Esta semana estou dando continuidade ao desenvolvimento dos conteúdos da orientação. Fiz uma recordação das aulas da semana anterior - o percurso de orientação, alguma simbologia, o passo duplo. O conteúdo desenvolvido nesta semana foi: a bússola e suas partes (seta de navegação, agulha magnética, meridianos) e onde o atleta deve se posicionar; o pólo norte e seu magnetismo; expliquei sobre os pontos cardeais e o azimute.
No quadro desenhei uma bússula, um quadrado com os pontos cardeais marcados na forma de pontos de controle com seus respectivos graus (N 0°, L 90 °, S 180° e O 270°) no sentido horário e um percurso de orientação para explicação de escala, pernada, direção e distância e azimute e para que os alunos copiassem em seus cadernos.
Então iniciei o trabalho de Direção Distância fazendo uso de bússolas, cartolina, cones e barbante.
Primeiro distribui cartões de cartolina para que os alunos copiassem do quadro o quadrado com os pontos cardeais marcados na forma de pontos de controle com seus respectivos graus (N 0°, L 90 °, S 180° e O 270°) no sentido horário.
No pátio demarquei um quadrado de 10m de lado utilizando cones e barbante para dar a noção de que o norte não é naquele cone e sim que a direção norte continua até o pólo norte.
Antes de dar início a parte prática, dividi a turma em três grupos que foram chamados um a um; demonstrei o uso da bússola e mostrei as suas partes. Os alunos de posse de seus desenhos, divididos na utilização das duas bússolas que estavam disponíveis, fizeram, então o percurso do quadrado dos pontos cardeais.
Não foi possível conciliar o uso da bússola com o passo duplo, pois o tempo era curto e para não prejudicar a aprendizagem da noção de direção, ou seja dos pontos cardeais utilizando os cartões de cartolina com os desenhos dos pontos de controle.
A principal dificuldade esbarra na falta de bússolas e de alguns alunos (aqueles de sempre). Porém, pude perceber que é possível desenvolver o conteúdo de orientação nas aulas de modo bem satisfatório com boa possibilidade de formar equipe para participar de campeonatos de Corrida de Orientação.
No quadro desenhei uma bússula, um quadrado com os pontos cardeais marcados na forma de pontos de controle com seus respectivos graus (N 0°, L 90 °, S 180° e O 270°) no sentido horário e um percurso de orientação para explicação de escala, pernada, direção e distância e azimute e para que os alunos copiassem em seus cadernos.
Então iniciei o trabalho de Direção Distância fazendo uso de bússolas, cartolina, cones e barbante.
Primeiro distribui cartões de cartolina para que os alunos copiassem do quadro o quadrado com os pontos cardeais marcados na forma de pontos de controle com seus respectivos graus (N 0°, L 90 °, S 180° e O 270°) no sentido horário.
No pátio demarquei um quadrado de 10m de lado utilizando cones e barbante para dar a noção de que o norte não é naquele cone e sim que a direção norte continua até o pólo norte.
Antes de dar início a parte prática, dividi a turma em três grupos que foram chamados um a um; demonstrei o uso da bússola e mostrei as suas partes. Os alunos de posse de seus desenhos, divididos na utilização das duas bússolas que estavam disponíveis, fizeram, então o percurso do quadrado dos pontos cardeais.
Não foi possível conciliar o uso da bússola com o passo duplo, pois o tempo era curto e para não prejudicar a aprendizagem da noção de direção, ou seja dos pontos cardeais utilizando os cartões de cartolina com os desenhos dos pontos de controle.
A principal dificuldade esbarra na falta de bússolas e de alguns alunos (aqueles de sempre). Porém, pude perceber que é possível desenvolver o conteúdo de orientação nas aulas de modo bem satisfatório com boa possibilidade de formar equipe para participar de campeonatos de Corrida de Orientação.
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