domingo, 12 de julho de 2009

DIA MUNDIAL DO ROCK N' ROLL

13 de julho é dedicado a comemoração do Dia Mundial do Rock. Esse dia foi instituido em 1985, quando foi realizado o concerto Live Aid em benefício das vítimas da fome na Etiópia. Esse evento aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra), reunindo nomes como Black Sabbath, Mick Jagger, David Bowie, Queen, Bob Dylan, The Who e Phil Collins, entre outros. O festival de rock teve como protagonista na organização o não menos admirado no mundo da música o Bob Geldof que contou com a colaboração do guitarrista Midge Ure.
Roqueiros de todo o mundo vão tocar as músicas de suas bandas favoritas no último volume para festejar a data. Considera-se os anos 50 como marco inicial do rock. Bill Halley, Chuck Berry e Little Richard, são considerados os precursores do ritmo. Mas Elvis Presley foi quem massificou o estilo comercialmente agradando os jovens com suas baladas frenéticas cheia de trejeitos e balançados. Assim, foi idolatrado e chamado de o "Rei do Rock".
The Beatles, The Rolling Stone, Led Zeppelin, David Bowie, Queen, Iron Maiden, Metallica, e muitos outros fizeram a lista crescer de bandas e de fãs por todo o mundo.
Abaixo, assista a um vídeo que conta, por meio de fotos e música, um pouquinho dessa bela história.







Imagem: Internet

Um comentário:

  1. Dia 13 de julho sempre foi especial pra mim.
    Pena que nesse dia 13 eu passei doente na cama sem poder ouvir minhas músicas queridas...
    Mas, pra mim, a data é importante. E foi legal ler esse texto.

    Me fez lembrar dois ótimos filmes que tratam de Rock n' Roll. Assista a "Quase Famosos" e "Escola de Rock", são ótimos!

    ResponderExcluir