terça-feira, 30 de junho de 2009

DESFILE ESCOLAR


Desfile escolar é um evento que muitos de nós já participamos, quando em idade escolar. O envolvimento da escola era geral. Era bem interessante a participação. Havia ensaios com a bandinha da escola. O bumbo era o principal instrumento, pois marcava o passo dos alunos no desfile. Ficava bem igualzinho os passos dos alunos. Parecia soldados mirins.
Os alunos levavam bem a sério. Representar a escola no desfile de 7 de setembro e de aniversário da cidade, era a glória. A cidade ia ao delírio. As calçadas eram lotadas. Todo mundo querendo ver seus filhos, colegas, amigos, primos, sobrinhos naquele desfile. Era o ponto alto das comemorações.
Os alunos, todos uniformizadinhos de camisa branca, calça azul marinho ou saia de prega, para as meninas. O bom, era depois contar a aventura da participação naquele momento cívico.
Hoje as coisas estão muito mudadas. Não temos mais aquela bandinha. Ensaio, só no dia. Não há tanto entusiasmo da maioria da escola, das autoridades e muito menos da cidade. É colocado muitas dificuldades nas coisas. Prefiro nem enumerar cada uma para não ter que rebate-las.
Contudo, no sábado (27/06), teve um desfile escolar aqui na nossa cidade. Comemoramos 19º aniversário de Santa Maria. Cada escola mostrou seus projetos de trabalho. O Santos Dumont, disse a razão de seu sucesso nas avaliações em que tem sido submetido, como: disciplina, compromisso dos professores, valores cívicos e culturais, dedicação e conhecimentos significativos. No seu realese, disse, os projetos que desenvolve, como xadrez, PROERD, Ciência em Foco, processo de alfabetizção focada no mundo infantil e outros.
Na oportunidade, não deixou de divulgar a sua tradicional festa junina, que reune a comunidade escolar, vizinhos e convidados mostrando a força que tem junto a todos os segmentos de Santa Maria.
Agora civismo mesmo, já foi o tempo que ocorria nos desfiles.



Imagem: Arquivo pessoal do desfile de aniversário de Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário