dessas competências. Consiste, em fazendo uso de um mapa e uma bússola, procurar os pontos de controle marcados no terreno, no menor tempo possível.
A orientação pode ser pratica em qualquer lugar (parque, campo, nas matas, cidades, praias, etc.) e por pessoas de qualquer idade, pois sempre há um percurso adequado a ela.

Neste ano, já tivemos a I Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação, (CamBOr) que ocorreu em Guarapuva (PR).
Neste vídeo, você pode conferir como foi em Guarapuava.









Agora nos dias 24, 25 e 26 de julho, Barroso, São João Del Rei e Tiradentes (MG) serão o cenário da II Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação.
Neste vídeo, você pode ver o que nos espera na II Etapa do CamBor.





Já estou com todo meu material prontinho para participar dessa fabulosa etapa e aproveitar o máximo que essas cidades históricas tem de melhor.

"ORIENTAÇÃO: O esporte da natureza"


Imagem: Arquivo pessoal

terça-feira, 21 de julho de 2009

DE VOLTA À ESTRADA


De volta à estrada de Minas, não é de se admirar.
Minas Gerais terra de gente boa, vou confessar.
Triângulo Mineiro, eita lugar bom de passear.

A Ituiutaba, minha terra natal, gosto de voltar.
Que cidade limpinha, povo que sabe educar.
Arroz, feijão, canavial e mandioca, na roça, tudo pode plantar.

Leitinho tirado na hora, é bom demais tomar.
O cafézinho passado no bule, não deixo de saborear.
Pão de queijo pra acompanhar, é o que não pode faltar.

Minha vovozinha, minhas tias, meus primos e amigos é bom demais abraçar.
Na sombra, quebrar coquinho e até cana descascar.
De tardinha, a maravilha do pôr-do-sol contemplar.

ROBERTO ALVES



Imagem - mosaico: Fotos de arquivo pessoal

segunda-feira, 20 de julho de 2009

TODOS SÃO AMIGOS



"Não te esqueça que os estranhos são amigos que ainda não conheces".

ABRANHAM LINCOLN
Advogado, Político e 6º Presidente dos EUA
*1809 +1865






domingo, 12 de julho de 2009

DIA MUNDIAL DO ROCK N' ROLL

13 de julho é dedicado a comemoração do Dia Mundial do Rock. Esse dia foi instituido em 1985, quando foi realizado o concerto Live Aid em benefício das vítimas da fome na Etiópia. Esse evento aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra), reunindo nomes como Black Sabbath, Mick Jagger, David Bowie, Queen, Bob Dylan, The Who e Phil Collins, entre outros. O festival de rock teve como protagonista na organização o não menos admirado no mundo da música o Bob Geldof que contou com a colaboração do guitarrista Midge Ure.
Roqueiros de todo o mundo vão tocar as músicas de suas bandas favoritas no último volume para festejar a data. Considera-se os anos 50 como marco inicial do rock. Bill Halley, Chuck Berry e Little Richard, são considerados os precursores do ritmo. Mas Elvis Presley foi quem massificou o estilo comercialmente agradando os jovens com suas baladas frenéticas cheia de trejeitos e balançados. Assim, foi idolatrado e chamado de o "Rei do Rock".
The Beatles, The Rolling Stone, Led Zeppelin, David Bowie, Queen, Iron Maiden, Metallica, e muitos outros fizeram a lista crescer de bandas e de fãs por todo o mundo.
Abaixo, assista a um vídeo que conta, por meio de fotos e música, um pouquinho dessa bela história.







Imagem: Internet

quinta-feira, 9 de julho de 2009

AMIGOS

A mensagem que reproduzo abaixo me fez refletir e querer, neste único e exclusivo momento, dedicar este post a todos os meus amigos.
Dedicar aos meus amigos de criança, escola, faculdade, de trabalho e de festas. Que por circunstâncias da vida jamai
s saberei onde estão; por onde andam ou o que fazem.
Quero dedicar, muito especialmente aos amigos atuais que repartem comigo as minhas e as suas alegrias e tristezas; os sorrisos e as lágrimas; a bonança e a fartura.
Quero dedicar, ainda, aos meus amigos virtuais que, comigo, compartilham a fantástica Internet, o blog, o e-mail, o Orkut, o Facebook, o Flickr, o Twitter e outros.
Enfim, a todos que ocupam um lugar especial no meu coração e que eu gostaria muito de conhecer, rever, interagir com um forte e carinhoso abraço e dizer que você é muito importante para mim e que você esta na minha árvore dos amigos inesquecíveis.

ÁRVORE DE AMIGOS

Existem pessoas em nossas vidas que nos
deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem. Mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo.

Existem muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai, o amigo mãe e mostram o que é ter vida. Depois, vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.

Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses, são denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, verdadeiros, sabem quando não estamos bem e sabem o que nos faz feliz. Às vezes, um desses amigos do peito está no nosso coração. E então é chamado de amigo namorado, namorada. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.

Mas também há aqueles amigos por um tempo. Talvez, umas férias, ou mesmo um dia, ou uma hora, quem sabe. Esses costumam colocar muitos sorrisos em nossa face durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes, aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra aparecem novamente entre uma folha e outra.

O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem no outro verão e outras permanecem por estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho.

Eu desejo a você, folha da minha árvore, paz, amor, saúde, sucesso, prosperidade, hoje e sempre, simplesmente por que cada pessoa é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. E essa é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente que duas almas não se encontram por acaso.

AUTORIA DESCONHECIDA


Imagem arquivo pessoal.

sábado, 4 de julho de 2009

SERÁ?



"Tudo que é bom dura o tempo suficiente para ser inesquecível."

Autoria Desconhecida



Ganhei esta frase estampada em uma camiseta e já de momento minha cabeça ficou fervilhando, pois esta frase me remeteu a uma série de reflexões, que podem ser facilmente compreendidas. Não quero e não pretendo esgotá-las. Até mesmo porque não tería a menor condição de fazê-lo. Mas vou discutindo; colocando meu ponto de vista.
Tudo (ou quase tudo) que ocorre nas nossas vidas é delimitado num determinado espaço de tempo. E nela, temos o livre arbitrio de fazer coisas boas ou ruins; viver grandes amores ou o ódio; amizades ou inimizades; fazer a paz ou a guerra. E isso deve ser o que se leva para todo o sempre. Para além da vida até, imagino.
Assim, tudo na vida pode ser bom e durar para sempre, por mais furtivo ou fugaz que tenha sido. Pode ir ressurgindo; ser renovado todos os dias. Basta apenas não deixar que os bons momentos e sentimentos morram de verdade. Mas ai surge um problema: como esquecer o que foi ruim; perdoar a si próprio e, francamente, perdoar alguém, o outro. E a vida é assim. Chega a ser bom demais ou muito cruel, não é verdade?
Agora, vamos dicutir a frase: quem escreveria uma frase assim? Sinto que esta frase foi escrita num momento de uma forte perda. Alguém que ficou engasgado com alguma coisa e que foi obrigado a se conformar com a situação que lhe adveio. No entanto, esta frase ao mesmo tempo em que se apresenta robusta se torna frágil diante do abandono que lhe foi imposto, tipo "foi bom enquanto durou", não é mesmo? E ele (a), o (a) autor (a), prega, ainda, com esta frase, "sorria por ter acontecido e não chore em razão de ter acabado". Desta forma, a frase acaba por ter duplo sentido, pois depende do ângulo ou de quem a esta lendo.
O evento foi ótimo. Adorável. Muitos amigos e colegas. Boas conversas e um chopp super gelado. Acampanhado de boa comida e num lugar super bacana. Porém, imagino que quem escolheu esta frase pode ter dito: "- Que bom que você veio!" e pode ter almejado o seguinte: tudo que você ouvir, ver, falar, ou seja, viver nesse momento, faça-o intensamente e deixe que fique aqui, ou quem sabe nada disso; apenas escolheu uma frase e pronto. Será?


Imagem: Internet

quinta-feira, 2 de julho de 2009

DEU CORINTHIANS

VÍDEO MOTIVACIONAL







PRELEÇÃO ANTES DA FINAL


Foram 900 minutos dentro de campo e muitos meses de trabalho duro fora dele, para chegar ao título da Copa do Brasil. Veja o vídeo sobre essa jornada que foi mostrado aos atletas na preleção antes da grande final.







TIMÃO: TRICAMPEÃO DA COPA DO BRASIL



x

UM TIMÃO FENOMENAL

TIMÃO

CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL




Imagem: Globoesporte