quinta-feira, 4 de setembro de 2008

FAZENDA DO LOBO

No final de semana passado participei da Terceira Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação (CAMBOR), que foi realizado na região da Fazenda Floresta do Lobo, em Uberlândia - MG.
Esta fazenda é de plantação de pinus (madeira utilizada principalmente para fabricação de papel). O pinus é, na minha opinião, um dos lugares mais difíceis para se praticar corrida de orientação, pois com seu plantio em grandes áreas, a uniformidade dos caules e de sua grande altura deixa toda visão em todas as direções iguais exigindo o máximo de atenção, por parte do atleta, ao mapa e a bússola não sendo raro ter que percorrer distâncias consideráveis para localizar algum ponto referencial para se orientar novamente.
O solo coberto com as folhas caidas do pinus o tornam muito macio dificultando a corrida e com seus galhos caidos requer cuidado redobrado para que nenhum o machuque, principalmente a parte das pernas. Por isso é muito importante o uso da caneleira para protegê-las. A pouca parte de cerrado que tinha era apenas a de mata ciliar (vegetação localizadas as margens dos rios), densa, porém transponível com certa dificuldade.

Sempre as etapas do CAMBOR são realizadas em três dias: o primeiro é o revezamento (3,5 Km) composto de três atletas por equipe; o segundo é de percuso médio de 6,4 Km (individual); o terceiro é o de percurso longo de 7,4 Km (individual) (distâncias da minha categoria H35A). Ganha quem melhor pontuar na soma da classificação do percurso médio e longo.
O CAMBOR é muito disputado e organizado. Essa etapa teve a participação aproximada de 550 pessoas, entre homens, mulheres e crianças de quase todos os estados brasileiros.
A orientação no Brasil é altamente organizada com federações e clubes que realizam seus campeonatos estaduais e a Confederação Brasileira de Orientação (CBO), com sede em Santa Maria - RS, que regula o esporte.
A orientação já é considerada modalidade Olímpica, por atender a todas as exigências do Comitê Olimípico Internacional (COI) e é, segundo os mais entendidos, por uma questão de tempo a orientação entrar para o super seleto grupo de esportes que fazem parte das Olimpíadas.
Gosto de participar do CAMBOR por várias razões, entre elas: orientação é o esporte da minha vida; conhecer novos lugares, pessoas, culturas, ver as novidades em regras, materiais do esporte e uniformes e me divertir.
Em Uberlândia não foi diferente. Do clube que faço parte - Clube de Orientação Tiradentes (COTi), estavamos em 20 pessoas no mesmo hotel e tivemos muitos momentos de descontração e convivência com as diferenças, que sempre se afloram quando um grupo assim se junta.
Uberlândia, para mim, não era uma cidade totalmente desconhecida, pois sou nascido de ali perto (Ituiutaba) e meus pais sempre nos levavam para visitar parentes por lá e outros passeios.
Em 2009 as etapas do XI Campeonato Brasileiro de Orientação serão realizadas em: Guarapuava (PR), São João Del Rei (MG) e Santa Cruz do Sul (RS). Assim, temhos muitos lugares, pessoas, culturas para conhecer e para conviver
Na oportunidade, convido a você cara leitora, caro leitor a vir conhecer e participar do melhor esporte que o ser humano já viu e pratica.

Obrigado pela atenção!
Seja feliz com todos...
Até breve!

Um comentário:

  1. hola¡¡¡soy ismael ya e visto tu blog si juegas en primera division k sea en el madrdid si tienes msn agergame k el mio es ismbeni20@hotmail.com weno xaoooo de ismael voy a poner anonimo pork no se como se pone mi nombbre pero soy yo en ismael xaoo abrasos


    roberto

    ResponderExcluir