quinta-feira, 17 de abril de 2008

ENCONTROS E DESPEDIDAS: QUE HISTÓRIA É ESSA?

Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir.
Música: Encontros e Despedidas de Milton Nascimento.
É assim um circulo:
Morre um afecto e outro nasce
Vai-se um desejo e outro vem
E depois de um sonho outro sonho
E tantos que a vida tem
Poesia Morre um afecto e nasce outro de Francisco Ralete.
Machado de Assis e Oscar Niemeyer: o primeiro morreu faz 100 anos, o segundo completou 100 anos de vida recentemente. Encontrar e despedir, ter e perder, viver e morrer: uma linha tão tênue os separam.
Machado de Assis (21/06/1839 - 29/09/1908) e Oscar Niemeyer (15/12/1907) dois gênios de seus tempos. Machado de Assis é um marco na Literatura Brasileira. Foi fundador e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, foi, também jornalista, contista, romancista, poeta e teatrólogo. É, também, considerado um dos maiores escritores realistas do mundo
Oscar Niemeyer arquiteto brasileiro considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional, cuja originalidade e imaginação foram reveladas nos seus trabalhos. Embora altamente variado, o seu trabalho inclui sempre um enorme espaço vazio integrado em formas muito incomuns. Altos edifícios suportados por pilares de concreto ou aço caracterizam a obra do arquiteto. Nos edificios projetados para Brasília, o Modernismo Arquitetônico atinge seu ápice, ao se voltar para o passado e se basear nos estilos tão distintos do classicismo e do barroco. (folder). Às vezes o perguntam qual é a razão da predominância da curva em sua arquitetura. Segundo ele, essa inspiração lhe vem, cintando a frase de André Malraux: "Quardo dentro de mim um museu de tudo que vi e amei na vida."
Machado de Assis, teve seu ápice ao escrever Memórias Póstumas de Braz Cubas, esse romance representou um importante passo à frente no desenvolvimento literário do escritor e na própria história da Literatura Brasileira, segundo Douglas Tugano, tanto no que se refere em termos de recursos de linguagem quanto na análise do comportamento social.
Diz Niemeyer: "Desde rapaz até hoje, a luta política me ocupa, mais importante para mim do que esses sessenta anos que passei debruçado na prancheta"(Minha Arquitetura p.49)
Machado de Assis, criava personagens em suas crônicas, além de ironizar e satirizar os fotos políticos e sociais da época, explica Lúcia Granja.
O MEU COMENTÁRIO: A partir das minhas leituras e tentanto mostrar, no texto acima, que existe uma linha tênue entre Machado de Assis e Oscar Niemeyer. Cada um no seu tempo. Um arquiteto outro escritor e ambos com grandes feitos em favor do Brasil e da humanidade. Ainda bem que os dois não foram contemporâneos, pois assim, podemos desfrutar por muito mais tempo as duas personalidades que muito influenciam, positivamente, a mente de todas as pessoas, fazendo com que essa linha deixe de existir quando os encontramos juntos nas bibliotecas, praças, nos palácios, nas escolas ou em muitos outros lugares do mundo.
Obrigado pela atenção!
Seja feliz! Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário