quarta-feira, 30 de julho de 2008

ORIENTAÇÃO


No período de 24 à 27 de julho participei do primeiro curso de Técnicos de Orientação do Distrito Federal. Agora além de atleta posso atuar como técnico do esporte da minha vida, do esporte que amo muito.
Descobri a orientação ainda quando servia o exército. Depois de ter deixado ao exército, passado algum tempo descobri um grupo, no Parque da Cidade, que participava de um Clube de Orientação, de lá para cá nunca mais deixei de correr. Já participei de muitas etapas de campeonatos brasileiro e distrital. Agora com o curso de técnico pretendo ensinar os meus alunos do CEF Santos Dumont.
O curso foi muito esclarecedor. Aprendi passo a passo a ensinar, desde a iniciação até o alto nível, a elite da orientação. No entanto, prefiro trabalhar na iniciação de qualquer esporte.
Foram quatro dias muito proveitosos. Além do conhecimento que adquiri, pude conhecer homens e mulheres que estão envolvidos com o esporte. Conheci pessoalmente o José Otávio, Presidente da Confederação Brasileira de Orientação e professor do curso. Pessoa muito capaz. Conhece a orientação de todo o mundo, da Europa principalmente. Na Europa, já participou de muitas competições mundiais e confeccionou vários mapas de muitos locais, como da Suiça.
Pude conviver com pessoas com sólidos conhecimentos da orientação, o que veio facilitar ainda mais o aprendizado.
A imagem, a cima, é de um prisma que é o elemento em que é utilizado para identificar a localização de um ponto de controle e é o símbolo internacional da orientação.

Um comentário: