quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

VOLTA ÀS AULAS


Na segunda-feira (09/02), teve início o ano letivo de 2009. As férias foram maravilhosas, mas é muito bom estar de volta às aulas. Como tenho atuado na regência de 5ª série, os recebo "novinhos" em folha; zero km; sem vícios e com grande ansiedade e expectativa pelas aulas; se sentem bem mais velhos e maiores que realmente são.
As séries finais do ensino fundamental, é uma nova etapa que se inicia em suas curtas vidas de aluno. É de fato, também, o seu segundo momento de ruptura; sendo o primeiro quando deixou o seio de seu lar para ir para o maternal, creche, pré-escola ou direto para a 1ª série. Nesta nova fase escolar, deixam de ter a atenção de um (a) único (a) professor (a) - a tia ou o tio - que era somente por eles de uma turma, para depararem com uma diversidade maior de colegas, professores, matérias, livros, cadernos e, finalmente, das canetas esferográficas.
Aqui no Santos Dumont as salas de aula são ambientes. Assim, são os alunos que mudam de sala, o que é outra inovação no mundo deles. No momento da troca de salas boa parte deles querem sair correndo para chegar primeiro na sala seguinte e ocupar as carteiras da frente, ou seja, aquelas que ficam mais próximas ao professor.
A primeira aula é para todo o ano. É nela que, normalmente, se estabelece e compartilha as regras e normas da matéria e da escola. No entanto, prefiro no decorrer da primeira semana ir pincelando. De acordo com o que observo vou devagarinho colocando, discutindo e até impondo algumas regras muito úteis para o bom andamento e convivio durante as aulas de Educação Física, como: uniforme, unhas aparadas, higiêne, cuidado com o material, respeito e cooperação para com o professor e colegas, horários, trabalhos e deveres de casa, jogos, adereços e penduricalhos, preguiça e, por último, o conteúdo que estaremos desenvolvendo nas aulas.
Os alunos da 5ª série são, em sua maioria, cheios de energia e disposição. Topam realmente as brincadeiras e os jogos propostos pelo professor (e os seus próprios, ainda), facilitando o ensino e a aprendizagem dos conteúdos dos esportes. No entanto, dobra a responsabilidade do professor, pois se a criança não se sentir (entre outros fatores, claro! ), neste momento, estimulada de maneira prazeirosa a prática regular de atividade física teremos ai, mais fujões das aulas de educação física e mais um candidato a fila dos hospitais por doenças que poderiam ser prevenidas ou evitadas, pela simples adoção de um estilo de vida saudável, que devería ter sido adquirido quando ainda criança. Não é mesmo adultos?



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