quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

E ENTÃO, QUEM PASSOU ...

Passados duzentos dias letivos, amanhã (16/12) é o dia de dar o resultado final para os alunos e, principalmente, aos pais mais desavisados, pois aqueles que acompanharam seus filhos sabem bem o que vai ser divulgado pelos professores.
Fim do ano escolar é sempre a mesma estória: alegrias, tristezas, risadas e chororos. Professores muito atarefados é o que não falta. Planejamento e aplicação das provas finais e de recuperação. É o apagar das luzes; o salve quem puder.
O preenchimento de diários de classe é o mais trabalhoso, pois possui muitos detalhes e requer uma série de cuidados para que não se erre em demasia.
No entanto, isso é o de menos. O pior esta por vir. É nesse período que muitos alunos se dão conta de que aquela tarefa que ele não fez, o pouco estudo para as provas, a pouca participação nas aulas, a falta na entrega de trabalhos, entre outras coisas da rotina escolar, estão fazendo falta para se ter a nota mínima para galgar a série seguinte.
Também, acontece nesses dias finais, nas últimas horas, para ser mais preciso, que muitos pais, absortos nos seus afazeres, como um toque de fadas, como um estalar de dedos se lembram que tem filhos na escola e que o ano acabou. Eles que passaram o ano acreditando que seus filhos são dignos de toda confiança e que na escola podem se virar sozinhos com seus afazeres escolares os deixam a mercê de suas vontades.
No entanto, é como diz velhos ditados populares: "é de menino que se torce o pepino"; "a oportunidade é que faz o ladrão". Sem controle algum, por parte dos familiares, que não participam da vida escolar do seu ente peguntando sobre como vai a sua vida de estudante, ou seja, sobre as tarefas, as provas, os trabalhos, reuniões, boletins, e etc. ... sem inspecionar cadernos, livros, o material escolar, a mochila e etc., simplesmente esperam, por "geração espontânea" que seu filho esteja bem na escola. É um absurdo: os pais tem o dever de participar da vida escolar de seu filho e esta na Constituição Brasileira.
Agora não tem mais jeito: é a hora da verdade. Culpar a escola que não avisou é uma desculpa estapafurdia, pois foram 200 dias de aulas ... se não é para fiscalizar o estudante será que no decorrer do ano nem por curiosidade de ver quem são os professores dele; como esta a estrutura da escola; que ensino esta sendo oferecido; quem são os colegas dele; ou mesmo se a escola ainda existe, o dignissímo responsável não se deu ao trabalho de verificar, pode?
Desta forma, esta posto o cenário para que o aluno não passe de ano. Já não é fácil dar conta daqueles alunos que tem os pais no pé, imagina nesse modelo em que o aluno se vira sozinho, não é mesmo?
No entanto, ainda bem que esses casos são uma minoria. Mas essa minoria, interfere sobremaneira na política educacional da escola, do município, do estado e do país e trás graves consequências ao aluno, à família e à sociedade, pois gera desestímulo ao estudante, atrasa os seus estudos, superlota às salas de aula e encarece o ensino.
E então, quem não foi aprovado, é hora de recolher os "cacos" e ano que vem começe tudo novamente, com responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário