quarta-feira, 29 de abril de 2009

OS INDIFERENTES


Odeio os indiferentes.

Acredito que viver

significa tomar partido.


Indiferença é apatia,

parasitismo, covardia.

Não é vida.


Por isso, abomino os indiferentes.

Desprezo os indiferentes,

também, porque me provocam

tédio as suas lamúrias

de eternos inocentes.


Vivo, sou militante.

Por isso, detesto

quem não toma partido.


Odeio os indiferentes.



ANTONIO GRAMSCI

Escritor, Filósofo, Político, Cientísta Político, Comunista, Antifacista Italiano

*1891 +1973




Fonte: Quinzena, nº 236. São Paulo, CPV, 31.08.96, p.32

http://www.espacoacademico.com.br/064/64tc_gramsci.htm
Imagem: Internet

segunda-feira, 27 de abril de 2009

É TEMPO DE DIZER PARABÉNS


Datas, datas, datas, quantas datas comemorativas existem na vida da gente, não é mesmo? Normalmente gostamos delas, pois são momentos de congraçamento, reunião e festejos. São momentos em que deixamos o formalismo costumeiro do trabalho, da escola, da igreja, do clube, etc. para voltarmos a atenção para um único objetivo, festejar! Amigos, parentes, colegas, conhecidos ou não se reuniem e se entregam ao agradável clima festeiro.
Nestes termos, reunir-se-ão, em Guarapuava - PR, orientistas de todo o Brasil para comemorar o 10º aniversário da Confederação Brasileira de Orientação (CBO), no período de 01 à 03 de maio.
Para não ser diferente, e não frustar expectativas, esta festa vai ser no seu melhor estilo. Os atletas estarão correndo em meio as florestas que cobrem o Vale Jordão, que são compostas por araucárias e erva mate e, ainda, participando dos festejos comemorativos aos 10 anos da CBO.
Minha história em brasileiros é recente e pequena. Minha primeira participação foi em 2005. Depois de Brasília, fui a Mendes (RJ), São João Del Rei (MG), Campos do Jordão (SP) e por último, aqui no meu adorado Triângulo Mineiro, Uberlândia (MG).
O bom dessas viagens, que além de uma boa turma de companhia, acabamos por conhecer muitas outros brasileiros e brasileiras; outras cidades e muitos pontos turísticos. Principalmente históricos e geográficos. Igrejas, ruas, praças, esculturas, monumentos, e até a concorrida primeira locomotiva brasileira, a Maria Fumaça, que ainda funciona e faz a ligação entre São João Del Rei e Tiradentes (MG), tive o privilégio de ser passageiro. Pude, ainda, conhecer a suntuosa e famosa Serra da Mantiqueira.
Desta forma, a orientação é um esporte completo. Além dos ganhos orgânicos, psicológicos e sociais, favorece a cultura e a reunião de pessoas em busca de um bem comum: a proteção ao meio ambiente.
Parabéns CBO pelos seus 10 anos de vida e ao Prof. Otávio, pela competente gestão frente a essa entidade, que muito enobrece o esporte e o povo brasileiro.

ORIENTAÇÃO: O esporte da natureza.


Imagem: Cartaz do evento. www.orientaparana.com.br

SHOW DO TIMÃO

quinta-feira, 23 de abril de 2009

UMA BREVE HISTÓRIA DE AMOR

Do que você precisa para contar uma história de amor?
As cores num papel e uma escola?
Árvores, folhas e do canto dos pássaros?
Uma casa, uma janela e do sol?
Que tal de um sonho e da imaginação?
Pois é, o espanhol Carlos Lascano juntou tudo isso e uma bela música; deu o sonho a uma personagem e em apenas três minutos deu vida a uma emocionante história de amor.
Aproveite!







Fonte: A SHORT LOVE STORY IN STOP MOTION from Carlos Lascano on Vimeo.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O SOL NASCE PARA TODOS


Sempre que ocorre um fim de semana prolongado por um feriado, surge alguns gananciosos, exploradores e mau intencionados empresários, economistas, parlamentares e governos, dizendo que isso "da prejuizo para a economia brasileira". O que me faz pensar ao contrário.
Gostaria de dizer para esses obtusos seres "extraterrestes" que eles mais fariam pela população se melhorassem as condições de trabalho da classe trabalhadora; aperfeiçoassem o acesso ao emprego; melhorasse os salários; minimizasse a perversidade do sistema previdenciário brasileiro e garantisse a todos o direito ao lazer, saúde, educação, habitação, transporte e a boa alimentação, segundo ao que apregoa a Constituição brasileira.

O indústria do turismo, lazer e entrenimento é uma das maiores do mundo, pois gera divisas, promove a cultura e a aproximação da população e das nações. Ela faz com que o dinheiro circule por todos os cantos do país e do mundo.
Interesse e criatividade é o que não falta. As pessoas sozinhas, em famílias ou em grupos, saem de suas casas, escolas, empresas, igrejas para passeios e excursões, para cidades ou lugares que atendam ao seu interesse, ou seja, pela religião; pela aventura; descanso; participação em competições; conhecer cidades históricas; para praia ou cidade hidrotermal.
As cidades turisticas, ficam boa parte do ano em standby e ávida pela temporada de férias, recesso ou fim de semana prolongado. É nesses momentos que seus encantos e serviços são mais usufluidos.
Não tem nenhuma fórmula mágica. Todo esse povo que viaja, necessita de pessoas para terem suas expectativas atendidas. E com este objetivo, que nas cidades surgem ou encrementam os empregos, pois hotéis, pousadas, hotéis-fazenda, bares, restaurantes, clubes, parques temáticos, cinemas, etc., precisam de ter gente nas funções de: recepcionistas, garçons, camareiras, guias de turismo, motoristas, emissores de bilhetes e passagens, cozinheiras, vigias e muitos outros profissionais.
O consumo em geral (nas localidades e estradas) de alimentos, bebidas, combustíveis e todo tipo de equipamentos e acessórios, para infinitas finalidades, são altamente requeridos. O transporte é outro item nessa cadeia de produção. Ônibus, aviões, automóveis, metrô, trens e as locações de automóveis e táxis são intensamente disputados.
É certo, porém, que nem todo mundo sai de sua cidade para uma viagem, como as citadas acima. Seja em razão de não querer ou por não possuir condição financeira para esse fim. Neste último caso, o Estado deve trazer para si a responsalidade de prover as suas cidades de espaços públicos adequados, para que sua população tenha o seu direito ao lazer atendido em sua plenitude.
O Estado para não ser omisso a esta realidade, deve construir um aparato diversificado de praças, quadras de esportes, campos de futebol, parques para camping e passeios, clubes, salões de multipla funções e garantir pessoas qualificadas para atender a essas pessoas. Deve, ainda, fornecer equipamentos e materiais necessários para usufruto dos espaços disponibilizados. Deve garantir o acesso a esses espaços, disponibilizando o transporte gratuito ou a preços módicos para todos, pois nesse momento os cidadões que pagam caros impostos, também aproveitam para visitar os familiares e amigos que moram em outra região da cidade e que muito necessitam desse transporte público.
Desta forma, aprimora-se a movimentação da economia na cidade, com a criação de empregos nos mais variados segmentos de serviços, para o atendimento a população e os envolve num coletivo para o bem comum e da cidade.


Imagem: Fazenda Jatobá - Luziânia GO - Arquivo pessoal

sábado, 18 de abril de 2009

EXCETO A ALEGRIA


"Tudo no mundo é loucura, exceto a alegria".

FREDERICO II
3º Rei da Prússia
*1712 +1786




Imagem: Anfiteatro Jardim Botânico de Brasília - Arquivo pessoal.

terça-feira, 14 de abril de 2009

A REVOLTA


"A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos."

JUAREZ TÁVORA

Militar e político Cearense
*1898 +1975




Imagem: Autor: Laerte (Internet)

sexta-feira, 10 de abril de 2009

NÃO ENTENDO


Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender.
Entender é sempre limitado.
Mas não entender pode não ter fronteiras.
Sinto que sou muito mais completa quando não entendo.
Não entender, do modo como falo, é um dom.
Não entender, mas não como um simples de espírito.
O bom é ser inteligente e não entender.
É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida.
É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice.
Só que de vez em quando vem a inquietação:
quero entender um pouco.
Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.


CLARICE LISPECTOR

Escritora Ucraniana

*1920 +1977


xImagem. Clarice Lispector. Internet.

terça-feira, 7 de abril de 2009

UM ANO NA REDE


Olá, como vai?

Obaaa!

Então um ano do Quadra de Esporte, que maravilha!
Um ano desde de que minhas idéias (que bom te-las) começaram a ganhar forma aqui neste humilde e despretencioso blog.
Jamais podería deixar de agradecer as pessoas que compartilharam comigo suas idéias nos comentários dos textos e invencionices que postei, pois serviram para o meu deleite e reflexão.
Também não posso deixar de agradecer aos fortuitos visitantes que cruzaram com o Quadra de Esporte na imensidão desse universo da Internet e aos meus queridos assíduos leitores que pude te-los aqui comigo por esse um ano.

Grande beijo!

Forte abraço
!



xImagem: Apresentação do painel: O uso das redes sociais em escolas do ensino fundamental. Arquivo pessoal.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

VIVER INTENSAMENTE É:


Corrida de Orientação é um esporte que não chega a ser nenhum "À Prova de Tudo" (Discovery Channel), que tem como protagonista o Bear Grylls, ex Força Aérea Especial britânica, mas tem seus momentos de maus bocados (chuva, lama, travessia de riachos, tropeções, fadiga, calor, etc.)
No domingo que passou (05/04) tivemos a primeira Etapa do Circuito de Orientação do DF (CODF), que ocorreu na Fazenda Taboquinha, local de terreno movimentado, vastos campos e cortada por muitos cursos d'agua.
Para ser melhor, o percurso que participei tinha 6.800 metros, em linha reta, ou seja sem contar os desvios, as voltas e o praticamente impossível de não acontecer, as perdidas; que tinha 25 pontos de controle e desnível de 180 metros.
Por várias vezes tive que atravessar riachos com água na cintura com todo o cuidado para não danificar o mapa, perder a bússola e muito menos cair, pois ai as conseguências seríam imprevisíveis; subir e descer os escorregadios barrancos, que tinham alguns metros de altura.
Com tênis encharcado e com lama, sentia a aréia dentro dele, o que me trouxe a preocupação com as bolhas que poderíam sobrevir e com isso prejudicar a conclusão da prova. O que acabou ocorrendo apenas no dedão do pé esquerdo. No entanto, sem maiores conseguências para a participação na corrida.
Para não ficar por menos, com algum tempo na pista, uma chuva começou a cair, o que foi uma delícia (para mim) e não para o mapa. O mapa deu logo o sinal de que o cuidado com ele sería imprescindível, pois começou esfarelar as beiradas. Caso fosse destruída alguma parte importante, sería impossível terminar o percurso.
Essa chuva também não foi boa para os meus óculos. Como faço uso de óculos de grau para ler o mapa e a bússola, o mesmo embassou de tal modo que ficou comprometida a leitura do mapa. Isso fez com que meu rítmo de pista diminuisse bastante e, por conseguinte, aumentasse os erros na leitura da simbologia e do traçado, trazendo uma significante perda de tempo, na procura dos pontos de controle.
Esse ambiente chuvoso e de calor é tudo que qualquer pessoa deve evitar ao praticar uma atividade física, em razão de que compromete a transpiração, ou seja, a perda de calor do corpo. É através da transpiração que perdemos calor. Com a umidade em alta a perda de calor corporal fica prejudicada e com isso diminui o rendimento na atividade física. Desta forma, esse também também influenciou o meu rendimento e, com certeza, de todos os outros atletas dessa competição.
Para ser melhor ainda, me diverti demais; senti meu coração aceleradíssimo; muito suor correndo por todo o corpo; pude colocar (talvez) meu corpo no seu limite de resistência orgânica e psiquica, pois além do esforço físico em momento algum deixei-me desesperar ou pensei em desistir. Me mantive sereno e nem tanto concentrado, pois estava ali para viver algo que gosto muito de fazer. Na pista de orientação em meio ao ambiente natural, me realizo como ser humano
. E por isso a Corrida de Orientação é o esporte da minha vida, pois me faz viver intensamente.
Além de tudo isso, pude estar com muitas pessoas que lá estiveram para participar do mais completo e melhor esporte que existe.

"ORIENTAÇÃO: O ESPORTE DA NATUREZA"




Imagem: Fazenda Taboquinha, arquivo pessoal.