sexta-feira, 1 de agosto de 2008

ORIENTAÇÃO: A INICIAÇÃO


Iniciei hoje a ensinar os meus alunos o que é orientação. Apresentei o conceito, a organização do esporte, a história, os elementos que compõe um percurso de orientação, etc...
Procurei motivá-los apresentado slides com pessoas de todas as idades praticando a orientação. Esse é o ponto forte da orientação! Não existe idade para se praticar, pois recomenda-se que a partir dos 10 anos a criança já pode ser iniciada. Quando acompanhada, isso pode ser antes. O mais interessante, é que a corrida de orientação é um, ou o único, esporte em que seu praticante não se aposenta. Vimos Guga se aposentar dos campeonatos de tênis, Romário do futebol, Oscar no basquete, e muitos outros se aposentaram de seus esportes. A imagem, acima diz tudo.

A orientação é um esporte para toda a vida. Ela é organizada em categorias e por níveis de dificuldade do percurso de modo que o atleta se enquadre naquele mais adequado as suas condições de conhecimento e experiência no esporte, da sua condição física e de sua idade.
A orientação não requer instalações fixas, aquelas milionárias como para o futebol, voleibol, natação, entre outras. O campo de jogo da orientação é a própria natureza. Requer apenas uma barraca para a execução da partida, de um computador que pode ser ligado a uma bateria de um automóvel e a colocação dos pontos de controle no percurso. Semelhante ao que ocorre no mapa ao lado em que não apresenta qualquer edificação, apenas o percurso para a realização da prova.
Na Europa, a orientação faz parte dos curriculos escolares. Semelhante ao futebol, aqui no Brasil, ela tem muita torcida, as televisões fazem a transmissão ao vivo das competições e movimenta muito dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário