terça-feira, 6 de maio de 2008

O PODER DA IMAGEM

Já dizia o ditado popular “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. …o corpo, segundo os especialistas em comunicação não verbal, fala uma linguagem que é mais sincera do que as palavras. Através do nosso olhar, da nossa postura corporal, dos nossos gestos o nosso corpo transmite muito mais do que através de meras palavras, pois esses elementos ajudam o interlocutor a configurar a identidade da pessoa que está diante de si.
Queiramos ou não, ao observarmos a aparência de uma pessoa retiramos imediatamente uma gama de informações ou impressões significativas: sexo, idade, raça, nível sócio-econômico e outras. Da mesma forma, diversas emoções e sentimentos podem ser projetados ou inspirados nesta imagem: simpatia, antipatia, desejo, aconchego, rejeição e outros.

Assim, as empresas procuram sempre associar seu produto, apresentado a propaganda, a imagem de uma personalidade. Essa propaganda ou imagem viajam via tecnologia moderna para qualquer parte do planeta, em segundos.

Segundo Christiane Fraga, tudo que se relaciona à imagem de alguém pode ser difundido e assimilado muito rapidamente. Então, nesta busca por sucesso e lucro, levada a cabo por grandes e ambiciosas campanhas de estilistas renomados e marcas influentes, é preciso que as celebridades tenham cuidado com o que fazem, com o que dizem e como isto será interpretado pelos futuros consumidores do produto. Para tanto, muitos contam com assessores de imprensa e consultores de estilo, que agem como construtores e mantenedores da imagem perfeita e desejada.

Ronaldo, o Fenômeno, no auge de sua carreira teve seu nome associado ao sucesso, a superação, a vitória. Só para citar alguns prêmios: Melhor Jogador do Mundo, FIFA, 1996, 1997 e 2002. Melhor Jogador do Mundo, revista Wold Soccer, 1996 e 1997; Melhor da Europa (Troféu Bola de Ouro), 1997; Campeão do Mundial pelo Brasil e 1994 e 2002.

Britney Spears, já vendeu 80 milhões de álbuns em todo o mundo. Sendo a única cantora a ter seus cinco álbuns entre o top 5 na parada da Billboard e ainda a mais jovem cantora, aos 21 anos, a ganhar uma estrela na Calçada da Fama.

Pois bem! Ronaldo, segundo O Globo, OFuxico, G1, Folha, teve o rompimento do seu contrato com a Operadora TIM, com base numa cláusula que prevê a rescisão caso o contratado se envolva em fatos que possam gerar imagem negativa à marca.

Britney Spears já ficou careca, foi internada em uma clínica de reabilitação, em que passou por um conturbado fim de casamento, deu vexame ao vivo e em cadeia nacional (no Video Music Awards) perdeu a guarda dos filhos e quem controla suas contas é seu pai, que contabiliza um prejuizo de mais de 100 milhões de reais desde 2007, quando vem pagando tratamentos médicos, custas judiciais e outros.
O MEU COMENTÁRIO: Estes exemplos só vêm provar como imagem pessoal e profissional caminham juntas. Torço sempre para o sucesso dessas pessoas, como faço pelo Maradona, pois essas persalidades poder salvar ou destruir toda uma geração.
Obrigado pela atenção ....
Seja Feliz!
Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário