sábado, 14 de março de 2009

ESPORTE DA NATUREZA


Neste domingo (15/03), terá início, aqui no DF, a temporada de Corrida de Orientação 2009.
Corrida de Orientação é um esporte altamente organizado em boa parte do mundo. Aqui no Brasil, não se tem por menos. A Confederação Brasileira de Orientação, é a entidade que é responsável por geri-la a nível nacional; nos estados as federações e na ponta os clubes com seus orientistas (atleta de orientação).
De modo peculiar, em Brasília teremos duas competições em paralelo, uma organizada pelo Clube de Orientação do Rocha (com quatro etapas) e outra sob o controle da FODF, também com quatro etapas organizadas cada uma por um clube a ela filiado.
Orientação é um esporte fantástico. Consiste, em fazendo uso de um mapa e uma bússola, procurar os pontos de controle marcados no terreno, no menor tempo possível.
A orientação pode ser pratica em qualquer lugar (parque, campo, nas matas, cidades, praias, etc.) e por pessoas de qualquer idade, pois sempre há um percurso adequado a ela.

Já parciticipei de provas em várias cidades brasileiras e locais. No entanto, gosto mais quando as provas são realizadas em fazendas. Principalmente naquelas em que possui o terreno movimentado, ou seja, com muitas ravinas, riachos, subidas, descidas e para completar, um cerrado com trilhas e cercas.
Além de estar fazendo o esporte que mais gosto, aprecio a natureza e a ela me integro. Lá posso senti-la e vive-la na minha plenitude de um ser humano incompleto e imperfeito. Passo por árvores, seus galhos e espinhos; vejo toda a exuberância das flores e frutos.
Nesse meio salto ou entro nos riachos, córregos ou igarapés; subo e desço morros; me abaixo, me arrasto, ando e corro, por trilhas, cercas e campos; sinto minha pulsação acelerada e o suor descendo por minha face e meu corpo.
Não sendo por menos, ainda preciso procurar, naquela imensidão, o melhor caminho para encontrar os pontos de controle, que estão marcados no meu mapa.
Isso não é realmente fantástico?




"Orientação: o esporte da natureza."




xImagem arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário