quinta-feira, 27 de novembro de 2008

PARA PENSAR ...

"Se você não é criticado, não está fazendo o seu trabalho".

DONALD RUMSFELD
Político e Ex-Secretário de Defesa Estadunidense
*1932



X

terça-feira, 25 de novembro de 2008

MOSQUETEIRO


O Corinthians, campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, mostrou o novo visual do seu mascote. Com a parceria do cartunista Ziraldo, o mosqueiro ganhou uma nova forma, que por sinal ficou muito bonitinho e amigável.

domingo, 23 de novembro de 2008

INTERNET CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOVENS, DIZ ESTUDO

Fonte:

O relatório contrasta com a opinião de muitos pais e professores de que esses tipos de atividades online são uma perda de tempo.

O projeto de pesquisa do uso do tempo online pelos adolescentes durou três anos.

"Eles estão adquirindo habilidades tecnológicas e conhecimentos necessários no mundo contemporâneo", afirmou a autora do relatório, Mimi Ito, pesquisadora do Departamento de Informática na Universidade Irvine, da Califórnia.

"Todas estas coisas que eram vistas como sofisticadas dez anos atrás, jovens de hoje encaram normalmente", disse a pesquisadora à BBC.


5 mil horas

O estudo, chamado Projeto Juventude Digital e patrocinado pela Fundação MacArthur, é parte de um programa de US$ 50 milhões sobre mídia digital e aprendizado.

No período do estudo, os pesquisadores observaram os usuários por mais de 5 mil horas.

Para Mimi Ito, o contato online com amigos por meio de sites de relacionamento como MySpace, Facebook e Orkut é como os adolescentes "ficam juntos" atualmente, em comparação com locais públicos como shoppings, ruas e parques.

A pesquisadora também afirma que a internet dá a um grupo de adolescentes a oportunidade de explorar sua própria criatividade e "mergulhar profundamente em um assunto".

"Em um dos casos que estudei, a respeito de fãs de animação japonesa, alguns adolescentes se envolveram em grupos de produção de vídeo ou grupos de discussão online", conta a pesquisadora.

"Eles escolhiam coisas como a linguagem japonesa ou algum conhecimento a respeito de vídeo, decodificação ou edição", acrescenta Ito.

Mas os pesquisadores também descobriram que existe uma grande divisão digital entre aqueles que têm acesso à internet e os que não têm.

"A qualidade do acesso é o que importa para alguns adolescentes que podem contar apenas com a biblioteca da escola para navegar pela internet", diz Ito. "Freqüentemente é limitada, tem bloqueadores de acesso a alguns sites e só está disponível quando estas instituições estão abertas."


Pais e professores

Connie Yowell, diretora do setor de educação da Fundação MacArthur, afirma que a pesquisa cria uma nova forma de analisar como os jovens estão sendo ensinados.

"O aprendizado hoje está se tornando cada vez mais baseado em parceria e redes de comunicação, e é importante levar isso em conta para começarmos a recriar a educação no século 21", afirmou.

A pesquisadora Mimi Ito também alerta que pais e professores precisam ficar mais atentos ao que os adolescentes fazem quando estão online porque as rápidas mudanças nestes ambientes significam que os perigos são variados.

"A maioria dos pais sabe pouco sobre o que os filhos estão fazendo online, mas eles tentam dar ajuda e orientação", afirma.

"Jovens não querem seus pais ou professores em suas páginas do MySpace ou Facebook, mas existe um papel mais produtivo para pais e professores que vai ajudá-los a se conectar com seus filhos e suas vidas", acrescenta


MEU COMENTÁRIO: Outro dia escrevi aqui no Quadra de Esporte, a importância do professor estar compreendendo o jovem atual, que não conhece o mundo sem Internet e muitos outros recursos que os levaram a serem diferentes num mundo também diferente.

Pois bem, ai está mais uma comprovoção de que estou certo. no que penso. Estou realizando uma pesquisa a respeito do uso de blogs no ensino e tenho encontrado que a Internet com seus recursos, muito pode contribuir para o desenvolvimento do processo ensino / aprendizagem / ensino.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O PODER DE UM BOATO

FIDELIZAÇÃO


"Quem adquire um hábito está sob controle".

MATTHEW BERK
Analista Sênior da JupiterResearch


MEU COMENTÁRIO: Isso se chama fidelização ... é o que fazem (ou tentam fazer )com todas as pessoas o tempo todo.
Como disse Fernando Pessoa: "Nenhum hábito é uma necessidade."

Imagem: André Meister
.

x

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

domingo, 16 de novembro de 2008

PACIÊNCIA ...


Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados...
Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.
Por muito pouco a madame que parece uma "lady" solta palavrões e berros que lembram as antigas "trabalhadoras do cais"...
E o bem comportado executivo? O "cavalheiro" se transforma numa "besta selvagem" no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar...
Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma "mala sem alça". Aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma tortura, a escola uma chatice.
O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.
Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava
demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado...
Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais.
Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.
A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta.
Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer chegar?
Qual é a finalidade de sua vida?
Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.
E você?
Onde você quer chegar?
Está correndo tanto para quê?
Por quem?
Seu coração vai agüentar?
Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?
A empresa que você trabalha vai acabar?
As pessoas que você ama vão parar?
Será que você conseguiu ler até aqui?
Respire... Acalme-se...
O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência...

Não somos seres humanos passando por uma experiência experitual ...
Somos seres esperituais passando por uma experiência humana...

PAULO ROBERTO GAEFKE
Filósofo e Escritor Brasileiro
*1961

sábado, 15 de novembro de 2008

PARA AGIR ...



Você não sabe os resultados que virão de sua ação.
Mas se não fizer nada, não haverá resultados.

MAHATMA GANDHI
"A Grande Alma" - Indiano
*1869 +1948



x

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Brasileiras têm mesmas chances de educação que homens, diz relatório


Fonte: BBC Brasil

O Brasil está entre os 24 países que dão as mesmas oportunidades de educação a ambos os sexos, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Fórum Econômico Mundial (FEM).
O país também está entre os 36 países que promovem políticas de saúde que beneficiam igualmente homens e mulheres.
Apesar disso, o Brasil está apenas em 73º lugar no ranking que mede a igualdade entre os sexos.
Segundo o relatório do FEM, as brasileiras ainda têm pouca participação e oportunidade na economia do país, em comparação com os homens.
Mas é no campo político que o Brasil tem o seu pior desempenho: é o 110º do mundo, em uma lista de 130 países. De acordo com o FEM, há pouca participação das mulheres em relação aos homens no Congresso e no Executivo.

MEU COMENTÁRIO: No que se refere a Educação, o que se nota é que as mulheres têm melhores notas; repetem menos as séries; continuam os estudos; estão cada vez mais disputando os concursos.
No mais, vão assumindo muitos postos importantes nas empresas e governos.

Palmas!
Parabéns para elas!
ROBERTO ALVES

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

QUANDO O COMPUTADOR CHEGAR...

Com o advento da informática e suas tecnologias (Computador, Internet, MP3, Celular, Tv Digital, etc...) o conhecimento dos estudantes (crianças, adolescentes e adultos) têm avançado para além dos livros, conteúdos e currículos escolares.

De maneira interativa e colaborativa (criação em conjunto), criam e desenvolvem seus próprios projetos que englobam vídeos, textos, músicas, blogs, etc ...; estudam: história, geografica, economina, sociologia, línguas (inclusive portuguesa), entre outras de maneira sutil, como um todo.


Sendo assim, de que maneira o estado podería pensar a formação continuada (em serviço) dos seus professores?

Essa capacitação de professores (em serviço) deve ter o foco voltado para a direção em que os seus alunos tem tomado. A capacitação dos professores deve seguir a do uso da tecnologia em sala de aula, pois o que se vê é que os cursos se prendem nos conteúdos que o professor desenvolve todos os dias em sala de aula, ou em métodos e avaliações para que ninguém simplesmente seja reprovado.

Penso que os cursos devem seguir, ainda, uma linha de entendimento de como o aluno atual aprende, com toda essa diversidade de conhecimento que está a disposição de todos e com base no comportamento, também atual.

Não é difícil encontrar no meio escolar servidores, professores, diretores, inclusive pais ou responsáveis que nunca colocaram um fone de ouvido para ouvir uma música; navegaram na Internet; enviaram um e-mail ou mensagem via celular; escreveram em blog ou mesmo no Orkut.


Sem experimentar essa "parafernália" eletrônica (convidativa sim) não se saberá com "quantos paus se faz uma canoa", ou seja, como desenvolver o processo de ensino/aprendizagem/ensino de maneira satisfatória, em razão de que a atenção dos alunos está voltada para algo muito além do giz ou pincel, como queira. Percebeu o que eu disse? Pincel! Não faz muito tempo que o quadro branco chegou em algumas salas de aula.


Desta maneira, surge outro questinamento: quanto tempo levará para chegar os computadores, o slideshow ... os recursos multimidea em geral para as salas de aulas? Percebe? Se for no rítmo do quadro branco, vai demorar e muito!

Portanto, com esses cursos arcaicos, continuar-se-á com as aulas também arcaicas, em salas arcaicas, para alunos totalmente diferentes e que são de um século marcado pelo online, pelo instântaneo.

Na verdade, quando envolve educação ... professor, as "coisas" demoram tanto, tanto. É tudo tão difícil de fazerem acontecer. Quanto tempo vai levar ainda para que os computadores sejam acessíveis ao professor? Esse processo de utilização de recursos multimidea em sala de aula pode ser agilizado se fizessem com que o professor tivesse acesso a eles de maneira sempre rápida. Agora ficam ai esperando, esperando "não sei o quê", pode? Não pode, em razão de que os resultados estão ai estampados: professor desmotivado e com problemas de saúde; aluno desmotivado e alguns violentos e sem perspectiva, entre outros problemas.


Está ai ... apontei um caminho.
Quem quizer que aponte outro, pois a educação precisa.

Abraço!

ROBERTO ALVES

domingo, 9 de novembro de 2008

CORINTHIANS CAMPEÃO SÉRIE B



O, O, O
TODO PODEROSO TIMÃO
O, O, O
TODO PODEROSO TIMÃO

Corinthians, em 08 de novembro de 2008, sagrou-se Campeão da Série B, do Campeonato Brasileiro, com antecipação em quatro rodadas e sem ter deixado a liderança por nenhum momento.

Roberto

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

BRAIN WAVE ...


Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde aponta que as chamadas doenças da modernidade são as que mais matam homens e mulheres no Brasil. A publicação "Saúde Brasil 2007" revela crescimento no número de mortes provocadas por doenças crônicas e violentas. As doenças do aparelho circulatório --associadas à má alimentação, ao consumo excessivo de álcool, ao tabagismo e à falta de atividade física-- lideram o ranking.

De acordo com o estudo, 283.927 pessoas morreram em 2005 por problemas do aparelho circulatório --32,2% do total de mortes registrado no ano.

Fonte: Agência Brasil.


MEU COMENTÁRIO: Não existe novidade na pesquisa, apenas a constatação de que as pessoas precisam mudar o comportamento para terem uma vida saudável, não é mesmo?
Que tal agora uma "IDÉIA BRILHANTE": praticar atividade física regularmente; alimentar-se equilibradamente; deixar o tabaco; minimizar o consumo de bebida alcoólica; usar o cinto de segurança; se desarmar; e proteger o meio ambiente?


Roberto

terça-feira, 4 de novembro de 2008

DIFERENTES, PORÉM LIVRES ...




"Quando perdemos o direito de ser diferentes,
perdemos o privilégio de ser livres."



CHARLES HUGHES
*1915 +1985