terça-feira, 11 de outubro de 2011

CACHOEIRA DO BISNAU E SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO BISNAu

Data: 12/10/2011 - Quarta-feira
Local de Encontro em Brasília: Posto Flamingo
Horário de Encontro em Brasília: 07:30
Local de Encontro em Formosa: Lagoa Feia
Horário de Encontro em Formosa: 09:00
Horário de Retorno: 14 horas para aproveitarmos o peixe na telha de Formosa

O Sítio Arqueológico do Bisnau é indicado para quem não tem muito fôlego, e mesmo assim não dispensa aventura, a visita ao Sítio arqueológico do Bisnau é promovida de caminhadas leves.
A região conta com indescritíveis figuras em suas formações rochosas – são mais de 29 sítios arqueológicos nas imediações. Neles encontram-se sinais gráficos em pedras que vão desde escavações rupestres de baixo - relevo a pinturas monocrômicas. O local esconde grandes segredos dos nossos antepassados, garantem os guias.

Com o caminho fresco na cabeça, pode-se ir à Cachoeira do Bisnau, a 130 km de Brasília, localizada no distrito de Bezerra, no município de Formosa-GO. Uma cachoeira encrustada em mata fechada, rara no cerrado.

Características:
Rústico. Da sede da fazenda à parte de cima da cachoeira é aproximadamente 1 km, que pode ser tranquilamente feito por veículo 4×2. O responsável pela propriedade é o Sr Gil. Para quem não quer se esforçar, é um prato cheio, pois o estacionamento da cachoeira é ao lado dos laguinhos para banho. Próximo ao estacionamento há 1 banheiro e mesas rústicas para refeições.
No entanto, para visualizar a cachoeira de frente é necessário descer uma trilha pelo lado direito do rio, com nível de dificuldade alto em alguns pontos de barranco. A descida leva em torno de 30 minutos. De Brasília, vá em direção à saída norte ( Sobradinho ) para pegar a BR-020 ( Brasília x Fortaleza ). Siga em direção à Formosa. Após Formosa, continue pela BR-020 e passe pelo Distrito de Bezerra ( quebra-molas ). Aproximadamente 10 km após Bezerra, haverá ao lado direito da pista 2 pamonharias. Esta é a entrada para o Bisnau.
A partir da Pamonharia, pegue a única estrada de chão que sai entre as 2 pamonharias. Após o segundo mata-burro haverá uma estrada à esquerda, em direção a um vale que pode ser visualizado de longe.
Pegue a entrada, ande por uns 300 metros e haverá uma bifurcação.
Pegue para a direita e após uns 200 metros observe um muro de pedras à esquerda. Logo a frente estará a sede da fazenda administrada pelo Senhor Gil. Pague R$10,00 e ele abrirá a porteira para o caminho de carro até a cachoeira. Não há dificuldades nesse trecho, apenas uma porteira quase quebrada que deve ser mantida fechada.

O que faremos: 

Visitaremos o Sítio Arqueológico do Bisnau e depois iremos à Cachoeira do Bisnau até a parte de baixo. No final, se o pessoal topar iremos comer o tradicional peixe na telha de Formosa

O que levar:
Roupa de trilha: calça tectel, camisa, tênis, boné, repelente, filtro solar e capa de chuva (se chover)
lanche: barra de cereal, sanduíches leves, fruta, isotônico, castanhas e muuuuiiita água

Nível de dificuldade: 

Médio em consideração que o terreno perto da cachoeira é escorregadio e a subida de volta é íngreme (desnível de aproximadamente 130 metros)

Quanto custa: 

Reservar 20 reais para entrar na cachoeira, 30 para rachar gasolina e 50 para o peixe na telha.




Fonte: e-mail informativo, que circula na lista de discussão do Grupo Caminhada de Brasília. Atividade proposta por Clarinha, em 29/09/2011.

Um comentário:

  1. Olá, tenho interesse em visitar o local. Queria entrar em contato antes com o sr. Gil, por acaso tem o contato dele? Obrigado!

    ResponderExcluir