terça-feira, 27 de abril de 2010

ISSO NUNCA VAI ACONTECER COMIGO

AMÉRICA DO SUL, Brasil, Centro Oeste, Planalto Central e por fim coladinha ao Distrito Federal fica a hospitaleira cidade goiana de Formosa. Limpinha, bonitinha, organizada, de mulheres bonitas e rapazes trabalhadores.
Foi bem ali pertinho da saída dessa cidade, na primeira curva entrando a direita passei quatro dias de minha vida acantonado nas instalações do 6º Grupo Astro de Lançamento de Foguetes Múltiplos para participar da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação de 2010.
E foi lá até o último dia da competição que acreditava na máxima "isso nunca vai acontecer comigo". Dessa vez aconteceu comigo. Como pode uma pessoa pegar a sinalética de outra categoria, chegar no ponto de controle e , em razão disso, achar que não é seu e ficar procurando o que já tinha encontrado. Isso aconteceu comigo.
Para não ser pouco, depois de muito tempo perdido nesse ponto de controle número um e ter descoberto a minha falha (sinalética errada) tudo ia bem até passar pela chegada com o tempo de pouco mais de duas horas de pista de Orientação e ao descarregar o chip na base do computador de chegada  e, então, descobrir que não tinha gravado a passagem pelo décimo terceiro ponto de controle (o famigerado 49, que muita gente penou para encontrá-lo) o que não foi tanto meu caso.
Não gravar passagem por um ponto de controle a regra é clara: o atleta é automaticamente desclassificado e isso também nunca tinha acontecido comigo, fazendo uso de recurso eletrônico de apuração, pois tinha muita confiança em mim e no equipamento imaginando que ele não apresenta defeito e que eu sería infalível na passagem dos pontos de controle, até esse dia.
Bom, bom ... não tenho o que reclamar pois Orientação é o meu esporte. O esporte que amo de paixão e pretendo praticá-lo por toda minha vida.
Mas fica a lição de que qualquer coisa pode acontecer com a gente sem o menor aviso.
Assim, tomemos cuidado. Só isso e venha praticar Corrida de Orientação.
Vem ...

terça-feira, 20 de abril de 2010

A NATUREZA À SUA MANEIRA

Por mais que se queira que seja diferente a natureza sempre estara se manifestando a sua maneira. Fascinio por beleza e minucias inimitáveis é o que todo mundo gostaria de ver. No entanto, ela também traz desconforto e destruição a toda população em qualquer parte do mundo.
É fato, portanto, que quem realmente governa este planeta é a natureza e, por isso, deve ser compreendida a partir de si mesma, pois dela tudo que existe por aqui dela faz parte.
O homem por mais que tente, não tem muitas chances perante ações da natureza. O homem, na verdade procura se adaptar a essas ações e assim, vai convivendo com elas, por exemplo: contrói barragens, piscinões, prédios flexíveis, equipamentos de alerta e até deixa de voar por alguns dias.
Enchentes, terremotos, vulcões, chuvas torrenciais, furacões, tornados são meros exemplos de furias ou desastres da natureza que na verdade estão ai para cumprir o seu papel de dar proceguimento ao processo de conformação da Terra, que talvez nunca termine. E assim, vamos convivendo nela, com ela e a partir dela tentanto não sofrer nenhum arranhão.
Falei e agora te desejo boa sorte onde você estiver.

domingo, 18 de abril de 2010

QUEBRANDO TABUS


Hoje foi um dia muito especial. Dois tabus foram gloriozamente quebrados. Pela manhã as meninas do Osasco venceu, no tie-break, as do Rio num jogo de voleibol muitissimo disputado e emocionante. Agora, no final da tarde, o Botafogo venceu o Flamengo.
A equipe do Osasco havia acabado, no final da temporada passada, por falta de patrocinadores. Reconfigurado volta e com superação as adversidades chega mais uma vez a final e vence o time carioca, que por quatro anos seguidos tinha levantado a taça de primeiro lugar da Superliga de Vôlei.
O Botafogo que por oito anos havia perdido em finais para o Flamengo e nos últimos três não ter ganho nada, conquista os dois turnos do Campeonato Carioca (seu 19º título carioca) - Taça Guanabara e Taça Rio.
Essas coisas tem nome: vontade, perseverança ...
Apesar de Corinthiano, não poderia deixar de valorizar essas conquistas, pois se dermos uma analisada pode-se inspirar e tirar umas lições dessas viradas.
Não desistir nunca de seus objetivos é uma grande virtude.

Mosaico com fotos do site do G1.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

ESCOLINHA DE ORIENTAÇÃO


Venho divulgar um grande desejo que agora realizo. Depois de vários anos pensando num modo de criar uma escolinha de Orientação no Santos Dumont, finalmente pude concretizar, em princípio, essa vontade, o que detalho abaixo.
Havia várias questões que emperravam, como: um local adequado para as aulas, e tempo para dedicar ao ensino do esporte. Reconheço que ainda há outras questões a serem superadas, como: uma mapa da região e material adequado para a prática de principiantes.
No entanto, com as parcerias que almejo e apoio da comunidade escolar essas limitações, acredito, que serão em breve superadas.
Veja o detalhamento do Projeto Escolinha de Orientação do Santos Dumont.

APRESENTAÇÃO:
Em consonância com a Proposta Pedagógica do CESD; em parceria com a comunidade escolar e apropriando-se, inclusive, de conteúdos curriculares diversos, Orientação é o desafio de interpretar o mapa e escolher o melhor itinerário para encontrar os pontos de controle destacados no mapa, ou seja, os prismas.

OBJETIVOS:
• Despertar o interesse pela prática desportiva de forma autônoma;
• Desenvolver a consciência ecológica e de preservação do meio ambiente;
• Entender os princípios que regem o esporte Orientação e motivar sua prática por toda a vida
• Desenvolver competências e habilidades com vivências de diversas situações que envolvem o uso de conteúdos trabalhados no cotidiano da sala de aula das diversas disciplinas curriculares;
• Participar de eventos que envolvem o esporte.

OPERACIONALIZAÇÃO
Responsável pela Escolinha:
  • Prof. Roberto Alves – Técnico CBO 2612
Local da Escolinha:
  • CEF Santos Dumont
Obs.:
  • Outros locais serão utilizados para realização de percursos de orientação, como: Área externa da escola, parques e etc.
Período de atividades:
  • Abril a novembro de 2010, respeitando o calendário escolar.
Turno:
  • Vespertino (contra turno)
Dia da Semana:
  • Quinta-feira
Horário:
  • 14h15 às 15h45 (1h30 de atividade)
Público alvo:
  • Prioritariamente alunos e servidores do CESD e seus familiares.
Idade:
  • A partir de 10 anos
Número de participantes:
  • 30 alunos
Inscrição:
  • Voluntária, mediante autorização do responsável e entrega da ficha de inscrição (deve ser solicitada ao responsável), dentro do limite de vagas.
Material necessário:
  • No decorrer das aulas será solicitada uma bússola, calça de tecido leve (malha, tactel, etc.) tênis e caneleira, para uso do próprio aluno.
Obs.:
  • Os casos omissos serão resolvidos pela direção da escola e que será seguido o Regimento Escolar, no que couber.
Parceria desejável:
  • FODF, COTi e clubes

domingo, 11 de abril de 2010

POR UM TIME CHAMANDO BRASIL


1ª CONFERÊNCIA LIVRE E POPULAR DE ESPORTE

E LAZER DO DISTRITO FEDERAL


Após a realização do 1º Seminário de Educação Física Escolar do SINPRO-DF, lançamos o desafio de realizar a 1ª Conferência Livre e Popular de Esporte e Lazer do Distrito Federal, nos dias 16 e 17 de abril de 2010, que terá como tarefa estratégica a construção das bases de uma política distrital de esporte e lazer, assim como uma ampla mobilização para a participação na Conferência Distrital de Esporte, no dia 1º de maio, com vistas à participação na III Conferência Nacional de Esporte, Por um Time Chamado Brasil, Tema: Plano Decenal de Esporte e Lazer, que acontecerá de 4 a 6 de junho de 2010.

Mais uma vez, o SINPRO/ DF, em aliança com a Secretaria Distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE/ DF, bem como com o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, SINPROEP, com a Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, FEF/ UNB, a Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física, EXNEEF e a Central Única dos Trabalhadores no DF, CUT/ DF, convocam a Conferência Livre e Popular de Esporte e Lazer do Distrito Federal, a ser realizada nos dias 16 e 17 de Abril de 2010, na sede do Sindicato dos Professores no DF.

Pretende-se discutir nessa conferência as dez linhas estratégicas enumeradas, logo abaixo, que estruturarão as políticas de esporte e lazer a serem realizadas pelo governo federal refletidas nas unidades da federação e nos municípios que serão fundamentais para a realização da III Conferência Nacional do Esporte, Por um Time Chamado Brasil: Plano Decenal de Esporte e Lazer.

  1. Sistema Nacional de Esporte e Lazer
  2. Formação e Valorização Profissional
  3. Esporte, Lazer e Educação
  4. Esporte, Saúde e Qualidade de Vida
  5. Ciência, Tecnologia e Inovação
  6. Esporte de Alto Rendimento
  7. Futebol
  8. Financiamento do Esporte
  9. Infraestrutura Esportiva
  10. Esporte e Economia

O amplo acúmulo de intervenção diariamente explicitado pelos educadores nas escolas, faculdades e universidades públicas e privadas, nos campos de futebol, nas pistas, nos ginásios, nos tatames, nas piscinas, nas rodas de capoeira, nas ruas e praças, bem como em todos os espaços que para nós se tornam ambientes de formação, nos dão autoridade de sermos protagonistas da nossa própria história. Quem elabora e escreve as teses se compromete com elas!


OBJETIVOS


Geral

Discutir e elaborar propostas referentes ao Plano Decenal de Esporte e Lazer com linhas estratégicas e ações, visando ao desenvolvimento do esporte e lazer no Distrito Federal e no Brasil.


Objetivos Específicos

Elaborar propostas visando à construção de um Plano Distrital de Esporte e Lazer, que garanta o esporte e do lazer como direito sociais e dever do Estado.

Promover mobilização, articulação e participação popular em torno da construção do Plano Decenal de Esporte e Lazer, visando ampla participação nas conferências regionais (nos dias 24 e 25 de abril, no Plano Piloto, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho) e na Conferência Distrital no dia 1 de maio;

Reforçar a necessidade de ampliar o orçamento do esporte – campanha do 1% para o esporte;

Construir as bases de um Fórum Permanente e Popular de Esporte e Lazer que congregue as diferentes representações no campo do esporte e lazer do DF, visando à articulação política, a formação permanente e ações coletivas do campo popular;

Consolidar o espaço de diálogo entre o estado e a sociedade;


Programação e cronograma:


Sexta feira, dia 16 de abril de 2010

19h00 – Credenciamento

19h30 – Apresentação cultural e Mesa de abertura

Representantes de entidades da comissão organizadora da conferência;

Palestra de abertura - História e Significado das Conferências de Esporte e Lazer no Brasil (Representante do Ministério do Esporte);

21h30 – Coquetel


Sábado, dia 17 de abril de 2010

8h30 – café da manha e apresentação cultural

9h00 – Esporte e Lazer como Direitos Sociais (Representante da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/ CBCE)

10h00 - Divisão em Grupos de trabalhos temáticos


Discussão dos dez pontos para o plano decenal


GT1 - Sistema Nacional de Esporte e Lazer

GT2 - Formação e Valorização Profissional

GT3 - Esporte, Lazer e Educação

GT4 - Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

GT5 - Ciência, Tecnologia e Inovação

GT6 - Esporte de Alto Rendimento

GT7 - Futebol

GT8 - Financiamento do Esporte

Gt9 - Infraestrutura Esportiva

GT10 - Esporte e Economia


10h30 – intervalo

10h45 – Grupos de trabalhos – Diagnóstico da realidade (Situação do ponto a ser discutido no DF e Entorno - principais problemas)

12h30 – Almoço

14h00 – Grupos de trabalho – Elaboração de propostas

15h00 – Plenária final - Exposição das sínteses em cada GT para apreciação dos participantes.

Cada grupo terá 5 minutos para expor o diagnóstico e as propostas e durante a exposição, a plenária poderá manifestar-se apontando destaques para serem discutidos ao final das exposições. Para isso, a mesa contará com um mediador que apontará os destaques para a coordenação do debate.

16h50 – Formação de uma comissão para a elaboração do relatório final;

17h00 - Enceramento dos trabalhos.


Importante:

As conferências regionais acontecerão nos dia 24 e 25 de abril de 2010.

Sábado, dia 24 de abril de 2010: Uma no Plano Piloto e outra em Taguatinga.

Domingo, dia 25 de abril de 2010: uma no Gama e outra em Sobradinho.

A Conferência Distrital será realizada no centro de convenções no dia 1 de maio de 2010.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

MUDO, MAS NÃO MUDO MUITO

Nem sempre sou igual ao que digo e escrevo.

Mudo, mas não mudo muito.

A cor das flores não é a mesma ao sol

De que quando uma nuvem passa

Ou quando entra a noite

E as flores são cor da sombra.

Mas quem olha bem vê que são as mesmas flores.

Por isso quando pareço não concordar comigo,

Reparem bem em mim:

Se estava virado para a direita,

Voltei-me agora para a esquerda,

Mas sou sempre eu, assente sobre os mesmos pés -

O mesmo sempre, graças ao céu e à terra

E aos meus olhos e ouvidos atentos

E à minha clara simplicidade de alma...


ALBERTO CAEIRO

* 1889 + 1915

Poeta português ligado à natureza



Imagem: Arquivo pessoal. Morro da Urca.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

QUERO MAIS


E abril começou.

Vou escrever mais no meu blog.

Um pouco mais vou caminhar.

Trilhar os designios da vida.

Quero mais da minha vida.

Conhecer o que há por lá.

Estou mesmo na idade de cometer loucuras.

Vou correr 25 km.

É isso.

Vou arriscar mais.

Sinto que o caminho é por ai.

Eu tenho um sonho.

Quero mais do meu coração.

É isso.

Vou fazer mais no mês de abril.

Pode me chamar de louco.



Imagem: Arquivo pessoal