quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

AVATAR


As vesperas e na expectativa de 2010, assisti AVATAR (Direção de James Cameron, 2009). Estória que se passa em 2054 no planeta Pandora. Incrível como o filme mostra que nada vai mudar no comportamento dos terráqueos. Destruidor, inventivo, belicoso, inteligente, carinhoso, curioso companheiro, determinado entre dezenas de outros adjetivos que perpassa pela bondade e maldade, que lhe são inerente.
Mas falando do filme, é ótimo. Gráficos incríveis. Muita ação. Com direito a cenários fabulosos, cores incríveis e muita luz.

Quanto ao restante, ao assistí-lo, é se permitir mergulhar em um enredo pra lá de bonito e com um final, digamos, feliz!





Imagens: Arquivo pessoal. Filme Avatar.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

2010, UM ANO NOVO


Oi Gente!

A Terra girou e chegou mais um fim de ano. Tanta coisa passou, afinal foram intensos 365 dias, não é mesmo? Dias bons, dias que não gostaria de ter vivido. É a vida! É fim de ano e cada um, a sua maneira, se presta conta: do que fez e do que deixou pra lá; do que deu certo ou não.

Cada um teve seu fardo para carregar nas retas, subidas e descidas que a vida impôs. Cada um deve saber muito bem onde estava a curva, os buracos, o trecho mais escorregadio e onde vida lhe estendeu um tapete.

Oportunidade é aquela coisa que todo mundo está careca de saber: pegar ou largar ... se perdeu, dificilmentemente voltará. Mas o melhor é contabilizar o que foi realizado e que vai continuar com a gente por toda a vida ou o quanto tiver que durar. Com certeza, o ano termina com saldo positivo de coisas boas sobre as ruins. Pra ver, basta se olhar ai mesmo.

No entanto, cabe dizer aquele velho ditado (que soa como um consolo): "Se não deu certo ou aconteceu é em razão de que não era o momento". O importante é não ter desistido, é ter feito valer a pena, é isso ai!

Ano novo é pra isso mesmo: ... renovar às esperanças e promessas ... começar outras coisas ... tentar de novo e definitivamente deixar pra traz o que não foi do agrado.

A vida continua. No ano novo, com energias renovadas, deve-se retomar aquilo que deixou em standby ou em espera, como queira, que com mais experiência, planejamento, desejo, vigor e vontade de realizar, tudo, dessa vez, vai dar certo, pois é chegada a sua vez.


Pra você, que tudo se realize no ano que vai nascer ..


Valeu!


Imagem: Arquivo pessoal.

domingo, 20 de dezembro de 2009

CÂMERA NA MÃO, AÇÃO

A ideia deste vídeo não é nova, pois nas minhas andanças por dezenas de sites de vídeos já encontrei alguns semelhantes. Porém, o que me faz postá-lo aqui no Quadra de Esporte é que imagino o desafio que foi realizá-lo.
Muito bem pensando e centesimamente sincronizado, 287 estudantes-atores e um câmera expert vão te conduzindo, desde a calçada da rua, passando por saguãos e corredores, subindo e descendo escadas, abrindo portas, até o interior da escola.

Com as músicas dançantes e envolventes (Grease, 1978), os passos de dança vão sendo meticulosamente exibidos um após o outro (como um dominó batendo uma pedra na outra), te levando à apoteose, onde todos eles se reunem para dar o toque final.

Vale o vídeo e parabéns a turma e a ESSCA, que fez 100 anos em 2009.




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quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

E ENTÃO, QUEM PASSOU ...

Passados duzentos dias letivos, amanhã (16/12) é o dia de dar o resultado final para os alunos e, principalmente, aos pais mais desavisados, pois aqueles que acompanharam seus filhos sabem bem o que vai ser divulgado pelos professores.
Fim do ano escolar é sempre a mesma estória: alegrias, tristezas, risadas e chororos. Professores muito atarefados é o que não falta. Planejamento e aplicação das provas finais e de recuperação. É o apagar das luzes; o salve quem puder.
O preenchimento de diários de classe é o mais trabalhoso, pois possui muitos detalhes e requer uma série de cuidados para que não se erre em demasia.
No entanto, isso é o de menos. O pior esta por vir. É nesse período que muitos alunos se dão conta de que aquela tarefa que ele não fez, o pouco estudo para as provas, a pouca participação nas aulas, a falta na entrega de trabalhos, entre outras coisas da rotina escolar, estão fazendo falta para se ter a nota mínima para galgar a série seguinte.
Também, acontece nesses dias finais, nas últimas horas, para ser mais preciso, que muitos pais, absortos nos seus afazeres, como um toque de fadas, como um estalar de dedos se lembram que tem filhos na escola e que o ano acabou. Eles que passaram o ano acreditando que seus filhos são dignos de toda confiança e que na escola podem se virar sozinhos com seus afazeres escolares os deixam a mercê de suas vontades.
No entanto, é como diz velhos ditados populares: "é de menino que se torce o pepino"; "a oportunidade é que faz o ladrão". Sem controle algum, por parte dos familiares, que não participam da vida escolar do seu ente peguntando sobre como vai a sua vida de estudante, ou seja, sobre as tarefas, as provas, os trabalhos, reuniões, boletins, e etc. ... sem inspecionar cadernos, livros, o material escolar, a mochila e etc., simplesmente esperam, por "geração espontânea" que seu filho esteja bem na escola. É um absurdo: os pais tem o dever de participar da vida escolar de seu filho e esta na Constituição Brasileira.
Agora não tem mais jeito: é a hora da verdade. Culpar a escola que não avisou é uma desculpa estapafurdia, pois foram 200 dias de aulas ... se não é para fiscalizar o estudante será que no decorrer do ano nem por curiosidade de ver quem são os professores dele; como esta a estrutura da escola; que ensino esta sendo oferecido; quem são os colegas dele; ou mesmo se a escola ainda existe, o dignissímo responsável não se deu ao trabalho de verificar, pode?
Desta forma, esta posto o cenário para que o aluno não passe de ano. Já não é fácil dar conta daqueles alunos que tem os pais no pé, imagina nesse modelo em que o aluno se vira sozinho, não é mesmo?
No entanto, ainda bem que esses casos são uma minoria. Mas essa minoria, interfere sobremaneira na política educacional da escola, do município, do estado e do país e trás graves consequências ao aluno, à família e à sociedade, pois gera desestímulo ao estudante, atrasa os seus estudos, superlota às salas de aula e encarece o ensino.
E então, quem não foi aprovado, é hora de recolher os "cacos" e ano que vem começe tudo novamente, com responsabilidade.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

NÃO ESPERE IR EMBORA



PITTY
ME ADORA

Tantas decepções eu já vivi
Aquela foi de longe a mais cruel
Um silêncio profundo e declarei:
“Só não desonre o meu nome”

Você que nem me ouve até o fim
Injustamente julga por prazer
Cuidado quando for falar de mim
E não desonre o meu nome

Será que eu já posso enlouquecer?
Ou devo apenas sorrir?
Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir

Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber

Perceba que não tem como saber
São só os seus palpites na sua mão
Sou mais do que o seu olho pode ver
Então não desonre o meu nome

Não importa se eu não sou o que você quer
Não é minha culpa a sua projeção
Aceito a apatia, se vier
Mas não desonre o meu nome

Será que eu já posso enlouquecer?
Ou devo apenas sorrir?
Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir

Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber

domingo, 13 de dezembro de 2009

LIVROS NA ESTANTE


Continue lendo, é isso ai! Livros, claro. Já fui "rato" de livrarias e sebo. De algum tempo para cá deixei de um frequentador assiduo. Mas livros, muitos livros tenho na minha estante. Comecei de adolescente a comprar livros e montar minha biblioteca pessoal.
Era pra eu ter muito mais aqui na minha estante. Há pelo menos duas razões que levaram a diminuição deles: fui doando os que não mais queria para essas campanhas de escolas e quando os empresto e não me devolvem.
Normalmente quem pega livro emprestado se torna dono. Salvo raríssimas excessões. Já levei muito calote de livro. Na faculdade, procurava comprar os livros adotados pelos professores e outros de referência, pois sempre gostei de ter os meus livros, que posso usar a qualquer momento e detesco tirar cópia de livro. Pra mim é um dos piores jeitos de ter o material de estudo das aulas e, ainda, é contra os direitos autorais.
Hoje com o advento da Internet, a maior enciclopédia mundial, na faculdade, os alunos tiram quase toda a matéria dela e muito mais do que precisa, o que é uma boa. Mas, normalmente esse material fica desorganizado e acaba sendo utilizado temporariamente e seu fim é uma gaveta ou o lixo. Com o livro isso não acontece. Depois do uso necessário, ele fica numa sua estante e pode servir de referência para uma pesquisa no futuro, ou seja, você o tem para sempre; pode emprestá-lo ou doar a uma biblioteca.
No entanto, confesso que tenho alguns pouquíssimos livros da minha estante que não comprei e nem ganhei. Você imagina que eles vieram andando comigo pra minha estante, pois os peguei emprestado e não devolvi. Os que tenho, nesse caso, é que perdi o contato com os seus proprietários por várias razões, que não me lembro agora. Imagino que os meus que não foram devolvidos devem ser pela mesma razão.
Semana passada, participando de um seminário, encontrei o Chico, professor de Educação Física que teve muito sucesso com equipes escolares de basquetebol. Quando o conheci, eu era professor do filho dele e então ele queria que me aperfeiçoasse nessa matéria e me emprestou um conjunto de excelentes slides que usei para estudar. Falei com ele que ainda os tinha na minha casa. Ele disse que nem se lembrava mais. Conversamos um pouco sobre esse assunto de emprestar livros e concordamos que esse negócio de emprestar livro é uma boa forma de disseminar conhecimento que outro tem dificuldade em adiquirir, pois para se ter bons livros é preciso ir atrás, e conhecimento não deve ter dono.
Dessa forma acabamos por concordar que devemos esquecer essa estória de que o livro emprestado e não devolvido foi perdido, pois imaginamos que estamos disseminando conhecimento. É uma maneira de passar adinte o que nem tanto te serve mais para outro que precisa, principalmente para aquele que está em início de carreira, o que foi meu caso no emprestimo dos slides.
Acabou que ele me disse que eu podería ficar com os slides e que se não mais quisesse que passasse adiante para outro professor. Legal, né gente! Desse jeito me tirou o peso de ter algo de alguém e de ficar naquele lance de quando encontrá-lo e ficar pensando que ele pode estar se lembrando e fazendo mau juizo de mim, ou seja, ficar pensando que sou caloteiro, não é mesmo?
Aqui em Brasília, tem sido comum encontrar estantes em paradas de ônibus em que as pessoas podem pegar qualquer livro disponível emprestado sem qualquer controle e depois devolver. Cabe a consciência da pessoa em compreender de que aquela estante é para passar adiante o que já te serviu e que pode ser impescindível a outro.


Imagem: Praleiras da minha estante de livros e algumas medalhas que ganhei na Corrida de Orientação. Arquivo pessoal.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O ANJO SURDO

Conta-se que uma mulher vivia sozinha e muito se lamentava de solidão e nenhuma companhia. Ninguém jamais aparecia em sua casa.
Certa manhã chovia muito, e alguém bateu à sua porta: era um pequeno homem, tremendo de frio, molhado da cabeça aos pés. Vendo o visitante tão inesperado, imediatamente mandou-lhe que entrasse. Ali, com as vestes pingando, ele ouviu a mulher que por mais de hora lamentou sua solidão e falta de companhia.
Ela não lhe ofereceu roupas secas ou algo quente para se aquecer, tão envolvida estava em suas próprias queixas. Ele não tirava os olhos dos seus lábios em movimento ansioso, contínuo e disparado.
Cessada a chuva, ele fez menção de sair da casa, no que a mulher se inquietou:
- “Espere! Nem sei seu nome! Você voltará?”
Ao que o homem reagiu, estendendo-lhe um papel totalmente seco, onde se lia:
- Sou o Anjo Surdo. Só posso ouvir corações. Trago o remédio que cura a solidão, fazendo nascer amizades. Seu efeito não se manifesta naqueles que só falam de si e pensam apenas em si próprios. Isso dito, desapareceu, e nunca mais alguém bateu naquela porta.


AUTORIA DESCONHECIDA



Quem é o surdo?

Fonte: Internet

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

EM DEZEMBRO TEM POR TODO LADO

Dezembro todo mundo sabe como é um mês maravilhoso. Com toques todo especial a cidade fica toda decorada, iluminada e movimentada para festejar o nascimento de Jesus Cristo.
Papai Noel subindo pelas paredes, não falta. Milhares de luzinhas piscando por todo lado dão um colorido todo especial às fachadas das casas, prédios, lojas, ruas e das enormes árvores de natal espalhadas por ai.
Em casa, armamos a árvore de natal e o presépio.
Dezembro, presentes, reunir famílias e amigos ... Vamos festejar afinal
é o mês das confraternizações e formaturas. É tempo de mandar cartões, mensagens ... pensar na vida que passou e que esta por vir no novo ano.
Em dezembro, na verdade, milhares de coisas passam em nossas cabeças e tudo voltado para esse momento maravilhoso em que desperta o espírito natalino.
Nesse tempo, o Papai Noel que existe o tempo todo dentro da gente transborda e, então, a solidariedade, a fraternidade, a paz criam uma atmosfera agradável de congraçamento e, assim, tornamos o mundo um pouquinho melhor.
No entanto, aqui em Brasília, panetones é só para alguns, viu?

Feliz Natal!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

E COMO SE INTERESSAM

"O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam."

ARNOLD TOYNBEE
Historiador e economista inglês.
*1889 +1975



E como se interessam!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A CONCLUSÃO DO SEMINÁRIO


Provocados por uma circular que propala uma mudança no turno da realização das aulas de Educação Física nas escolas públicas do Distrito Federal, o SINPRO, Secretaria Distrital do CBCE, EXNEEF, SINPROEP e a Faculdade de Educação Física da UnB se dignaram em realizar o I Seminário de Educação Física Escolar do SINPRO-DF.
Nos últimos 10 anos, quando da retomada do governo por forças conservadoras, poucas iniciativas fizeram com que tantos professores de EduFis se encontrassem para discutir seus assuntos. Desse modo, foi benéfico a provocação da SEE, pois foi possível discutir a circular e apontar a direção que queremos tomar de agora em diante.

Propor alternativas ao desmonte da interdicipliaridade no meio escolar; ao desmonte da inclusão de todos dos alunos a prática da atividade física NA ESCOLA e ao desmonte da educação física como espaço de aprendizagem de conteúdos como qualquer outro componente curricular, foi a parte central do encontro.

No seminário, a partir do desmiuçar da circular e suas diretrizes, foi demonstrado deturpações nas concepções de Educação Física Escolar adotadas.
Como disciplina do núcleo comum a EduFis se presta a uma prática pensanda, refletida e que garante acervo a conhecimentos distintos a esportivização e a especialização promovida, quando o aluno se matricula em clube ou é ministrada por um técnico, em razão de que deixa de ser atividade escolar para ser treinamento desportivo, o que é o desejo evidente no documento.

Adicionado a esses equivocos, o teor do documento coloca facilidades e diz que as escolas são perfeitas e que só não desenvolvem suas atribuições no que se refere a EduFis em razão de não quererem, pois elas possuem recursos para destinação a melhoria da estrutura (quadras, vestiários, bebedouros) e para aquisição de materiais para as aulas; e outra, dispõe facilidades aos alunos, pintando um DF sem contradições em que eles e suas famílias vivem em função das atividades escolares, deixando de lado seus interesses e necessidades além do cotidiano escolar. O que não coaduna com a realidade das escolas e sua comunidade escolar.

O seminário contou com a participação dos Professores Doutores Lino Castellani Filho (UNICAMP e UnB) e Marcílio Souza Júnior (UFPE), que dividiram suas experiências, debateram e problematizaram as diretrizes da SEE, a síntese dos GTTs e das oficinas temáticas. Não para menos, deixa um legado de ser o espaço de discussão de assuntos pertinentes e afetos a Educação Física Escolar de uma categoria aguerrida e que almeja uma educação verdadeiramente democrática e de qualidade para todas e todos.


Imagem: Autógrafo do Livro "Os Jogos de Minha Escola", pelo autor Lino Castellani Filho, anotações e folder do evento.
Arquivo pessoal.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Educação Física Escolar no Distrito Federal:
tendências e perspectivas para 2010

Data: 03 e 04/12/2009
Local: Sindicato dos Professores do Distrito Federal – SINPRO
Realização: Sindicato dos Professores do Distrito Federal – SINPRO
Apoio: Secretaria Distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE-DF

PROGRAMAÇÃO

Dia 03/12/2009, quinta-feira.

19h30 – Apresentação cultural

19h45 - Mesa de Abertura
Representante do SINPRO
Representante do CBCE-DF
Representante do SINPROEP
Representante da Faculdade de Educação Física – UnB
Representante da EXNEEF


20h30 – Conferência de Abertura: Educação Física Escolar: tendências e perspectivas para 2010
Profº Armênio Schmidt
Diretor de Educação para a Diversidade e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Seção/MEC).

21h30 – Coquetel

22h30 – Encerramento do dia

Dia 04/12/2009, sexta-feira.

8h00 – Café da manhã – Café cultural

8h30 – Grupos de Trabalho Temático “Educação Física no contraturno”
Ementa: Diagnosticar e problematizar a concepção dos professores de Ed. Física sobre a educação física no contraturo.
10:15 – Intervalo

10h30 – Mesa: Educação Física Escolar no Distrito Federal: tendências e perspectivas para 2010
Ementa: Apresentar e debater tendências e perspectivas para a Educação Física Escolar, problematizando as diretrizes curriculares da SEEDF para 2010.


Profº Drº Lino Castellani Filho
Doutor em Educação
Professor da UNICAMP
Professor do curso de Especialização em Educação Física Escolar – UnB

Profº Drº Marcílo Souza Júnior
Doutor em Educação pela UFPE
Professor da ESEF-UPE e da UFPE

Mediador: Roberto Liáo Júnior
Professor de Educação Física da SEEDF
Mestre em Educação Física e doutorando em Educação Física - UNICAMP
Professor do curso de Especialização em Educação Física Escolar – UnB

12h30 – Almoço

14h00 – Oficinas Temáticas
1- Educação Física Escolar e Diversidade
Profº José Manoel Soares Montanha
Professor da SEEDF – Samambaia
Especialista em Educação Física Escolar - UnB
Mestre em Política Social – UnB
Doutorando em Política Social – UnB

2- Metodologia do ensino da Educação Física Escolar
Profº Daniel Cantanhede Behmoiras
Professor da SEEDF – São Sebastião
Especialista em Educação Física Escolar - UnB
Mestrando em Educação Física – UnB

Profº Dori Alves Júnior
Professor da SEEDF – Samambaia
Mestre em Educação Física - UnB

3- Educação Física Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Profº Pedro Osmar Figueiredo
Professor da SEEDF – Paranoá
Mestre em Educação Física - UnB
Prfa. Sheila da Silva Machado
Professora da SEEDF - Ceilândia

4- Os campos de atuação do professor de Educação Física
Professor Juarez Sampaio
Professor da SEEDF e da Faculdade de Educação Física - UnB

15h15 – Grupos de Trabalho Temático “Educação Física no contraturno”
Ementa: Discutir e construir uma síntese entre o diagnóstico da concepção dos professores sobre as diretrizes pedagógicas para 2010 e as exposições dos palestrantes sobre a educação física escolar.
16h15 - Intervalo

16h30 - Mesa Síntese das Discussões
Ementa: Os palestrantes, Profº Lino Castellani Filho e Profº Marcílio Souza Júnior voltam à mesa para problematizar a síntese dos grupos de trabalho e das oficinas temáticas sobre a educação física escolar.

18h00 – Coquetel e Encerramento do Seminário