quarta-feira, 18 de março de 2009

CELULAR PODE DAR CERTO NAS ESCOLAS


O telefone celular chegou em nossas vidas e pronto, não é mesmo? Ele é muito útil e nos acompanha por todos os lugares. Participa de quase todos os momentos de nossas vidas, concorda?
A versatilidade dos celulares é quase indescritível, pois com ele podemos: comunicar com outras pessoas, enviar e receber fotos, mensagens e e-mails, acessar a Internet, assistir televisão, ouvir rádio e música, jogar, fazer cálculos, fotografar, arquivar e confeccionar documentos, e dentro de alguns desses serviços existem mais uma infinidade de coisas que podemos fazer com eles. No entanto, essas coisas ficam para outro post, pois neste quero falar do seu uso no ambiente escolar, ok?
Tem surgido leis em várias cidades brasileiras proibindo o uso desse maravilhoso aparelho nas escolas, inclusive aqui em Brasília. O que quero discordar em parte, em razão de que o celular é uma ferramenta, ainda, incipiente e "clandestina" no ambiente escolar e por isso causa alvoroço e confusão, por desconhecimento de uma forma e de tecnolgias que possam torna-lo um aliado no processo de aprendizagem e de comunicação entre a escola e as famílias dos estudantes.
Penso que o celular pode se tornar um equipamento de extrema utilidade para a escola e as famílias de seus alunos, então vejamos: a escola pode enviar comunidado aos pais ou responsáveis sobre a vida escolar do seu ente (tarefas, agendamento de convocação, incidentes, faltas, provas, notas, etc.) ou notícias do cotidiano escolar (reuniões, festejos, feiras, apresentações, ausências de professores, etc.) e os responsáveis poderíam fazer o mesmo, para entrar em contato com os professores ou direção da escola, ou seja confirmamos que ele sería muito útil e uma via de mão dupla e ainda ágil, de fácil utilização e muito fidedigna.
É bom dizer ainda, que com a tecnologia disponível nos celulares atuais, ele pode se tornar um instrumento de muita serventia para realização de pesquisas, participação de fóruns de discussão, conferência, assistir vídeos, ouvir música, realização de cálculos simples ou complexos, consultar mapas, armazenamento de notas de aula, etc. Por tudo isso, o celular, na verdade, podería se tornar tudo aquilo que qualquer educador gostaría de ter como meio de facilitação no desenvolvimento do seu conteúdo.
Assim, ao invés de sairem criando leis, sem qualquer discussão com os interessados, que restringem o uso do celular no ambiente escolar, deveríam investir em tecnologia que permite o seu uso como mais uma ferramenta moderna, atrativa e relativamente barata no processo de educativo.
Com certeza o alunado iría adorar e o diretor da escola também.




xImagem: Internet

2 comentários:

  1. Vc tem uma teoria muiiito bom,gostei mesmo.
    O problema eh colocar isso na prática,para os deputados e etc que fazem e discutem as leis,eh muito mais fácil sair proibindo tudo do q procurar soluções eficazes para as coisas.
    Por isso que temos uma país como o nosso,nada funciona como deveria!

    bom,texto,parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberto, também gostei muito do post e do seu blog, em geral. O celular poderá ser um grande aliado se utiizarmos de maneira correta, conscientizando os jovens sobre o seu uso em sala de aula, o que precisa mesmo mudar é a mentalidade "pueril" de certos coordenadores e gestores educacionais em relação ao uso das tecnologias.

    Um grande abraço e obrigada pela visita em meu blog.

    Até mais.

    ResponderExcluir