segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A VIDA É FEITA DE CONVERSAS


É velho o ditado que daqui nada se leva além da vida que levou. O corpo é matéria orgânica, após a morte é enterrado e se decompõe por completo. Mas se não se leva nada então é bom deixar boas lembranças e recordações, como: o que foi escrito num papel; as fotografias; os bons momentos; os parentes e amigos; o amor e carinho; a árvore que plantou; o desejo de uma vida melhor para seu semelhante e para aquele necessitado de um órgão, não é mesmo?
Esta de volta à agenda nacional a doação de órgãos. Alguns acham polêmico o assunto. Convicções religiosas, medo e falta de esclarecimento são só algumas das razões para que o sucesso na captação de órgãos seja pequena.
Eu penso diferente. Penso que é uma questão humanitária. Doar órgãos devería ser algo natural, nas situações clínicas em que é possível fazê-lo. E que o Estado devería ter campanhas permanentes e hospitais capazes de atender a demanda dos que querem doar órgãos, pois é sua a responsabidade por milhares de vidas que estão na fila dos que necessitam de um órgão para transplante.
Quando se chega a necessitar de um transplante, não tem mais remédio. Somente outro órgão no lugar será possível a retomada das funções "normais", as custas de medicamentos contra a rejeição pelo resto de sua vida.
No entanto, é imensurável a felicidade de uma pessoa que está no "corredor da morte", pela necessidade de um órgão vivendo ou vegetando a sorte de máquinas, transfusões, medicamentos e etc., então, aparece uma família de bom coração e anuncia o desejo de dar sobrevida aquele seu semelhante.
"A vida é feita de conversas. Basta uma para salvar vidas". Assim, é preciso que se fale com os familiares. Se anuncie o desejo de ser um doador de órgãos e que essa vontade seja respeitada, quando da constatação da morte.


Mais sobre a campanha de doação de órgãos, acesse: Ministério da Saúde


Imagem da campanha de doação de órgãos do MS.


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

AGORA NÃO

A TRISTE REALIDADE DO ENGAJAMENTO DA SOCIEDADE NOS MOVIMENTOS SOCIAIS



MOVIMENTO PERPÉTUO ASSOCIATIVO

Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o optimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vai parar!

-Agora não, que é hora do almoço...
-Agora não, que é hora do jantar...
-Agora não, que eu acho que não posso...
-Amanhã vou trabalhar...

Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, há fé neste querer!
Agora sim, só vejo gente boa!
Vamos em frente e havemos de vencer!

-Agora não, que me dói a barriga...
-Agora não, dizem que vai chover...
-Agora não, que joga o Benfica...
e eu tenho mais que fazer...

Agora sim, cantamos com vontade!
Agora sim, eu sinto a união!
Agora sim, já ouço a liberdade!
Vamos em frente, e é esta a direcção!

-Agora não, que falta um impresso...
-Agora não, que o meu pai não quer...
-Agora não, que há engarrafamentos...
-Vão sem mim, que eu vou lá ter...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CADA QUAL VÊ O QUE QUER

Onde você vê um obstáculo,
alguém vê o término da viagem

e o outro vê uma chance de crescer.

Onde você vê um motivo pra se irritar,

Alguém vê a tragédia total

E o outro vê uma prova para sua paciência.

Onde você vê a morte,

Alguém vê o fim

E o outro vê o começo de uma nova etapa...

Onde você vê a fortuna,

Alguém vê a riqueza material

E o outro pode encontrar por trás de tudo, a dor e a miséria total.

Onde você vê a teimosia,

Alguém vê a ignorância,

Um outro compreende as limitações do companheiro,

percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo.

E que é inútil querer apressar o passo do outro,

a não ser que ele deseje isso.

Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.

"Porque eu sou do tamanho do que vejo.

E não do tamanho da minha altura."


FERNANDO PESSOA
Poesta e escritor Português
*1888 +1935

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O HINO NACIONAL E UMA HISTÓRIA QUE NÃO SE CONTA


Ecoou (22/09/09) em toda a mídia a notícia de que a partir de agora, em todas as escolas brasileiras de ensino de primeiro e segundo segmento do ensino fudamental, deverão dedicar um tempinho de sua pesada carga horária diária ao toque do Hino Nacional Brasileiro. É uma boa medida.
No entanto, precisamos ir além da notícia; em razão de que isso vem? Eu respondo: isso vem em decorrência de que a escola esta tão envolvida em tantos outros projetos e de causas mil (e sempre urgente) que às vezes acaba deixando de fazer uma parte do que sería o óbvio, ou seja cantar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana, não é mesmo?
A escola vem sendo confundida como a que deve ser a salvação de todos os males que afligem a sociedade. Assim, ela deixa o foco que é o desenvolvimento da aprendizagem (incluindo ai o civismo) para fazer tudo aquilo que o governo, a família, a igreja, as associações, a justiça, as empresas, os partidos políticos, a polícia, a psicologia, os ambientalistas, enfim o que não dão conta de fazer passam pra escola.
Mas isso tem uma razão de ser. Eles acreditam que é a partir da infância que os bons habitos e costumes são internalizados. De modo bem feito, bons adultos teremos. O que acredito também. Mas o que acontece é que ninguém quer fazer a sua parte e empurram para as escolas o quinhão de sua responsabilidade de também intervir no processo de formação dos individuos, no seu meio e não na escola, como vem ocorrendo.
O que todos querem é receber as pessoas bem educadas e com seus traumas familiares totalmente resolvidos; politicamente corretos; ambientalmente educados e por ai vai e sem, no entanto, dar condições ou automia para a escola fazê-lo.
Na verdade, se deixassem que as escolas desenvolvessem a sua rica e volumosa atribuição toda a sociedade já colheria bons frutos, pois a educação por si só permeia, se não todos os interesses e interessados, atende a grande maioria.
A educação possui, por característica que lhe é própria, uma diversidade de componentes curriculares (previstos em lei) e conteúdos que a torna abrangente o sufiente para isso.
Portanto, à escola é parceira e não lhe é preciso designar missões que muita das vez se sobrepõem ao que é realmente para fazer: educação escolar para o desenvolvimento de competências e habilidades para individuos autônomos, cidadãos livres, solidários, fraternos e críticos.
Que todos cantem o Hino Nacional, pelo menos uma vez por semana, nas empresas, nos governos, nos departamentos, nas sessões, nas polícias, nas prisões, nas igrejas, nas associações, pois nos Centro de Ensino Fundamental Santos Dumont já fazemos isso faz algum tempo, apesar dos pesares.
Todavia, aqueles que não souberem cantar o Hino Nacional, por favor, é pedido que pelo menos fiquem de pé.

Mosaico com imagens de arquivo pessoal.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

É TÃO BOM ESTAR


A Terra gira, gira e gira sem parar
Ela gira para as estações do ano mudar

Sereno, orvalho e chuva é para regar
Folhas, flores e rosas é tão bom de olhar

Gabiroba, murici e cajuzinho, frutinhas boas demais de saborear
Coquinho, castanha e jatobá gostoso mesmo é de quebrar

Morro, serra e espigão não pode deixar de visitar
Riacho, rio e lagoa é tão bom de ir pescar

Estrada e trilha é por onde é melhor de passar
Cerca, porteira e mata-burro não pode deixar de cuidar

Quati, tamanduá e a coruja é tempo de espiar
Girasol, margarida e orquídeas vem para embelezar

Hoje começa a primavera para novo ciclo começar
Na primavera é tão bom estar

ROBERTO ALVES


Mosaico com fotos de arquivo pessoal.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

DECÁLOGO DO OTIMISMO


  1. Hoje é o dia mais importante da sua vida. Não o sobrecarregue com lembranças dolorosas do ontem, nem com temores covardes do amanhã. Viva o dia de hoje com entusiasmo e harmonia.
  2. Construa você mesmo sua Vida. Não permita que opiniões e erros alheios o conduzam ao fracasso.
  3. Irradie amor, carinho e simpatia. Não guarde seu tesouros espirituais, pois, quando mais alegria e amor espalhares, mais feliz será.
  4. Não espere pelos outros. Tua grande fonte de energia está em ti mesmo; se souberes utilizá-la verás quanto já és próspero e forte.
  5. Seja pontual, sincero e exigente consigo mesmo. Quem não se disciplina desperdiça tesouros de energia física e mental, acabando por destruir-se, lembre-se que o tempo deve ser usado com sabedoria.
  6. Cuide de teu corpo e tua mente, conservando ambos sadios. Como os males de um se refletirão no outro os dois merecem, por igual, ter cuidado. Alimente sua mente com pensamentos positivos e saudáveis para que seja refletido em seu corpo.
  7. Tenha paciência. Jamais duvide da vida e de que a vitória pertence aos que sabem esperar o momento certo de agir. Não tenha pressa, tudo tem seu tempo.
  8. Fuja da extravagância e do desperdício. Os dois são próprios do desequilíbrio na vida é um bem inestimável.
  9. Faça diariamente uma avaliação de tua vida. Veja o que realmente deve dar importância, se não estás desperdiçando seu tempo com coisas inúteis como preconceitos e ressentimentos, pois tudo gira em torno da paz e harmonia.
  10. Ao tomar uma decisão consciente e livre, jamais te afaste dela. Seja seguro em suas decisões. Saber querer é a base para vencer. Com otimismo tudo se resolve.
AUTORIA DESCONHECIDA

Imagem: Internet

terça-feira, 15 de setembro de 2009

ERA SÓ O QUE FALTAVA


Oi Gente!
O que os homens "temiam", aconteceu. Já era a hora! Não adiantou se esconder, esperniar, esbravejar, torcer contra. Com lançamento da Política Nacional de Saúde do Homem, pelo Ministério da Saúde, cujo lema é
"Homem que se cuida não perde o melhor da vida", os homens foram lembrados., viu? A saúde do homem é a bola da vez. Bacana, não é mesmo?
Habituados, heriditariamente, a uma vida desregrada e sem limites, boa parte dos homens não cuida de sua saúde e tem muito medo de ir a um médico. Doenças, como as das mulheres, que podem ser evitadas ou ter seus efeitos minimizados com um simples exame de rotina, acabam por acometê-los por sua virilidade e falta de melhores hábitos, à cultura do cuidado e a prevenção.
Beber em demasia e de modo continuado; se alimentar de modo inadequado; estar envolvido na maioria dos casos de violência, drogas e acidentes de trânsito acabam por torná-los vítimas de seu próprio veneno, ou seja, do seu próprio estilo de vida. Não praticar atividade física regularmente é uma agravante a esse cenário impiedoso que leva os homens, segundo o Ministério da Saúde (MS), a viver sete anos menos que as mulheres.
Para crianças, mulheres e idosos existe, em todas as esferas governamentais (federal, estadual, municipal) e dezenas de entidades (ONG's, Rotarys, Lions, Igrejas, Associações, etc.), políticas ou ações focadas permanentemente a atenção à saúde dessa população.
Acabou a desculpa de coitadinho ou de desamparado. Agora o homem foi incerido numa ação governamental de grande importância. Por "reconhecer que os agravos do sexo masculino constituem verdadeiros problemas de saúde pública" (MS).
Assim, esta na hora moçada de abraçar essa causa; abandonar os tabus e preconceitos i é demais desejável adotar um estilo de vida menos agressivo a si próprio.
Portanto, é condição para mudar o quadro perverso para o sexo masculino, com o apoio dos órgãos de saúde pública, é dar uma guinada nessa vida que mata dois homens de três adultos (MS), ou seja, mais de 60% dos óbitos adultos são de machos, é mole?


Para saber mais sobre o "Homem que se cuida não perde o melhor da vida, acesse: Ministério da Saúde

Imagem: Cartaz da campanha do MS.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PANDORE

Toda criança gosta de brincar e são também muito curiosas. Pandore não era diferente. Sobre as nuvens do mítico Monte Olimpo, Pandore era uma meninha que vivia sozinha e gostava muito de brincar. Certo dia já se sentindo entediada e sozinha com os seus brinquedinhos, surge do nada uma caixa.
- O que será que é essa caixa? O que tem dentro? Imaginava Pandore.
Só não sabia que dentro da misteriosa caixa, existia um um grande e feio monstro.
A curiosa menininha acabou mexendo na caixa e libertando-o. Num salto o monstro se pôs para fora da caixa. Caras feias, urros, grunhidos e serpentes não a intimidaram. Pra ela, não era um monstro. Era sua chance de ter um coleguinha; um amigo para brincar. Tudo que o monstro fazia, Pandore imitava sorrindo. Brincando.
O monstro até que se esforçou e deu seu máximo tentando mostrar que ele era feio, tinha cara de malvado e que era para ser temido. Que nada. Pandore nem lhe deu tanta atenção.
- Que coisa mais chata. Não quero saber dessas explicações, pensou ela.
Então, despertou para voltar até a caixa. Logo, com um descuido do monstro, a menininha começou a bisbilhotar o que mais além do monstro havia na caixa. Mexendo a caixa, começou a arrancar coisas de dentro dela. Atirou para cima uma enorme bola de ferro, cheia de pontas, que atingiu em cheio as serpentes, que faziam o rabo do descuidado monstro, matando-as imediatamente.
Não se contentando em arrancar coisas de dentro da caixa se apressou em se jogar dentro dela. Em seguida, para surpresa do monstro, saiu de dentro da caixa não uma menininha. Mas uma gigante.
Sorridente, Pandore sai da caixa e parte atraz do monstro que saiu em disparada com medo dela. Sem hesitar, o monstro se lança no abismo do céu. A menininha mergulha em seguida e o segura no ar; caindo na terra e cavando um enorme buraco, que fica com a forma da sua silhueta da agora gigante Pandore.
O monstro desesperado em fugir, sobe o barranco em frangalhos e pensando ter se livrado dela derrepente escuta o meigo e doce sorriso da gigante e brincalhona menininha causando, no monstro, o desespero de que as brincadeiras ainda não acabaram.
FIM




Fonte: Pandore


terça-feira, 8 de setembro de 2009

IMPERPEITOS E INCOMPLETOS

Envelhecer faz parte da herança que a natureza nos cobra como seres imperfeitos e incompletos que somos. Neuroses que existem a parte, movidos pela cultura de culto ao corpo, milhares de artimanhas são disponibilizadas aos aficcionados da beleza eterna. Cabelos brancos e rugas são sinais que incomodam muita gente. A indústria da "fonte da juventude" agradece.
Exacerbações de lado, não vejo nenhuma maldade ou falta de senso as pessoas que testatam as fórmulas miraculosas e apelos do marketing da indústria dos cosméticos. O que vale é a pessoa se sentir bem. Quem tem boa auto-estima tem tudo.
No mercado, é sem número a quantidade de, principalmente, revistas especializadas no assunto, pois gasta-se milhares de horas e verdadeiras fortunas em pesquisas a procura do produto ideal (que não me interessa precisar. A razão deste post é outra) para atenuar as marcas do tempo no rosto, nas mãos, braços, pernas, cabelos e até sexual.
Hoje (08/09), lendo o jornal Correio Braziliense (é com Z mesmo que se escreve), me detive a ler uma frase atribuida a Miguel Falabella (1956), dita à Marília Gabriela, numa entrevista que vai ao ar dia 13/09 às 22h, no canal GNT (Sky e Net).
A frase tería, talvez, passado desapercebida se não tivesse sido dita por um ator, dramaturgo, cineasta, apresentador, autor e diretor de vários programas de tv, cinema e de teatro, não é mesmo? Afinal Falabela é uma celebridade e o que falam pode gerar alguma comoção, polêmica, formar opinião ou seja lá o que for. O que já tinha percebido o atendo editor do CB ao publicar a frase solta na coluna Fama, do caderno Diversão e Arte.
Falabella disse, segundo o citado jornal:
"- Não gosto mais de me ver, me incomoda profundamente. Não sei se quero envelhecer na frente de todo mundo". Gente, esta frase é contundente. As suas entrelinhas traz um discurso que incomoda, não acha?
Pare para pensar: todos sabemos as consequências do envelhimento no organismo humano. Não preciso nem citá-las aqui. Tudo isso é natural i é para todos os humanos dessa vida terrenha. O que muda é o como estamos nos preparando além do que o cotidiano nos oferece para a mais idade, ou seja vai depender de nossos hábitos de vida durante nosso curto período de vida.
Todavia, deve ter muita gente que gostaria de ter dito esta frase. O que é uma pena. Lutar contra a velhice ou se isolar não é o melhor a fazer na vida. Melhor é viver um dia após o outro aproveintado-a ao máximo. Procurando sempre atingir o limiar do seu limite máximo, pois assim reservas orgânicas e psicológicas estarão motivando para se ter uma auto-estima que não será facilmente abalada por crenças e desejos que podem causar dor e sofrimento antecipamente.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

DICOTOMIAS

As contradições fazem parte da convivência humana. Elas existem e tendem ao enfrentamento, que pode ser em pé de igualdade ou não. Principalmente no que tange o bem contra o mau.
Quando escrevia a postagem anterior (Atento Leitor) pude perceber isso. Mas que, na verdade, estava latente. Muita gente procura disseminar a esperança, a paz, o amor, a alegria, dar ânimo e tantas outras coisas boas por meio de vídeos, músicas, poemas, discursos, e etc. para as pessoas que às vezes nem se quer conhece, não importando quem seja.
É comum a gente ver pessoas lutarem com o sacrifício de seu bem estar, de sua família, de seu precioso tempo, para que outras pessoas possam ter sua dignidade e sua integridade preservada.
No entanto, tem sido também comum e a cada dia esta mais perto de nós, outras se aproveitando ou tirando vantagem da bondade, da humildade ou da ingenuidade das boas pessoas fazendo tramóias para "se dar bem" em algum negócio, emprego, ou seja lá o que for, às custas da saúde, do dinheiro alheio. Que mundo é esse, não é mesmo?
Desta forma pensando, acabei por traçar estas linhas com algumas dicotomias que são muito claras e estão muito presentes na sociedade em que vivemos., que são: Enquanto muitos querem paz, alguns guerra; ennquanto muitos querem amizade, alguns rivalidade; enquanto muitos querem alegria, alguns tristeza; enquanto muitos querem trabalho, alguns estelionato; enquanto muitos querem escola, alguns prisão; enquanto muitos querem diálogo, alguns calar; enquanto muitos querem amor, alguns ódio; enquanto muitos querem acolher, alguns rejeitar;
Esta ai!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

ATENTO LEITOR

Existem um incontável número de vídeos ditos de aprimoramento pessoal na Internet. São vídeos que buscam dar aquela motivada e para acender ideias.
Podem, ainda, estimular o indivíduo a sacudir a poeira e dar a volta por cima ou trilhar na busca da auto valorização e de um posicionamento seguro perante a vida, a sociedade, o emprego, o amor, aos amigos, a religião e tantas outras coisas, que deixo pra vocês dizerem.

Seus criativos autores não deixam por menos. Buscam emprestado nos mais renomados escritores, cantores, compositores, cientistas, fotógrafos, artistas, políticos e autores desconhecidos a inspiração para criação dos seus primorosos vídeos.
Fazem uso de frases, textos, imagens, músicas, partes da bíblia, discursos, estórias e histórias de vida, poesias, crônicas e muitos outros recursos, para dar o seu recado.

No vídeo que compartilho, abaixo, é um desses. O texto utilizado, que caso não resolva algum problema, que por ventura exista, estimula, o atento leitor a refletir sobre seu status perante os seus objetivos.
Vale a pena ver!