segunda-feira, 10 de novembro de 2008

QUANDO O COMPUTADOR CHEGAR...

Com o advento da informática e suas tecnologias (Computador, Internet, MP3, Celular, Tv Digital, etc...) o conhecimento dos estudantes (crianças, adolescentes e adultos) têm avançado para além dos livros, conteúdos e currículos escolares.

De maneira interativa e colaborativa (criação em conjunto), criam e desenvolvem seus próprios projetos que englobam vídeos, textos, músicas, blogs, etc ...; estudam: história, geografica, economina, sociologia, línguas (inclusive portuguesa), entre outras de maneira sutil, como um todo.


Sendo assim, de que maneira o estado podería pensar a formação continuada (em serviço) dos seus professores?

Essa capacitação de professores (em serviço) deve ter o foco voltado para a direção em que os seus alunos tem tomado. A capacitação dos professores deve seguir a do uso da tecnologia em sala de aula, pois o que se vê é que os cursos se prendem nos conteúdos que o professor desenvolve todos os dias em sala de aula, ou em métodos e avaliações para que ninguém simplesmente seja reprovado.

Penso que os cursos devem seguir, ainda, uma linha de entendimento de como o aluno atual aprende, com toda essa diversidade de conhecimento que está a disposição de todos e com base no comportamento, também atual.

Não é difícil encontrar no meio escolar servidores, professores, diretores, inclusive pais ou responsáveis que nunca colocaram um fone de ouvido para ouvir uma música; navegaram na Internet; enviaram um e-mail ou mensagem via celular; escreveram em blog ou mesmo no Orkut.


Sem experimentar essa "parafernália" eletrônica (convidativa sim) não se saberá com "quantos paus se faz uma canoa", ou seja, como desenvolver o processo de ensino/aprendizagem/ensino de maneira satisfatória, em razão de que a atenção dos alunos está voltada para algo muito além do giz ou pincel, como queira. Percebeu o que eu disse? Pincel! Não faz muito tempo que o quadro branco chegou em algumas salas de aula.


Desta maneira, surge outro questinamento: quanto tempo levará para chegar os computadores, o slideshow ... os recursos multimidea em geral para as salas de aulas? Percebe? Se for no rítmo do quadro branco, vai demorar e muito!

Portanto, com esses cursos arcaicos, continuar-se-á com as aulas também arcaicas, em salas arcaicas, para alunos totalmente diferentes e que são de um século marcado pelo online, pelo instântaneo.

Na verdade, quando envolve educação ... professor, as "coisas" demoram tanto, tanto. É tudo tão difícil de fazerem acontecer. Quanto tempo vai levar ainda para que os computadores sejam acessíveis ao professor? Esse processo de utilização de recursos multimidea em sala de aula pode ser agilizado se fizessem com que o professor tivesse acesso a eles de maneira sempre rápida. Agora ficam ai esperando, esperando "não sei o quê", pode? Não pode, em razão de que os resultados estão ai estampados: professor desmotivado e com problemas de saúde; aluno desmotivado e alguns violentos e sem perspectiva, entre outros problemas.


Está ai ... apontei um caminho.
Quem quizer que aponte outro, pois a educação precisa.

Abraço!

ROBERTO ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário