sábado, 28 de fevereiro de 2009

AGORA SIM

No Brasil, não é de todo estranho, ouvir ou dizer que o ano novo só inicia após o carnaval, não é mesmo?
E isso é senso comum, mito ou lenda, mas tudo, quer queira ou não, só se deslancha após o carnaval.
Vejamos alguns casos: os lojas fazem ou concluem as promoções; o congresso inicia os trabalhos; ocorre o anúncio de pacates e liberação de verbas; alguns alunos só voltam às aulas após o carnaval; é tempo de inicar as dietas e as atividades físicas; é o momento de ir a procura de emprego ou fechar negócios; é após o carnaval que muitas das novas coleções chegam as lojas. Na tv isso também ocorre com o laçamento de programas e o retorno de outros. No esporte, ocorre a estréia de jogadores, técnicos e, até, de novos uniformes e patrocinadores.
No entanto, imagino que não se deva encarar isso como algo negativo ou perda de tempo mas como estratégias, conscientes ou não, que para serem bem sucedidas requerem o momento adequado, ou seja, aquele em que as pessoas passam a focar na sua agenda da normalidade e com um ânimo renovado.
Agora sim.


X

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

TUM DO MEU BRASIL


Acorda rio!
Amazonas inteiro! Yulcayali, Negro, Solimões...tão Amazonas
Imenso coração
Veia aorta da poesia
Canção em prosa
Samba, Rock, Olodum, Bahia
Ah! Maravilha de Costa Atlântica
Fauna, flora , ativa
No silêncio da terra
O tesouro das pedras
Alegria, energia de um povo
Mestiço, bonito, mulato, brasileiro
O Brasil é um pandeiro
Sons e cores carnaval
Prosa e verso
Rio, matas e colinas
Folclore do povo e
Bumba meu boi, folia de Reis
Deus é brasileiro!
Acredite.
Minas Gerais, Goiás, Recife de corais
Entre as pernas das moças lindas !
Cidades históricas escondidas
Cada canto do país uma canção
Um dialeto, um povo diferente
É Brasil, fico contente
Ser brasileiro e Mineiro uai!
Tantas histórias neste país tão grande
Emoção e glória é o coração pulsar
É o tum que bate no tambor
E o meu coração rebate
De emoção ´
É o amor ...

Por:
Angélica Maria Fernandes Corrêa


Premiado no INATE (Instituto Macional de Telecomunicações em Santa Rita do Sapucaí-MG)

Fonte: http://www.latinoamericano.jor.br/cultura_pop_poesia_1.html

Imagem: Lago Corumbá - GO - Arquivo pessoal.


x

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CALENDÁRIO DA CBO PARA 2009



Calendário de eventos da Confederação Brasileira de Orientação (CBO), para o ano de 2009.

  • 20 a 22 de março de 2009:
    Copa das Federações
    Organização: Cobra Clube de Orientação (CCO)
    Guaraniaçu - PR
  • 1 a 3 de maio de 2009:
    I Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação (CamBOr)
    Organização: Clube de Orientação Lobo Bravo (COLB)
    Guarapuava - PR
  • 24 a 26 de de julho de 2009:
    II Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação (CamBOr)
    Organização: Clube de Orientação Serra do Lenheiro (COSELE)
    Barroso - MG
  • 29 a 30 de agosto de 2009:
    I Etapa do Circuito Brasileiro de Orientação na Praia
    Organização: Clube de Orientação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COUFRJ)
    Grumari - RJ
  • 10 a 13 de setembro de 2009:
    Campeonato Estudantil Universitário de Orientação
    Organização: Clube de Orientação do Colégio Militar de Belo Horizonte (COCMBH)
    Belo Horizonte - MG
  • 9 a 12 de outubro de 2009:
    Copa dos Países Latinos de Orientação
    Organização: Clube de Orientação de Santa Cruz do Sul (COSC)
    Santa Cruz do Sul - RS
  • 10 a 13 de de outubro de 2009:
    III Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação (CamBOr)
    Organização: Clube de Orientação de Santa Cruz do Sul (COSC)
    Santa Cruz do Sul - RS
  • 16 a 21 de novembro de 2009:
    5 Dias de Orientação do Brasil
    Organização: Clube de Orientação da Fronteira (COFRON)
    Santana do Livramento - RS
  • 11 a 13 de dezembro de 2009:
    Campeonato Sul-Americano de Orientação
    Organização: Cobra Clube de Orientação (CCO)
    Cascavel - PR

  • É BOM SABER: O calendário, de modo geral, é uma previsão de datas, ou seja, elas podem sofrer alguma alteração que, normalmente, são divulgadas antecipadamente nos boletins do evento.

    Fonte:www.cbo.org.br


    x

    domingo, 15 de fevereiro de 2009

    NÃO SEI


    Não saber não é de todo feio. Desta forma, naturalmente, imagina-se que dizer "não sei" é fácil e que pode ser dito de várias maneiras. Todavia, o ideal não é só dizer "não sei". Dizê-lo de forma abrupta, inconsequênte e como fuga do assunto, não é de todo agradável para ambos, concorda?
    Com certeza, a melhor é aquela em que se demonstra juízo, prudência e equilíbrio, de maneira que deixamos a pessoa que questiona satisfeita. Sería como se tivesse respondido realmente a pergunta que lhe foi dirigida, ou seja, a arguinte até lhe ficaría solidária tamanho convencimento e coerência com a resposta, não é mesmo?

    Veja a seguir, "dez maneiras de dizer não sei de maneira inteligente", cujo autor desconheço, confira:

    1. Desconheço o termo em questão.
    2. Ignoro o paradeiro dessa pessoa em particular.
    3. Não tenho uma resposta apropriada para isso.
    4. Poderia instruir no aspecto que acaba de mencionar?
    5. Meus conhecimentos não abrangem essa determinada área.
    6. Ignoro o fim ou meta de tal processo.
    7. Não tive a vontade de conhecer esse lugar.
    8. Este aspecto é totalmente alheio a minha pessoa.
    9. Isso é algo que eu gostaria de saber tanto como você.
    10. Falar a verdade fico até envergonhado de falar algo na frente de quem entende tanto do assunto.



    Imagem:http://4.bp.blogspot.com/_jk8ZdEzaOvw/SWLqxBiba2I/AAAAAAAAAeI/5uaqPrw75L4/s320/interrogacao.jpg

    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

    VOLTA ÀS AULAS


    Na segunda-feira (09/02), teve início o ano letivo de 2009. As férias foram maravilhosas, mas é muito bom estar de volta às aulas. Como tenho atuado na regência de 5ª série, os recebo "novinhos" em folha; zero km; sem vícios e com grande ansiedade e expectativa pelas aulas; se sentem bem mais velhos e maiores que realmente são.
    As séries finais do ensino fundamental, é uma nova etapa que se inicia em suas curtas vidas de aluno. É de fato, também, o seu segundo momento de ruptura; sendo o primeiro quando deixou o seio de seu lar para ir para o maternal, creche, pré-escola ou direto para a 1ª série. Nesta nova fase escolar, deixam de ter a atenção de um (a) único (a) professor (a) - a tia ou o tio - que era somente por eles de uma turma, para depararem com uma diversidade maior de colegas, professores, matérias, livros, cadernos e, finalmente, das canetas esferográficas.
    Aqui no Santos Dumont as salas de aula são ambientes. Assim, são os alunos que mudam de sala, o que é outra inovação no mundo deles. No momento da troca de salas boa parte deles querem sair correndo para chegar primeiro na sala seguinte e ocupar as carteiras da frente, ou seja, aquelas que ficam mais próximas ao professor.
    A primeira aula é para todo o ano. É nela que, normalmente, se estabelece e compartilha as regras e normas da matéria e da escola. No entanto, prefiro no decorrer da primeira semana ir pincelando. De acordo com o que observo vou devagarinho colocando, discutindo e até impondo algumas regras muito úteis para o bom andamento e convivio durante as aulas de Educação Física, como: uniforme, unhas aparadas, higiêne, cuidado com o material, respeito e cooperação para com o professor e colegas, horários, trabalhos e deveres de casa, jogos, adereços e penduricalhos, preguiça e, por último, o conteúdo que estaremos desenvolvendo nas aulas.
    Os alunos da 5ª série são, em sua maioria, cheios de energia e disposição. Topam realmente as brincadeiras e os jogos propostos pelo professor (e os seus próprios, ainda), facilitando o ensino e a aprendizagem dos conteúdos dos esportes. No entanto, dobra a responsabilidade do professor, pois se a criança não se sentir (entre outros fatores, claro! ), neste momento, estimulada de maneira prazeirosa a prática regular de atividade física teremos ai, mais fujões das aulas de educação física e mais um candidato a fila dos hospitais por doenças que poderiam ser prevenidas ou evitadas, pela simples adoção de um estilo de vida saudável, que devería ter sido adquirido quando ainda criança. Não é mesmo adultos?



    x

    quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

    CHORAR JUNTOS


    "Não há nada que mais estreite dois corações do que haverem chorado juntos".

    JEAN-JACQUES ROUSSEAU
    Filósofo, escritor e Compositor autodidata Suiço
    *1712 +1778




    Imagem: http://www.unc.edu/~ritchie/folio/crying.jpg