domingo, 31 de outubro de 2010

EXPLODE CORAÇÃO ...

 NA MAIOR FELICIDADE! 


É DILMA LÁ!

A esperança venceu o medo.
A confiança também venceu o medo.
A verdade venceu a mentira.
A honestidade venceu a baixaria.
A blogosfera venceu o PIG.
Quem ganhou foi o Brasil e o povo brasileiro, 
porque com Dilma o governo iniciado com Lula terá sequência, 
em boas mãos.
Agora é hora de festejar.


Imagem meramente ilustrativa: g1

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O TEMPO VAI PASSANDO VOU REALIZANDO

Enquanto o tempo vai passando vou participando e realizando o que quero, o que sonho, o que o destino reserva e até o que não quero. Aproveitando a viagem para participar da 3ª Etapa do CamBOr, realizei o que o sonhova: conhecer Canela e Gramado (RS). Cidades das mais famosas do Rio Grande do Sul e as mais procurados da Serra Gaúcha.
Devagarinho, participando desses anuais Campeonatos Brasileiros de Orientação, já viajei para muitos recantos desse belo Brasil. Como se não quesesse nada fui a cidades mineiras, paulistas, goianas, gaúchas, fluminenses, pois todas receberam orientistas, de todas os cantos do Brasil.
Mas Gramado (RS), foi deveras peculiar. Cidade limpinha, organizada, bonita, suas construções de arquitetura arrojada no estilo alemão, cores raras e muita madeira, que dão forma e graça aos nossos olhos.
Lá, gente, é uma cidade para se comer e fazer compras. A comida típica alemã e gaúcha são a grande pedida. A sequência de Fondue, ki delícia, tem em todas as ruas. As cervejas são especias, mas o vinho é o que mais rola. Nunca tinha imaginado em me sentar a uma mesa e pedir uma garrafa e tomá-la toda. Em Gramado isso é comum.
Como centro de compras, a Gramado é ótima para quem procura roupas de frio, couro, botas e etc. num estílo que é próprio da região, em razão da pecuária, das baixas temperaturas e pelo estilo colonial que ainda hoje, apesar de moderna, preserva é lugar bom de se comprar.
O que me desagradou por lá, foi a diferença de preços no cartão, dinheiro e chegue, ou seja, os comerciantes não respeitam o Código de Defesa do Consumidor, nem a pau. E isso é em todos os lugares. Fica meu protesto.
No entanto, gente, vá à Serra Gaúcha, por que é muito bom.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

NA TRILHA DO CAMBOR

Ontem terminou o CamBOr (Campeonato Brasileiro de Orientação) 2010. Foram três etapas: Formosa (GO), Assis (SP) e Canela (RS). Aqui na Serra Gaúcha, foi a mais incrível. O revezamento, que é sempre realizado no primeiro dia do campeonato, foi debaixo de muita chuva e frio e ocorreu na área do Hotel Pampas da Serra, na sexta-feira (08/10). Todas as trilhas estavam com muita água e lama e esse cenário fez todos se sentirem como se estivessem num curso de guerra na selva.
No sábado (09/10), teve continuidade o campeonato, mas na Floresta do IBAMA, que fica a poucos quilômetros de Canela. Lá, nessa região serrana, entrecortada por muitos riachos e a sua parte mais baixa estava totalmente encharcada, o que provocou muitos escorregões e atolamentos dos atletas.
No entanto, não se via nenhuma reclamação ou cara feia por parte dos cerca de 500 orientistas participantes, dessa última etapa. Muito pelo contrário, todos transpiravam satisfação por estar ali em meio a natureza procuranto os pontos de controle, utilizando mapa e bússola e dela fazendo parte; enfrentando  os acidentes naturais; colocando seu corpo a toda a prova; e superando suas limitações.
No domingo (10/10), já sem chuva, mas ainda com muito frio, corremos um pouco mais e ai terminou o CamBOr 2010. Mas já pensando como será o de 2011 e saindo aqui do friozinho e chuvoso finzinho do sul brasileiro, iremos começar o CamBOr em Canoa Quebra (CE), que fica no finzinho e quente nordeste brasileiro, pertinho de Fortaleza e local de belas praias.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

NÃO ME SURPREENDE

Nos últimos dias, primeiros de outubro, não fiz com afinco meu programa de corridas, pois vinha de uma pequena dor na panturrilha esquerda. Fato advindo de período em que estava me excedendo. Fiz apenas alguns percursos não muito maiores que 8 Km, apenas para o relaxamento e a manutenção da condição física, para que eu possa participar da 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação, em Canela (RS), sem maiores prejuizos.
No domingo (03/10), votei e trabalhei como mesário, pela terceira vez, nas eleições. É muito bom trabalhar nas eleições. Acabei por aprender muitas coisas, principalmente o comportamento dos brasileiros nesse momento tão importante para vida de todos. O interessante nesse processo eleitoral é que acabamos por perceber o quanto há de desinteresse por parte de signicativa parcela da população. A falha nas campanhas eleitorais é outra coisa notória, que acaba por não atingir a todos como devería, que pode ser por descrédito com a raça dos políticos, falta de informação e por não se sentirem importante no processo eleitoral. E isso, é claramente percebido no momento em que as pessoas se deparam com a maquininha de votar. Muita gente não tem a mínima idéia em quem vai votar. 
Em razão disso, muitos votos são sim conquistados na boca de urna, por isso os candidatos investem tanto nesse momento. Contratam centenas de cabos eleitorais para conquistar os votos de última hora. Estratégia de ouro é jogar toda aquela papelada, com a famosa colinha (que é muito importante), próximo as seções eleitorais, pois muitos eleitores que não estão nem ai pra nada escolhi na boca de urna, do chão, os seus votos.
Daí, não devemos nos surpreender com alguns que são perenemente eleitos sem ter feito nada ou com os sem pé nem cabeça eleitos.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ESSA CIDADE ME ENVERGONHA

Primeira segunda-feira do mês e pós-eleições. Derrotas, vitórias e segundo turno. Choros, alegrias e apreensões. Mas a vida segue esse ritmo. Perdemos, ganhamos e outras coisas ficam pendentes.
No entanto, como o Distrito Federal, sede da Capital da República tem tanto contraste. Vence para deputado federal Rigufe, candidato ficha limpa e com um discurso moralizador; vence Marina com um discurso novo, que envolve o meio ambiente e por fim, vai para o segundo turno para governdador a candidata que representa (não simplesmente por ela. Mas o que está a sua volta) o pior que a política de Brasília já teve. Olha gente, existe sim uma boa possibilidade deles ganharem as eleições, em razão de que eles são capazes de tudo para ganharem uma eleição, pois aqui a burrice e os interesses escusos faz a benevolência e a vista grossa imperarem entre boa parte de eleitores, como em outras que já ganharam.
Como se não bastasse os que vem de fora e representam mau suas cidades, alguns  daqui, que não tem sido poucos, não tem deixado por menos. Não precisa nem se esforçar para ver o que se passa por aqui, não é mesmo?
Nem vou tentar explicar, pois isso não tem explicação. Mas isso me decepciona de tal maneira que fico envegonhado com esses dessa cidade.