sexta-feira, 29 de julho de 2011

AS DEZ LEIS PATAGÔNICAS

01 - Quem dá a idéia, faz!

02 - Faça uma coisa de cada vez

03 - Pense antes, faça depois

04 - Fale menos, faça mais

05 - Não tente fazer, faça!

06 - Faça do começo ao fim

07 - Faça certo logo na primeira vez

08 - Faça tudo certo pra não dar nada errado

09 - Faça o que puder com o que estiver ao seu alcance

10 - Situações extremas exigem que se façam coisas extremas



Fonte: e-mail do Fábio e Andréa que circula na lista de discussão do Grupo Caminhada de Brasília. Com autorização do Fábio.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

TENHO QUE DIZER

Tenho que dizer que o tempo, coisas, sentimentos, fatos, a dor e pessoas não modificaram os meus sonhos, mas meus contentamentos; o que me trás satisfação, quanta diferença.
Tenho que dizer que fui bem longe e eu cheguei lá em cima, no topo, no cume ... no ponto mais alto de serras. De lá, olhei para todos os lados e vi a imensidão abaixo da altura em que me encontrava. Vales, trilhas, estradas, rochas, vegetação, riachos, cercas era o que eu via.
Tenho que dizer que mais perto do céu, senti o vento, a brisa, o sol de cheio no meu rosto. Fechando os olhos, pude sentir a energia que fluía pulsante pelo meu corpo. Ela quem me fez chegar até ali.
Tenho que dizer que um verbo silencioso tomou conta de mim nesse momento, pois sentir era apenas o que eu precisava. Cheguei mais perto de mim e não me senti sozinho. Eu por mim mesmo.
Tenho que dizer que já fiz muita coisa em minha vida. Viajei por muitos lugares. Derramei muito suor por ai. Tenho saudade. Mas agora nada mais tem tido importância se não prosseguir me colocando atrás do que me realiza como humano; me dá energia; que me anima; me da força interior.
Tenho que dizer que quero deixar gravado no meu coração a única realidade que me transcende, que é a busca de desafios e minhas conquistas, que consigo com meu corpo, minha mente e meu espírito.
Tenho que dizer que não sei quando ou onde mas vou em busca de ir mais alto e mais distante. O quanto meu corpo agüentar.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

TRAVESSIA: Cidade de Pedra, Dragões, Cach Rosário.

Cidade de Pedras, Dragões e Cachoeira do Rosário é o roteiro desse final semana, para um grupo de pessoas que integram o Grupo Caminhada de Brasília, com saída da cidade de Cocalzinho, cuja programação é a seguinte:

15/07: Saída de Brasília em direção a Cocalzinho;

16/07: Caminhada à Cidade de Pedras e Cachoeiras dos Dragões, onde será o jantar e o acampamento para passar a noite.

17/07: Caminhada à Cachoeira do Rosário, banho e almoço. Retorno a Cocalzinho.

Informações básicas da atividade:
- Variação de altitude +/- 700 m;
- Distância estimada 27km;
- Grau de dificuldade: de moderado a alto;
- Não há trilha em parte do percurso;
- Essencial uso de calçado fechado apropriado, camisa e calça apropriada.


Fonte: e-mail da lista de discussão do grupo caminhada de Brasília.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ATRÁS DO INÚTIL?

Roberto,

• Pra que mesmo você anda, corre ou faz todas essas coisas ai?
• Pra que esse negócio de mapa, bússola no meio do mato?
• Pra que esse negócio de ficar dormindo no chão e passando frio no meio desses matos?
• Pra que esse negócio de ficar carregando essa mochila pesada desse tanto nessas caminhadas longe desse tanto?
• Pra que mesmo esse negócio de ficar andando de noite nesses morros?
• Pra que ficar gastando dinheiro com essas coisas ai?
• Pra que você ficar perdendo tempo com essas coisas de trilhas, caminhadas e essa tal orientação?

Respostas: Estou atrás do que me é útil; do desafio que me dá prazer; apreciar e interagir com a natureza; do que me renova e de performance; para me conhecer um pouquinho mais que antes, e buscar mais uma razão para entender o que estou fazendo aqui e o que querem de mim como ser humano neste mundo, meditar sobre quem sou e do que sou capaz e pra brindar a vida.

terça-feira, 12 de julho de 2011

NO MUNDO DAS CAMINHADAS

Como novato, fico pacientemente esperando o dia das caminhadas. Quando lá estou e avisto aquela imensidão de lugar com tanta coisa pra interagir, não quero mais parar.
Ao longe o horizonte, me convida e com passada por passada, sem pressa, e aproveitando todas as coisas, o vou alcançando um, depois o outro e que, assim, sinto que não existe palavra melhor para descrever se não for "Fantástico".
A medida que vou caminhando, as maravilhas da natureza vão surgindo a cada instante. Na verdade elas são infinitas e a cada momento se modifica. Num lugar, imensos paredões de rochas, muita pedra, já em outras, campos rasteiros, areia, charcos, capim, florestas, riachos e suas cachoeiras, serras, e às vezes quase tudo misturado num mesmo lugar e a gente vai vivendo tudo isso, não é bom gente?
O bom mesmo, é que todos podem fazê-lo, basta se permitir, ter disposição e acreditar em si mesmo.
A Chapada dos Veadeiros era um lugar que muito queria conhecer. Só nunca tinha imaginado passar três maravilhosos dias, caminhando, bivacando, carregando mochila com itens de conforto e de minha sobrevivência, como minha comida e meus apetrechos de passar a noite. O que tornou ainda melhor esse momento.
É, porém, verdade que o mundo das caminhadas é muito maior que isso, pois requer, respeito incondicional à natureza, companheirismo i é desejável que, com tempo vá adquirindo algum conhecimento de técnicas de navegação, socorros, etc. Depois, não pode deixar ter responsabilidade para com todos e tudo que envolve a atividade.
Boas caminhadas.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

CIRCUITO DE CAMINHADA SERTÃO ZEN

Programação:

Sexta (08/07): Caminhada noturna de 6Km em subida, com 200 m de desnível e dormida no estilo bivaque (acampamento sem barraca).

Sábado (09/07): Caminhada ate o ponto culminante P1518. Caminhada ate as cachoeiras do Sertão Zen, com dormida no Sertão Zen, num total de 4 km.

Domingo (11/07) Retorno a Alto Paraíso pela trilha principal de acesso ao Sertão Zen, com caminhada aproximada de 10 km.

VER, SENTIR, VIVENCIAR

O recesso escolar e um momento previsto no calendário escolar, que boa parte da comunidade escolar mais gosta.
Boa parte em razão de que tem gente que acha ruim, pois nao vão ter com quem deixar os filhos, o que e uma triste realidade para os educadores.
Como momento de deixar toda aquela parafernália de obrigações (diários, provas, trabalhos, cadernos, livros, etc.) nao há coisa melhor. E tempo que cada um, da sua forma, utiliza para cuidar de seu merecido descanso.
Eu, particularmente, nao encaro como período para descanso, pois na realidade, e nesses períodos que mais gasto ou me dedico a gastar muito mais energia e tempo com coisas ou atividades que nao sao muito fáceis de serem realizadas no curto espaço dos fins de semana ou no dia a dia, como viajar, fazer passeios mais distantes, puxar um pouco mais nas minhas corridinhas.
Assim, essas "coisas", pra mim, e que modificam meu estado físico, mental e espiritual. Ate porque nao gosto de utilizar a palavra cansado, pois o corpo quando cansado sempre pode mais um pouco. Ele esta programado para isso, basta disposição para tal. Talvez a palavra correta fosse exausto, ai sim e bem possível que seja a hora de parar um pouco para se recuperar.
Nesse recesso próximo, acho que será o mais peculiar de minha vida. Nos meus planos esta incluído a minha participação em excursões para realização de trekking, com a disposta, generosa e organizada turma do Grupo Caminhada de Brasilia, por vários lugares que estavam nos meus desejos e sonhos de longa data de conhecer algum dia.
O que se realmente acontecer vou contando aqui, afinal, se nao for muito, espero estar, no mínimo motivando algum abnegado leitor do Quadra de Esporte, a então vir junto viver o que a natureza tem a nos oferecer, como: descidas, subidas, mato, pedras, riachos, buracos, sol e outras que so estando com ela e nela e possível ver, sentir, cheirar, pois nao adianta ninguém te contar, e por fim vivenciar o que o corpo consegue suportar.

Obs:
Info que estou postando do meu celular e por isso alguns acentos foram desprezados e a ortografia nao tão bem corrigida.

terça-feira, 5 de julho de 2011

entre serras

É de impressionar a parte calçada por pedras do caminho dos escravos, que liga Diamantina a Mendanha. Imagino a trabalheira que deu para fazê-la. Imagino quantos dedos, mãos, pés de negros, que sob açoite, foram decepados ou vidas ceifadas para construí-la.
É deslumbrante a paisagem que encontramos ao londo dos 20 Km que compõe o caminho. Uma serra maravilhosa que sempre tive o sonho de um dia poder passear por uma delas. Quanto viajo ficava olhando ao longe aquela beleza que a natureza milenar se encarregou de formar.
Minha vontade era de realmente poder adentrá-la e poder vivê-la, senti-la em sua plenitude; poder me fazer parte dela e então com o meu esforço andar, andar e andar. Suando, com coração acelerado, mas calmo, tranquilo colocar todo o corpo, a mente e o espírito a viver a uma das mais ricas experiências de minha vida.
Acima, enorme encostra ladeava; abaixo penhascos e deliciosas cachoeirinhas e poços com água límpida e fria, entrecortavam a serra.
Assim, entre serras, árvores, rochas, riachos e cachoeiras ... realizei um dos meus sonhos e vivi um dos momentos mais maravilhosos de minha vida, entremeado por história, caminhada e companheirimos numa região mineira.

Imagem de arquivo pessoal.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PROGRAMAÇÃO - GRUPO CAMINHADA DE BRASÍLIA

JULHO 2011

01 a 04 / 07 - 5ª Etapa do Circuito Mineiro de Trekking na Estrada Real em Ouro Preto, MG

08 a 10 / 07 - Caminhada ao Sertão Zen via P1518 na Chapada dos Veadeiros. Alto Paraíso, GO
08 a 10 / 07 - X Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas. Chapada Gaucha, MG

15 a 17 / 07 - Travessia: Cidade de Pedra - Cachoeiras dos Dragões e Rosário. Pirenópolis, GO
15 a 17 / 07 - TRILHA VERDE. Rio Araguaia. LUIZ ALVES, GO - ANDA BRASIL

22 a 24 / 07 - Atividades no Rio Correntina. Correntina, BA
24/07 - Trilha no Parque da Ermida Dom Bosco às margens do Lago Paranoá. Brasília, DF

31 / 07 - Caminhada: Buraco das Araras - Cachoeira do Bisnau. Comunidade Bezarra, Formosa, GO

Diariamente nos dias de semana - Caminhadas de condicionamento no Parque Olhos D´Água. Das 17h30min às 18h30min. Asa Norte.

A definir:
- Cataratas dos Couros na Chapada dos Veadeiros. Alto Paraíso, GO
- Encontro fotográfico

Saudações,
Grupo de Caminhada Braslia DF