Hoje, em gente, feriado de Sete de Setembro. Dia que comemoramos a Independência do Brasil. Bonito. maravilha, demais, não é mesmo? Nem pra todos, pode acreditar. Imagina que tem muita gente que quando olha um mastro nem vê a bandeira brasileira lá em cima. Só sabem falar mau do Brasil e dos brasileiro. Penso que também não devem honrar as nossas tradições e heróis, que um dia lutaram, foram presos, torturados e até mortos nas masmorras, campos, cidades em busca do sonho da liberdade civil; do ir e vir; pra ver o nosso território livre e nosso pavilhão tremulando no ponto mais alto.
Fazem pouco caso das lutas, batalhas ou guerras que foram travadas para que pudessemos, hoje, ter um território tamanho continental, as instiuições livres e o regime democrático como sistema de governo.
Me entristesse, pensar que as aulas de história são apenas para estudar, fazer prova e depois ficar nos livros, pois na escola, no momento da hora cívica, alunos ficam olhando para o mastro com a bandeira sendo hasteada ao som do Hino Nacional, nada escutam e veem o vazio lá em cima, ou seja, não incorporam aquele sentido de brasilidade e de orgulho de pertencer a uma nação soberana, que possui uma história que qualquer povo gostaria dela fazer parte.
Mas isso tem várias razões. Talvez, da pouca cultura brasileira de cultuar seus heróis. Tradição mesmo, é o pode estar faltando. As datas comemorativas são apenas feriados, pois pouco é dedicado a estudar essas pessoas com a profundidade necessária e pela mínima valorização dos nossos antepassandos. Quem sabe a origem dos seus bisavós?
Tem também o caso dos que de uma forma ou de outra não se contentam com nada e prefeririam ver uma bandeira portuguesa, espanhola, francesa, holandesa tremulando no nosso solo pátrio do que ter se enfileirado e lutado por todo um ideal de Independência.
Me orgulho de ser brasileiro, de cultuar os nossos heróis e os Símbolos Nacionais Brasileiros. Assim louvo o Presidente Lula, que no seu curto período de governo se esforçou em resgatar a autoestima dos brasileiros trazendo de volta o desfile de Sete de Setembro por todo o Brasil, no qual escolas, exército, aeronáutica, marinha, polícias, bombeiros, entidades civís, etc. e entre outras ações, a frase mais famosa "Sou brasileiro e não desisto nunca", e dessa forma trazendo a todo povo brasileiro a uma reflexão o sentido lato de Nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário