quarta-feira, 26 de maio de 2010

MULHER PERDIGUEIRA


Da Livraria da Folha

Como registrar em páginas a dor, o amor, o silêncio e o prazer de forma delicada? Fabrício Carpinejar consegue imprimir nas crônicas de seu recente "Mulher Perdigueira" esses temas e cativar a leitura do público.
No livro, o escritor cria sentido para o que não se vê, não tem cor, não pesa mas sentimos o desequilíbrio, não tem forma mas muda, não nomeamos mas existe.
Carpinejar consegue rasgar as histórias, enlaçar as almas, construir e destruir os sentidos sem deixar de falar sobre tudo aquilo que importa. Em crônicas como "Gay Heterossexual", disseca a alma feminina, transforma plástico em verdades em "Pratinho do Vaso" e evidencia sua ironia em "Ou Entra em Tratamento ou Termino o Namoro".
Carpinejar aproxima-se do etéreo e atravessa as pessoas com lupa com essas 125 crônicas. Leia abaixo um trecho do volume, no qual Carpinejar descreve como é a chamada "mulher perdigueira", que dá nome ao livro.

Quero uma mulher perdigueira, possessiva, que me ligue a cada quinze minutos para contar uma ideia ou uma nova invenção para salvar as finanças, quero uma mulher que ame meus amigos e odeie qualquer amiga que se aproxime. Que arda de ciúme imaginário para prevenir o que nem aconteceu. Que seja escandalosa na briga e me amaldiçoe se abandoná-la. Que faça trabalhos em terreiro para me assustar e me banhe de noite com o sal grosso de sua nudez. Que feche meu corpo quando sair de casa, que descosture meu corpo quando voltar. Que brigue pelo meu excesso de compromissos, que me fale barbaridades sob pressão e ternuras delicadíssimas ao despertar. Que peça desculpa depois do desespero e me beije chorando. A mulher que ninguém quer eu quero. Contraditória, incoerente, descabida. Que me envergonhe para respeitá-la. Que me reconheça para nos fortalecer .

Imagem: Capa do Livro ... meramente ilustrativa.

Fonte do texto: Mulher Perdigueira Livraria da Folha
Acessado em: 26/05/10, às 18h.

sábado, 22 de maio de 2010

DIGA-SE DE PASSAGEM

O esporte, de um modo geral, movimenta uma verdadeira parafernália científica e tecnológica; movimenta toda uma cadeia produtiva, composta pela indústria e comércio de vestuário, calçados, equipamentos, alimentos e seus suplementos, etc. e serviços dos mais variados segmentos, desde o marketing a escola de formação de técnicos e professores da área esportiva. Este ramo movimenta bilhões de dollares e gera milhões de empregos por todo o mundo, não é mesmo?
Eu só não podia imaginar que eu corredor inveterado, um grão de aréia nesse  universo  que é o mundo do esporte, pudesse nos meus trajetos de corrida, pelos acostamentos de rodovias, ser um Google Maps vivo. Isso mesmo! Tem sido comum as pessoas buzinarem e pararem seus carros próximo a mim para perguntar qual o caminho para alguma localidade. É bem interessante esse fenômeno e digo que é mais um valor que se acrescenta ao esporte e mais uma importância para os solitários atletas corredores de longas distâncias, que merecem ser respeitados como qualquer outra pessoa, diga-se de passagem.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

VALE O VÍDEO

Não é segredo pra ninguém que adoro esse tipo de vídeo. Neste, um grupo de espanhóis se reuniram numa praça pra dançar Telefone & Bad Romance, que segundo a turma que o produziu, o fez por três razões principais: para convencer Lady Gaga ir cantar na Espanha, caso saia em uma turnê; para fazer algo diferente e mostrar o poder das redes sociais, que vem mudando a forma de interação.



Aproveite a vida.
Seja feliz!

Fonte: Youtube.

terça-feira, 18 de maio de 2010

VOU ME CUIDANDO

A e eu estou cuidando da minha saúde. Pra mim isso é princípio. Fazer atividade física é uma das coisas que mais amo. 
Ontem, como se fosse a qualquer lugar e nem tão longe sai devagarinho e então, fui  me distanciando e o relógio rodando e acabei por correr 15 km, em 1h20.
Hoje, depois de aguardar 60 dias, fui tomar mais uma dose das vacinas contra tétano e hepatite ... febre amarela já esta em dia e estou fora do grupo de risco da gripe suina.
No próximo mês, vou ao Hemocentro de Brasília, como no final do ano passado, doar sangue e me colocar a disposição para doação de medula óssea, pois na época me esqueci de informar essa condição.
Como daqui nada se leva, quando eu morrer, já disse, se possível for, sou doador de todos os órgãos que forem capazes de captar.

domingo, 16 de maio de 2010

SONHOS

DE UMA NOITE DE VERÃO

Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem diga nem todas, só as de verão.
Mas no fundo isso não tem muita importância.
O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos.
Sonhos que o homem sonha sempre.
Em todos os lugares, em todas as épocas do ano,
dormindo ou acordado.

WILLIAM SHAKESPEARE
Poeta e Dramaturgo Inglês
* 1564 +1616 

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A MELHOR ESCOLA DO MUNDO


Bons professores e alto nível de exigência são indicadores de sucesso em educação na Finlândia

Marina Morena Costa, 
iG São Paulo 
13/05/2010 16:45

A Finlândia tem o sistema educacional considerado o melhor do mundo. Foi três vezes campeã do Programa Internacional de Avaliação por Aluno (PISA),  a mais abrangente avaliação internacional de educação, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Segundo o professor Reijo Laukkanen, do Internacional Education Policy, da Universidade de Tempere, na Finlândia, o segredo do case de sucesso deve-se em grande a formação dos professores finlandeses e as altas expectativas que eles têm de seus alunos.
Durante palestra realizada nesta quinta-feira, no Educador – Congresso Internacional de Educação, em São Paulo, Laukkanen explicou que os professores estão entre os profissionais mais populares da Finlândia. Os salários são bons, mas não o suficiente para atrair os jovens profissionais. A reputação da carreira é o principal fator na escolha. "Não é o salário que torna a carreira tão popular e atraente na Finlândia. Nossos salários estão em desvantagem em relação aos de outros países da Europa. A diferença é que todos os nossos professores têm mestrado em educação e a carreira acadêmica é extremamente respeitada." 
As tecnologias educacionais, forte tendência no Brasil, não influenciam o bom desempenho dos alunos finlandeses e não têm a ver com as melhores notas, de acordo com Laukkanen. "Temos tecnologia nas escolas, mas os professores não a usam. As crianças têm mais acesso à tecnologia em casa do que na escola. Algumas cidades têm lousas interativas, digitais, mas nossa educação não é baseada em tecnologia e sim em professores", conta o professor, que também é conselheiro na Finnish National Board of Education (FNBE).
Não há um segredo da educação finlandesa. Para Laukkanen, o sucesso vem de uma combinação de fatores, além do bom corpo docente. "A educação é nacional, com um currículo unificado e tem como objetivo o país obter um bom desempenho. Tanto faz onde você colocar o seu filho porque em qualquer lugar da Finlândia a educação é a mesma. Nossos profissionais de educação têm autonomia, liberdade, são reconhecidos e respeitados." 
Alem disso, o professor aponta a alta expectativa de desempenho dos alunos e o suporte às crianças que não conseguem acompanhar o ritmo. "Quando sobe a exigência, quando o objetivo é mais alto, o nível de qualidade sobe bastante", analisa. "Na Finlândia, as mentes mais brilhantes se tornam professores. São a chave principal do nosso sucesso. Temos também uma boa estrutura política educacional. Se não tivéssemos essa base de apoio, não adiantaria ter bons profissionais."

Carga horária
A carga horária na Finlândia se aproxima do período integral no Brasil. É mais tranquila nos primeiros anos e aumenta gradativamente. "Nos primeiros anos as crianças passam 19 horas por semana na escola. No quarto ano aumenta para 23 a 24 horas por semana, até chegar a 30 horas, na 7ª e 9ª série. Procuramos poupar os pequenos", brinca Laukkanen.

Fonte: IG
Acessado em 14/05/2010. às 11h

terça-feira, 11 de maio de 2010

BRASIL FUTEBOLÍSTICO

A semana começou bem agitada no Brasil futebolistico, pois tivemos a primeirda rodada do Campeonato Brasileiro das Séries A e B e hoje, na terça-feira a convocação dos jogadores que comporão a Seleção Canarinho, o que ocorreu agora no começinho da tarde.
Já ouvi tantas escolações que gostariam, que, pra mim, todas servem se ganhar a o Hexa.
No entanto, como quem convoca é o Dunga e sua equipe, não ligo muito por quem escalaram. O que vale é bola na rede dos adversários. Isso é o que interessa, dentro do espirito esportivo, claro.
Ganhar uma Copa do Mundo nunca será tarefa fácil. Agora é se preparar e vamos pro jogo.
Na verdade, sendo esta seleção ou não vai dar na mesma: os brasileiros, amantes do futebol, vão torcer, torcer e torcer até o último segundo de jogo.


Imagem meramente ilustrativa. Bola da Copa.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A VIDA É ASSIM

"A vida é assim, está cheia de palavras que não valem a pena, ou que valeram e já não valem, cada uma que ainda formos dizendo tirará o lugar a outra mais merecedora, que o seria não tanto por si mesma, mas pelas conseqüências de tê-la dito"

(A Caverna)

JOSÉ SARAMAGO
Escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta português
* 1922

Imagem: Internet

domingo, 2 de maio de 2010

DO CORAÇÃO AO SEXO

Se você tinha alguma dúvida, elas deixam de existir com:
13 RAZÕES PARA CORRER SEMPRE

1. Coração: 
A corrida exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. Há uma hipertrofia excêntrica do miocárdio (alteração na parede e na cavidade do ventrículo esquerdo) melhorando a ejeção sanguínea. Desta forma o coração bombeia mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente. Com o aumento da circulação sangüínea pelo corpo, cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.

2. Pulmões: 
Correr faz com que o volume de ar inspirado seja maior, aumentando a sua capacidade de respiração. Há também um aumento da quantidade de oxigênio absorvido do ar atmosférico.

3. Ossos:
Estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea evitando problemas como a osteoporose.


4. Pressão arterial: 
Correr estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação de sangue. Há trabalhos específicos para alunos hipertensos, como trabalhar a velocidade em terrenos planos. Uma maneira de diminuir a sua pressão é trabalhando a velocidade em terrenos plano.

5. Cérebro
Aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas quantidades, essa substância está associada ao surgimento de problemas como a depressão.


6. Peso:  
Quanto maior a intensidade do exercício maior a queima calórica e de gordura. A corrida ajuda a gastar muitas calorias, favorecendo a perda ou manutenção do seu peso. Em uma hora de treino, um atleta chega a queimar até 950 calorias.


7. Colesterol: 
Diminui os níveis de LDL (colesterol "ruim"). Corredores de longas distâncias têm o nível mais alto de HDL (colesterol bom ), encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.


8. Estresse: 
Com a corrida, há liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade.


9. Sono: 
Fazer atividade física, melhora a qualidade de sono. Correr faz a pessoa dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar.


10. Músculos 
A corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.


11. Rins:  
Com o aumento da circulação, há também uma melhora da função dos rins, que filtram o sangue e reduzem o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.


12. Articulações: 
Correr torna a cartilagem das articulações mais espessa, o que protege melhor essas regiões tão frágeis do nosso corpo.


13. Aumenta a libido: 
Após 30 minutos de corrida, há um aumento da testosterona que permanece assim, por mais uma hora aproximadamente. No caso das mulheres, também há um aumento dos hormônios relacionados ao desejo, além de aumentar a auto-confiança.

E ai, ainda vai ficar ai parado (a)?
Não é possível que nenhuma dessas razões te atraiu.
Se apegue a alguma das razões acima e vamos. É hora de por o pé na estrada.

Fonte Atualizza

SÁBADO FERIADO

Sábado-feriado. Muita coisa pra fazer? Nem tanto ... Mas acordei cedo, como de costume. Tomei meu café da manhã, dei um tempinho e parti para minha corridinha. Não fui muito longe. Foi uma corridinha basica, apenas para manutenção.
Depois, fui ao Pedregal ver minha mãezinha querida. Conversamos um bocado, pois já fazia alguns dias que não a via. As atribulações da vida diária que se intensificaram nesse final de abril, fizeram com que eu me desprendesse um pouco dela. Irreparável.
Lá, na casa de minha mãe, chegou em seguida meu querido, guerreiro e único irmão homem o  CÉSAR, o AUGUSTO, de verdade.
Almocei um pouquinho com ela e já começo de tarde, voltei em casa dei uma cochilada e fui ao churrasco surpresa de aniversário da Vera. Papo vai cervejinha vem e assim foi o restante da tarde.
Começo de noite passando em frente à casa de uns amigos dei uma paradinha para dar uma palavrinha e me chamaram para tomar um suquinho de cevada. Ali fiquei, no bem social, até o início da madrugada de hoje.
No primeiro de maio tinha outros importantes compromissos, como: a Conferência Distrital de Esporte e Lazer, a festa do Trabalhador organizada pelo SINPRO e a CUT. Mas como meu social com meu pessoal estava em atraso deixei aqueles de lado (o que é uma grande perda, sem dúvidas). Mas valeu a pena minha escolha.
Assim, no Dia do Trabalhador, só desejei que fosse um bom feriado.