sexta-feira, 28 de agosto de 2009

AZUL

Azul. Assim estava me sentindo depois de uma semana de chuva e frio por aqui. Apenas trabalhando, lendo jornal, assistindo tv e na Internet acabei não fazendo minha costumeira corridinha fora de estrada.
Hoje não resisti ao sol maravilhoso que fez. No fim da tarde, então, calcei o tênis, vesti minha camiseta favorita e coloquei meu mp3 pra funcionar e pernas pra que te quero. Foram nada menos que uma hora da mais deliciosa corridinha. Não fiz todo o percurso que gosto. Mas pude chegar bem perto do Catetinho (primeira residência presidencial em Brasília), pois já estava me sentindo meio fora de forma.
É bom demais sentir o calor e o suor descer no meu rosto e pela camiseta; sentir o frescor da trilha, ainda úmida e lavada pela enchurrada e ver o mato verdinho e bem vivo.
Foi uma delícia e já não vejo a hora de correr de novo.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

VERDADE, BONDADE, NECESSIDADE

Olavo foi transferido de projeto. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:
- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele...

Nem chegou a terminar a frase, Juliano, o chefe, apartou:
- Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?

- Peneiras? Que peneiras, chefe?

- A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?

- Não. Não tenho, não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que...

E, novamente, Olavo é interrompido pelo chefe:
- Então sua historia já vazou a primeira peneira. Vamos então para segunda peneira que é a da BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?

- Claro que não! Deus me livre, chefe - diz Olavo, assustado.

- Então, - continua o chefe - sua historia vazou a segunda peneira.

- Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passa-lo adiante?

- Não, chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar - fala Olavo, surpreendido.

- Pois é, Olavo, já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? diz o chefe e continua:

- Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo destas três peneiras: VERDADE - BONDADE - NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de passa-lo adiante.

AUTORIA DESCONHECIDA


terça-feira, 25 de agosto de 2009

É TEMPO DE PARTIR PARA O ATAQUE


É sempre momento de avaliar? É a partir dela que podemos formar opinião, procurar novos rumos, corrigir objetivos e às vezes manter o que esta dando certo.
Sempre após uma competição de vulto, como o Mundial de Atletismo que ocorreu em Berlim, surge os catedráticos, a turma do marketing, os governos, os curiosos e os palpiteiros de rádio, jornais e televisão dizendo que é necessário mais investimento no esporte. Todos eles concordam comigo, concluo. Mas gente, este foi o 12º Campeonato Mundial de Atletismo - período de 1983 à 2009 - e já tivemos a realização de 26 Olimpíadas - período de 1896 à 2006 - para não dizer de outras centenas de competições tipo grand prix, campeonatos, copas, mundiais, meeting, de dezenas de esportes olimpícos ou não.
O investimento nas Confederações tem ocorrido. Pode não ser o adequado. Mas tem sido feito. Agora as Confederações estão muito distantes da base que são as escolas. Nunca tive notícias de uma delas convocando suas Federações para colocar em prática algum projeto que visasse a procura de talentos esportivos entre os milhões de alunos das escolas que estão espalhados por este Brasil afora, para engrossar suas fileiras de atletas.
Quando mesmo esse investimento será feito nas escolas? A maioria das escolas brasileiras continuam não tendo se quer um espaço adequado para o desenvolvimento de suas atividades esportivas escolares, ou seja uma quadra de esportes quiça sala de ginástica, pistas de atletismo para as aulas educação física.
Em Brasília, o governo local esta construindo espaços chamados de "Vilas Olímpicas" que serão destinadas a formação de atletas em idade escolar, entre outras destinações. Mas já tive informações que a pista de atletismo não se parece com nenhuma outra, pois ela não possui as medidas que seríam necessárias para o bom desenvolvimento dos treinamentos. Espero que as pistas para saltos, a piscina, a plataforma dos saltos ornamentais não estejam também fora dos padrões mínimos oficiais, pois corre o risco do governo estar construído alguns elefantes brancos.
Nas escolas, não dão condição de trabalho para os professores. A simples bola de voleibol, basquetebol, futsal ou futebol não chegam. Quem dirá um peso, um dardo, um disco. Gente, colchão de salto em altura e seus apetrechos é um sonho. Aparelhos de ginástica, uma caixa de areia para salto, nem pensar.
Nos últimos anos chegou sim algumas bolas. Bolas feitas em penitenciárias em que a gente a quica no chão e ela não retorna a sua mão. Ela desvia, pois o material não é de qualidade; ela perde a circunferência e fica toda deformada. São duras demais. Quando toca no braço doe. Acabam servindo apenas para chutar.
No final de 2008 o diretor do Santos Dumont sabendo dessa penúria nos solicitou uma lista de material e então adquiriu as melhores bolas para o desenvolvimento das aulas de handebol, futsal e voleibol e estas estamos utilizando com afinco.
O espaço em que desenvolvemos às aulas de Educação Física, no Santos Dumont, é de asfalto. Esse local era destinado ao estacionamento da escola. Por ai você pode tirar uma conclusão de como são as coisas. Puramente improviso.
Para participar de competições regionais os alunos precisam arcar com as despesas da inscrição, de seu transporte, do lanche e muitas vezes do uniforme da equipe. Desta forma como massificar, motivar, estimular a garotada para a vida esportiva sistematizada sem um mínimo de contrapartida institucional, não é mesmo?
Agora se houvesse o investimento nas escolas e na Educação Física não sería só para formar atletas, em razão de que não existe apenas este objetivo para ser perseguido. Instrumento melhor para prevenir a ocorrência de doenças e esvaziar as filas dos hospitais; formar para a cidadania; para o mundo do trabalho; para uma vida participante na sociedade não tem combinação melhor que educação e atividade física regular, não é mesmo?
Não temos mais que esperar as próximas Olimpíadas, mundiais, copas, meeting ou grand prix. Chega de avaliar com um fim em si mesmo. Ao longo de todos esses anos já chegamos a um diagnóstico e constatamos: não há mais tempo a perder; é hora de abrir o cofre e estabelecer a Educação e o Esporte como uma prioridade brasileira, para o desenvolvimento de toda uma nação no campo educacional, esportivo, econômico, social, político e cultural.


Imagem: saco de bolas de voleibol. Arquivo pessoal.


domingo, 23 de agosto de 2009

O CLIMA NOSSO DE CADA DIA


É as coisas estão mudando. Agosto, aqui em Brasília, é um mês em que é seca mesmo. Inclemente, deixa a bela vegetação do cerrado desfolhada e sem vida. Com uma ajudinha dos mais desavisados, queima ardentemente. As queimadas deixam campos inteiros às cinzas e seus habitantes (pássaros, cobras, lagartos, lobos, tamanduás, gaviões) em polvorosa luta pela sobrevivência.
Este ano não está bem assim. Em pleno mês de agosto estamos tendo chuva e temperaturas baixas, para esse período do ano. Não deixa de ser agradável para nós.
No entanto, com certeza, se sempre existiu o período da seca, deve ter alguma razão para que outro fenômeno da natureza esteja ocorrendo agora. Consequências por essa mudança devem ocorrer no nosso ecossistema. A desova das aves, a frutificação de época, a floração, o acasalamento dos animais silvestres, talvez esses sejam afetados. O que estamos fazendo com o nosso clima?


Mosaico com fotos de arquivo pessoal.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

LADO Z

Navegar na Internet é um dos meus hobbies. Ela é fantástica. Nela podemos encontrar de tudo. Hoje encontrei este vídeo de uma música que gostei de primeira.
Agora, compartilho com vocês.

LADO Z

Canta Leoni
Letra Leoni




Pouca gente ouviu falar
Nunca passou na TV
Não vai ser moda, nem livro
Nem vai ter fila pra ver

Delicadeza e doçura
Não fazem muito sucesso
Nem alegrias de bolso
E nem amor que deu certo

Fiz uma lista sem fim
De como sem perceber
Você me deixa
Imensamente feliz

Não vou mostrar pra ninguém
Fica entre mim e você
Vai ser nosso greatest unhits
Nosso lado Z

Não vai sair nas revistas
Nenhuma nota ou registro
Só esse amor que se basta
Em ser amor e só isso

O vento, a tarde e nós dois
A gente rindo por nada
Me descobrir nos seus olhos
E eternizar madrugadas

Fiz uma lista sem fim
De como sem perceber
Você me deixa
Imensamente feliz

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ATLETAS DEVERÍAM BEBER CERVEJA TODO DIA

Em dias de glória para o mundo do esporte, não se podería achar uma notícia melhor.

Atletas deveríam beber cerveja todo dia, diz estudo.
Anelise Infante
De Madri para BBC Brasil

A conclusão foi de que a cerveja permitia recuperar as perdas hídricas e as alterações do metabolismo tão bem quanto a água.

Os cientistas usaram parâmetros indicativos como: composição corporal, inflamatórios, imunológicos, endócrino-metabólicos e psico-cognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção-reação, entre outros) para comprovar que o álcool não afetava a atividade de hidratação.

O estudo destaca ainda que a cerveja contém substratos metabólicos que substituem algumas substâncias perdidas durante o exercício físico como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes.

Mas, apesar desta defesa do consumo da cerveja, os pesquisadores espanhóis afirmam que o consumo nunca deve passar da moderação, porque o excesso de álcool não se metaboliza e, por isso, afeta o sistema nervoso central.

No caso dos esportistas, a recomendação do relatório é beber durante as refeições - nunca momentos antes de praticar exercícios, nem logo depois.

O intervalo indicado para a cervejinha da hidratação é de duas horas antes ou depois de suar.


O texto completo da reportagem, click BBC Brasil

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

EU QUE



EU QUE sou esportista. Praticante de cross country e de corrida de orientação posso dizer que não existe mau estar, sede, calor, fome, chuva, sol, poeira, buraco, pedra, tronco, cerca, subida ou descida, e muitas outras coisas para os milhões de outros esportistas, de um número quase infinito de esportes, que nos faça parar de praticar o esporte que amamos.




Para ver mais sobre as imagens, click I Do That




segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MARCHA NUPCIAL QUE NADA

Quando pensamos em casamento logo nos vem à cabeça aquela marcha nupcial de Mendelssohn ou Wagner. Se surpreenda e se divirta assistindo ao vídeo que compartilho.
Nele podemos ver uma entrada na igreja de um modo que, pelo menos eu, ainda não tinha imaginado que fosse possível. Convidados, padrinhos, buquês, tapete, vestidos longos, ternos e gravatas. Tudo de acordo com o figurino. Exceto a música. Eletrizante e dançante é a pedida, com acompanhamento de muitas palmas e de uma coreografia pra lá de estilizada. Muito bom!
Confira!






Mais sobre este casamento, click aqui

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A IMAGINAÇÃO É COMO UM PÁSSARO



A imaginação é como um pássaro,
fora da gaiola, ela voa.


Na música, no teatro ou na dança;

No piano, na cena ou no passo, ela voa

No caderno, na tela ou no papel;
No lápis, no pincel ou na caneta, ela voa.

Na literatura, no romance ou na arte;
Na poesia, no livro ou na pintura, ela voa


No computador, na parede ou no quadro;
No teclado, na textura ou no giz, ela voa.


Na cultura, no esporte ou na ciência;
Na sabedoria, no esforço ou na descoberta, ela voa.

Na cidade, no campo ou na floresta;
Na rua, na fazenda ou na mata, ela voa

No espaço, na terra ou na água;
No céu, na casa ou na vela, ela voa

A imaginação é como um pássaro,
fora da gaiola, ela voa.

ROBERTO ALVES
Mineiro de Ituiutaba, Professor




Imagem da Internet

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ADOLESCÊNCIA E A GRIPE SUINA

Em clima de expectativa retornamos às aulas, para a conclusão do ano letivo. A estratégia adotada pela Secretaria de Educação em adiar em uma semana a volta às aulas, encaro como uma medida que foi prudente e adequada a esta situação de crise.
Inicialmente, com o curto período incubatório do vírus, tornou possível o estanque da disseminação do vírus no ambien
te escolar, em razão de que muitos alunos, professores, servidores viajaram ou tiveram contato com pessoas que não se tem contato constantemente ou que nunca o teríam.
Nesse período, o governo adquiriu álcool em gel, sabão, papel toalha e outros insumos para serem utilizados na nossa higiene pessoal e de materiais escolares.

Hoje, no Santos Dumont, foi um dia de pauta diferenciada para o início de aulas. Ao invés de boas vindas, explanação de conteúdos, avaliações, somente. Dedicamos, neste primeiro, dia a repassarmos as orientações oriundas da Secretaria de Saúde, no que refere a Inflenza A (H1N1), ou seja, a gripe suina, para os nossos alunos.
O adolescente, tem por característica que lhe é própria, a interação, entre eles, com muito contato corporal. Andar de mãos dadas, abraçados, beijinhos, namoricos, selinhos e, ainda, sem cerimônias compartilhar o pirulito, o refrigerante, o alimento, o batom, a escova de cabelo e até roupas; é o que mais podemos observar no comportamento dos adolescentes. O que são, na verdade, neste momento em que passa a humanidade, todos comportamentos de risco, para aquisição da gripe de forma direta.

Diante disso, a escola pode ser um dos melhores locais para espalhar o vírus. Também é o local mais adequado para orientar sobre a adoção de medidas, no nosso cotidiano; convivendo em meio a um aglomerado de pessoas e daqueles que se tem apreço e coleguismo, para que se evite o nosso contágio e dos outros.
É certo que não será um período muito fácil para o adolescente mais consciente, de fato. O importante é não deixar a peteca cair. Os adolescentes deverão abrir mão, neste conturbado momento para a saúde das pessoas; serem mais comedidos nos seus atos e atitudes com relação aos seus pares e professores sem, no entanto, perder a ternura, para que se evite ao máximo que esta pandemia se espalhe ainda mais. Sem sombra de dúvidas, porém, que todos somos suscetíveis a esta moléstia e potenciais a gentes de contaminação.


Para saber mais sobre a Influenza A (H1N1), click aqui
Imagem tirada da Internet