sexta-feira, 22 de agosto de 2008

COMPARTILHANDO A TESOURA

Passados 17 dias de realização dos Jogos Olímpicos de Beijing é muito mais fácil falar dela agora. Antes sempre há muitas conjecturas, suposições, previsões que são baseados em históricos de performances ou em estatísticas das anteriores.
Assim, aflora nesse momento em que se caminha para os finalmentes glórias e decepções.
Surgem como num ato mágico, algozes e h
eróis em meio a toda sorte dos competidores, que com certeza tentaram fazer o seu melhor fisicamente, tecnicamente, taticamente e psicologicamente.
Porém, ninguém competiu sozinho. Os adversários também estavam por lá em busca de seu espaço e de mostrar pra que foram aos Jogos Olímpicos, não é mesmo? Em Olimpíada os "azarões" raramente tem vez.
Contudo, não existe nada melhor que um dia atrás do outro. No esporte a vitória é temporária e esta é a maior verdade: um dia você ganha, no outro você pode ganhar, mas ganhar sempre, jamais! Por isso o esporte é das melhores formas de aprender viver em sociedade.
Esta semana, solicitei aos meus alunos que troxessem para a escola jornais e revistas com imagens dos Jogos Olímpicos de Pequim. Esse material já tinha pedido para que guardassem, antes mesmo do seu início, para que posteriormente pudessemos confeccionar painéis, em sala de aula, sobre o tema.
Pois bem! Foram confeccionados os painéis, mas o melhor foi vê-los compartilhar as imagens, as tesouras, a cola, o cantinho do papel para a colagem da figura, a discussão de qual imagem selecionariam, e muito mais. Puderam, ainda, ver as diferenças entre a cor das pessoas, do uniforme, o nome diferente dos atletas e paises, as bandeiras, a emoção da vitória e da derrota, os diferentes esportes, seus equipamentos, seus locais de realização e seus atletas, os altos, os baixos, as mulheres e os homens, por fim, puderam ver e viver muita coisa num espaço de 50 minutos de aula.
Depois dessa etapa, indiquei os locais onde deveriam fixar os painéis e pude notar o valor que deram a realização da tarefa com o cuidado que tomaram ao disponibilizar para que todos os seus colegas pudessem apreciá-los, com seus nomes estampados num cantinho do painel. Procurei registrar todas as etapas da confecção dos painéis fotogrando.
Depois disponibilizei as fotos num álbum no meu Orkut de modo que todos têm acesso e poderão capturar a que quizer.
Esta é uma tarefa que procuro realizar sempre por ocasião de Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Jogos Panamericanos, pois é um momento de aprendizagem coletiva em que os "atores" passam a ser objeto de um momento muito maior que é o de partilhar conhecimento em comunidade.
Obrigado pela atenção!
Seja feliz com todos!
Até breve!

Um comentário:

  1. Thank you for the comment. I thought maybe it was Spanish, but it is Portuguese apperently.

    Connor will be happy to read it.

    ResponderExcluir