quinta-feira, 21 de maio de 2009

LER NÃO É TÃO NATURAL COMO SE IMAGINA


Não querendo que fiquem parado, vendo o mundo passar. Nesta semana encomendei aos meus alunos que colhessem recortes de jornais, revistas ou imprimisse da Internet, reportagens que tratassem do mundo esportivo. Reportagens que falasse da bola, de um campo de futebol, de uma quadra, da arbitragem, de um esporte, de um campeonato, da torcida, de um jogo, enfim qualquer assunto ligado a área esportiva.
A partir dai, solicitei que respondessem a um roteiro que aborda desde os créditos da notícia até o que descobriu ao le-la, ou que lição dali poderia ser tirada para servir para sua vida.
Um dos meus objetivos era que os alunos tivessem um contato maior com o rico universo da notícia esportiva, pois são milhares os clubes de futebol; uma infinidade de modalidades esportivas; dezenas de campeonatos, taças, copas e mundiais, por todo o mundo.
É também enorme o número de pessoas que escrevem sobre o assunto e meios de comunicação que as veiculam. São análises, tabelas, críticas ou simplesmente informação.

No entanto, o objetivo maior desta tarefa é a de incentivar a leitura. De maneira atenciosa, os alunos ao realizar a leitura da reportagem, que selecionou, respondem ao roteiro e assim um possível interesse pode ser despertado para esse fim.
Ler não é tão natural como se imagina, já que para faze-lo é preciso ser alfabetizado, não importando onde isso ocorra. Portanto, essa é uma tarefa de todos nós educadores ou não.
Assm, daqui para frente meu projeto, nas aulas teóricas de Educação Física, é inunda-los de atividades que envolvam a leitura, a interpretação, a comparação, etc. dos mais diversos textos e midias com o intuito de incentivar a leitura.

Nesta oportunidade, venho parafrasear a campanha de incentivo à leitura canadense: "Quando a criança não lê, a imaginação desaparece". E imaginação, para o bem comum, nunca é demais.



Imagem: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário