domingo, 18 de setembro de 2011

SÓ O TEMPO É NOSSO

"Podes me indicar alguém que dê valor ao seu tempo, valorize o seu dia, entenda que se morre diariamente? Nisso, pois, falhamos: pensamos que a morte é coisa do futuro, mas parte dela já é coisa do passado. Qualquer tempo que já passou pertence à morte."
"Então, caro Lucílio, procura fazer aquilo que me escreves: aproveita todas as horas; serás menos dependente do amanhã, se te lançares ao presente. Enquanto adiamos, a vida se vai. Todas as coisas, Lucílio, nos são alheias, só o tempo é nosso."


Trecho da carta I, "Da economia do tempo." 15p
Aprendendo a viver, Sêneca. Porto Alegre, RS : L&PM, 2011.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

BENÇÃO CELTA


Que o caminho venha ao teu encontro.

Que o vento sempre sopre às tuas costas
e a chuva caia suave sobre teus campos.

E até que voltemos a nos encontrar,
que Deus te sustente suavemente na  palma de sua mão.

Que vivas todo o tempo que quiseres
e que sempre possas viver plenamente.

Lembra sempre de esquecer as coisas que te entristeceram,
porém nunca esqueças de lembrar aquelas que te alegraram.

Lembra sempre de esquecer os amigos que se revelaram falsos,
porém nunca esqueças de lembrar aqueles que permaneceram fiéis

Lembra sempre de esquecer os problemas que já passaram,
porém nunca esqueças de lembrar as bênçãos de cada dia.

Que o dia mais triste de teu futuro
não seja pior que o dia mais feliz de teu passado.

Que o teto nunca caia sobre ti
e que os amigos reunidos debaixo dele nunca partam.

Que sempre tenhas palavras cálidas em um anoitecer frio,
uma lua cheia em uma noite escura,
e que o caminho sempre se abra à tua porta

Que vivas cem anos, com um ano extra para arrepender-te.

Que o Senhor te guarde em sua mão, e não aperte muito seus dedos.

Que teus vizinhos te respeitem, os problemas te abandonem,
os anjos te protejam, e o céu te acolha.
E que a sorte das colinas Celtas te abrace.

Que as bênçãos de São Patrício te contemplem.

Que teus bolsos estejam pesados e teu coração leve.

Que a boa sorte te persiga, e a cada dia e
cada noite tenhas muros contra o vento,
um teto para a chuva, bebidas junto ao fogo,
risadas que consolem aqueles a quem amas,
e que teu coração se preencha com tudo o que desejas.

Que Deus esteja contigo e te abençoe,
que vejas os filhos de teus filhos,
que o infortúnio te seja breve e te deixe rico de bênçãos.

Que não conheças nada além da felicidade, deste dia em diante.

Fonte: Internet

sábado, 10 de setembro de 2011

PROCURE SEU CAMINHO

O caminho da sabedoria não é ter medo de errar. Quando alguém encontra seu caminho, precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada. 
O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. Nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos. É preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo.
Tudo que é novo incomoda. A vida nos pega desprevenidos e nos obriga a caminhar para o desconhecido, mesmo quando não queremos... Mesmo quando não precisamos. A cada momento de nossa existência temos que escolher entre um caminho e outro. 
Uma simples decisão pode afetar uma pessoa para o resto da vida. Somos responsáveis por tudo o que acontece nesse mundo. Com a força do amor, de nossa vontade, podemos mudar o nosso destino, e o destino de muita gente.


PAULO COELHO

sábado, 3 de setembro de 2011

TONTURA, FALTA DE AR, DOR DE CABEÇA

Só eu sei. Fui e voltei por entre e beiras de calçadas, ruas, estradas, rios, montanhas, trilhas e cercas. Eu queria deixar me levar mas quem me leva sou eu. Eu tenho o dom! Por que rio a vida passa, já perguntaram por ai.
Sou o terminal de coisas infelizes. Meu silêncio vale mais. Tenho valor, caráter e orgulho e só assim que eu sei viver; é meu jeito de viver. Onde eu estiver, estou. Mas sei lá por que esquinas passei. Isso não quer dizer que marcas, dores, feridas e cicatrizes não existiram ou se formaram. Nem isso e nem o meu  rosto ou a minha cabeça quente pelo sol dos meus pensamentos foram suficientes para me fazer parar. 
Respeito é bom e covardia é outra coisa. Agir de maneira instintiva e inconsequente dá poder, mas causa dor e sofrimento. Muita calma nessa hora. Na messe da vida é bom escolher o que se planta, que caminho trilhar, afinal ninguém constrói o mundo sozinho. E ele dá voltas. É nele que criamos possibilidades e as certezas do futuro. Há muitas vidas por viver. E por isso nosso corpo deve ser muito bem cuidado e não poupado, pois ele é capaz de coisas incríveis.
Dessa forma, procuro viver a minha vida como penso que ela mereça; colocando o meu ser integralmente em tudo. Sem reservas. Sem nada nas mãos, que não seja flores. Porém, ao mesmo tempo é injusto cobrar alguma coisa nesse sentido, pois cada um vive e percebe a vida como e da maneira que quer. Lembra do livre arbítrio?
Eu estou disponível para tudo e de coração aberto, para até sofrer o mal da montanha, desde que eu saiba o que é meu. É isso que me fascina inclusive quando corro. Eu por mim mesmo. Eu sei que sou eu; minha totalidade: corpo, mente e espirito. Passo a passo vencendo o horizonte, as curvas, as retas, as subidas e as descidas.
Correr é bom. O corpo aquece, o coração acelera, a pele transpira e a cabeça gira. Até inspira escrever algumas bobagens que não servem para além de mim mesmo. E vou buscar na Helen Keller uma frase que me instiga a isso: "A vida é uma ousada aventura ou não é nada". "A resposta para meu futuro se encontra fora dos limites que tracei para mim mesmo", disse alguém num livro que li e que serve para enriquecer a frase anterior.
Pensando assim, procuro e não quero desvalorizar meus próprios sonhos e acredito que minhas lutas não são desprovidas de sentido. E isso é o que não quero pra mim e muito menos pra ninguém.
E disse Amyr Klink: "Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu". Bonito, instigante, desafiadora essa fala ... neste momento acabaram as distâncias, as altitudes, o frio, o calor, a língua e as fronteiras. Basta acreditar e dar um primeiro passo. Pés na estrada e esse mundo é seu e meu, em razão de que também estarei nessa senda de corpo e alma.