segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ADOLESCÊNCIA E A GRIPE SUINA

Em clima de expectativa retornamos às aulas, para a conclusão do ano letivo. A estratégia adotada pela Secretaria de Educação em adiar em uma semana a volta às aulas, encaro como uma medida que foi prudente e adequada a esta situação de crise.
Inicialmente, com o curto período incubatório do vírus, tornou possível o estanque da disseminação do vírus no ambien
te escolar, em razão de que muitos alunos, professores, servidores viajaram ou tiveram contato com pessoas que não se tem contato constantemente ou que nunca o teríam.
Nesse período, o governo adquiriu álcool em gel, sabão, papel toalha e outros insumos para serem utilizados na nossa higiene pessoal e de materiais escolares.

Hoje, no Santos Dumont, foi um dia de pauta diferenciada para o início de aulas. Ao invés de boas vindas, explanação de conteúdos, avaliações, somente. Dedicamos, neste primeiro, dia a repassarmos as orientações oriundas da Secretaria de Saúde, no que refere a Inflenza A (H1N1), ou seja, a gripe suina, para os nossos alunos.
O adolescente, tem por característica que lhe é própria, a interação, entre eles, com muito contato corporal. Andar de mãos dadas, abraçados, beijinhos, namoricos, selinhos e, ainda, sem cerimônias compartilhar o pirulito, o refrigerante, o alimento, o batom, a escova de cabelo e até roupas; é o que mais podemos observar no comportamento dos adolescentes. O que são, na verdade, neste momento em que passa a humanidade, todos comportamentos de risco, para aquisição da gripe de forma direta.

Diante disso, a escola pode ser um dos melhores locais para espalhar o vírus. Também é o local mais adequado para orientar sobre a adoção de medidas, no nosso cotidiano; convivendo em meio a um aglomerado de pessoas e daqueles que se tem apreço e coleguismo, para que se evite o nosso contágio e dos outros.
É certo que não será um período muito fácil para o adolescente mais consciente, de fato. O importante é não deixar a peteca cair. Os adolescentes deverão abrir mão, neste conturbado momento para a saúde das pessoas; serem mais comedidos nos seus atos e atitudes com relação aos seus pares e professores sem, no entanto, perder a ternura, para que se evite ao máximo que esta pandemia se espalhe ainda mais. Sem sombra de dúvidas, porém, que todos somos suscetíveis a esta moléstia e potenciais a gentes de contaminação.


Para saber mais sobre a Influenza A (H1N1), click aqui
Imagem tirada da Internet

Um comentário:

  1. Esta gripe está me preocupando por aqui.Estamos adotando medidas para prevenção.
    E, os adolescentes vão ter que se conter um pouco nestas manifestações e interações. rsrsrs
    Bjs amigo e bom trabalho aí!

    ResponderExcluir