quarta-feira, 13 de agosto de 2008

BÚSSOLA


Esta semana estou dando continuidade ao desenvolvimento dos conteúdos da orientação. Fiz uma recordação das aulas da semana anterior - o percurso de orientação, alguma simbologia, o passo duplo. O conteúdo desenvolvido nesta semana foi: a bússola e suas partes (seta de navegação, agulha magnética, meridianos) e onde o atleta deve se posicionar; o pólo norte e seu magnetismo; expliquei sobre os pontos cardeais e o azimute.
No quadro desenhei uma bússula, um quadrado com os pontos cardeais marcados na forma de pontos de controle com seus respectivos graus (N 0°, L 90 °, S 180° e O 270°) no sentido horário e um percurso de orientação para explicação de escala, pernada, direção e distância e azimute e para que os alunos copiassem em seus cadernos.
Então iniciei o trabalho de Direção Distância fazendo uso de bússolas, cartolina, cones e barbante.
Primeiro distribui cartões de cartolina para que os alunos copiassem do quadro o quadrado com os pontos cardeais marcados na forma de pontos de controle com seus respectivos graus (N 0°, L 90 °, S 180° e O 270°) no sentido horário.
No pátio demarquei um quadrado de 10m de lado utilizando cones e barbante para dar a noção de que o norte não é naquele cone e sim que a direção norte continua até o pólo norte.
Antes de dar início a parte prática, dividi a tu
rma em três grupos que foram chamados um a um; demonstrei o uso da bússola e mostrei as suas partes. Os alunos de posse de seus desenhos, divididos na utilização das duas bússolas que estavam disponíveis, fizeram, então o percurso do quadrado dos pontos cardeais.
Não foi possível conciliar o uso da bússola com o passo duplo, pois o tempo era curto e para não prejudicar a aprendizagem da noção de direção, ou seja dos pontos cardeais utilizando os cartões de cartolina com os desenhos dos pontos de controle.
A principal dificuldade esbarra na falta de bússolas e de alguns alunos (aqueles de sempre). Porém, pude perceber que é possível desenvolver o conteúdo de orientação nas aulas de modo bem satisfatório com boa possibilidade de formar equipe para participar de campeonatos de Corrida de Orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário