segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A CONCLUSÃO DO SEMINÁRIO


Provocados por uma circular que propala uma mudança no turno da realização das aulas de Educação Física nas escolas públicas do Distrito Federal, o SINPRO, Secretaria Distrital do CBCE, EXNEEF, SINPROEP e a Faculdade de Educação Física da UnB se dignaram em realizar o I Seminário de Educação Física Escolar do SINPRO-DF.
Nos últimos 10 anos, quando da retomada do governo por forças conservadoras, poucas iniciativas fizeram com que tantos professores de EduFis se encontrassem para discutir seus assuntos. Desse modo, foi benéfico a provocação da SEE, pois foi possível discutir a circular e apontar a direção que queremos tomar de agora em diante.

Propor alternativas ao desmonte da interdicipliaridade no meio escolar; ao desmonte da inclusão de todos dos alunos a prática da atividade física NA ESCOLA e ao desmonte da educação física como espaço de aprendizagem de conteúdos como qualquer outro componente curricular, foi a parte central do encontro.

No seminário, a partir do desmiuçar da circular e suas diretrizes, foi demonstrado deturpações nas concepções de Educação Física Escolar adotadas.
Como disciplina do núcleo comum a EduFis se presta a uma prática pensanda, refletida e que garante acervo a conhecimentos distintos a esportivização e a especialização promovida, quando o aluno se matricula em clube ou é ministrada por um técnico, em razão de que deixa de ser atividade escolar para ser treinamento desportivo, o que é o desejo evidente no documento.

Adicionado a esses equivocos, o teor do documento coloca facilidades e diz que as escolas são perfeitas e que só não desenvolvem suas atribuições no que se refere a EduFis em razão de não quererem, pois elas possuem recursos para destinação a melhoria da estrutura (quadras, vestiários, bebedouros) e para aquisição de materiais para as aulas; e outra, dispõe facilidades aos alunos, pintando um DF sem contradições em que eles e suas famílias vivem em função das atividades escolares, deixando de lado seus interesses e necessidades além do cotidiano escolar. O que não coaduna com a realidade das escolas e sua comunidade escolar.

O seminário contou com a participação dos Professores Doutores Lino Castellani Filho (UNICAMP e UnB) e Marcílio Souza Júnior (UFPE), que dividiram suas experiências, debateram e problematizaram as diretrizes da SEE, a síntese dos GTTs e das oficinas temáticas. Não para menos, deixa um legado de ser o espaço de discussão de assuntos pertinentes e afetos a Educação Física Escolar de uma categoria aguerrida e que almeja uma educação verdadeiramente democrática e de qualidade para todas e todos.


Imagem: Autógrafo do Livro "Os Jogos de Minha Escola", pelo autor Lino Castellani Filho, anotações e folder do evento.
Arquivo pessoal.

Um comentário: