terça-feira, 5 de agosto de 2008

DIREÇÃO DISTÂNCIA

No futebol, é muito importante para o atleta praticar bastante o passe e o chute ao gol; no voleibol o saque e a recepção; no basquete o passe e o arremesso a cesta; na orientação a noção de direção e distância é fundamental importância.
Na orientação, a direção é dada pela bússula, que orienta o mapa. O orientista (atleta da orientação) nos treinamentos e competição, faz uso apenas do mapa e da bússola para se orientar. Assim, como ele vai medir a distância que percorreu? O atleta não vai fazer uso de trena, gps, telêmetro ou outros instrumentos de medida ... ele vai fazer uso de seu próprio corpo, ou seja, da sua passada.
Mas como isso funciona? A cada dois passos a pessoa conta um passo, ou seja, ele inicia a caminhada com o pé esquerdo, por exemplo, e cada vez que o pé direito tocar o solo ele conta um passo.
Na última aula da semana passada pude ensinar esse método de medir distância para meus alunos. Primeiro medi, no pátio, uma distância de 50m e pedi para que fizessem por três vezes essa caminhada contando seus passos duplos(imagem acima). Se as medidas dessem diferentes contagem, deveriam calcular a média para determinar quantos passos duplos são necessários para percorrer essa distância. Depois, nos seus cadernos, calculasse os passos duplos para as distâncias de 100m, 25m e 10m e, assim, todos calcularam seus passos duplos.
No quadro, desenhei um percurso (imagem ao lado) com quatro pernadas (distância a ser percorrida de um ponto de controle a outro) com diferentes distâncias e solicitei que calculassem a quantidade de passos duplos necessários para a realização das pernadas. A matemática foi um pouco complicada para eles, mas acabaram por conseguirem realizar os cálculos.
Na próxima semana, pretendo ensinar o processo de orientação de um mapa de orientação e determinação da direção a ser seguida. Ai começa a esbarrar na falta de material.
É quase impossível fazer isso sem uso de uma bússola, pois para que o aluno aprenda adequadamente esse fundamento, para participar de uma competição ou como treinamento do conteúdo curricular, é preciso o manejo desse equipamento repetidas vezes. Possuo apenas três boas bússolas. Porém, cada turma é composta por pelo menos 33 alunos. Vamos ver! Está ai o desafio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário