quarta-feira, 7 de maio de 2008

VIDA MODERNA

Nas incertezas de seu caminho, o homem é o único ser terrestre que trabalha e sabe que um dia vai morrer. Porém, não sabe: o dia, a hora, o local e como vai morrer, não é verdade?
No entanto, ele sabe que algumas razões são anunciadas todos os dias de sua vida e que o desejável é a adoção de um comportamento preventivo, ou seja, hábitos e atitudes voltadas para a preservação de sua integridade ou manutenção de sua saúde, como: usar o cinto de segurança, preservar o meio ambiente, fazer uso de uma alimentação saudável e praticar atividade física cotidianamente, correto?
Estudos recentes tem aberto janelas nos rigores dos programas de condicionamento físico para desmestificar certos principios dados como absolutos, pois não atendem mais aos interesses e necessidades de uma sociedade em que a tecnologia permeia quase tudo que um individuo vai realizar no seu dia-a-dia, não é mesmo?
Quem diria que caminhar, que é a forma mais natural dos movimentos humanos, sería o grande trunfo do mais fujão da atividade física. Caminhar é de esforço moderado, é acessível à grande maioria das pessoas, é simples, seguro, barato e realizável em qualquer horário e local.
O hábito de caminhar, seja de forma utilitária (locomoção ou tarefas domésticas) ou como atividade de lazer, proporciona vários benefícios à saúde, por exemplo: traz benefícios ao sistema circulatório em geral, ajuda no controle do peso corporal, colabora no controle da pressão arterial moderada, ajuda na preservação da massa óssea e na função dos músculos e articulações.
Mas o que isso quer dizer na prática: Caminhe, caminhe, caminhe ... vá a pé na panificadora, vá a pé (se possível) ao trabalho, vá a pé a escola. Acumule o maior número de passos por dia. Use as escadas, desça antes do seu ponto de ônibus, realize sua tarefa de casa ...
Assim, faça uso do bom senso, da sensatez, do discernimento que é próprio do ser humano para, então, cuidar de sua saúde enquanto pode. Consciência todos temos, o que se faz necessário, nesse momento, é a mudança de comportamento.
Assim, vá caminhar, pois, como disse a algumas professoras da escola que trabalho, que caminhar é um momento de descanso que traz satisfação, aumenta a auto-estima e melhora a sua auto-imagem, quer mais?
Então, vá caminhar ... e pode me chamar para ir junto ...
Obrigado pela atenção..
Seja feliz!
Até breve....

Nenhum comentário:

Postar um comentário