sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

FIM DE ANO É TEMPO DE FESTEJAR E COMEMORAR


Final de ano é sempre aquela repetição: confraternizações, reuniões, presentes. E vem com ele, as badaladas frases de efeito: tudo de bom, feliz natal, próspero ano novo, sucesso, felicidades e outras do mesmo gênero e sentido, pois ninguém quer ou deseja algo ruim para si mesmo, por que então vai querer para os outros, correto?
Congraçamento e esperança são coisas muito importantes na vida da gente. Imagine se não existisse isso, que tristeza sería essa vida, não é mesmo? Não ter com quem ou nada para comemorar ou esperar, não sería um tédio?
Na verdade, mau termina um ano, a gente já começa olhar o calendário do seguinte para procurar em que dia da semana cai o aniversário, seu e dos queridos, não é mesmo? Procura os feriados e já planeja aqueles em que vai ser possível dar uma emendadazinha, para poder dar aquela escapadinha básica.
Isso não é bom gente?
Não conheço nenhum abelhudo que pegue o calendário e diga: - Deixa eu contar quantos dias vou trabalhar no ano que vem. Acredito que a única categoria profissional que sabe de antemão quantos dias vai trabalhar é a de professor, que não tem como escapar: 200 dias letivos e pronto! Não requer nem essa disposição de pegar o calendário e contar.
Mesmo que a pessoa imagine ou saiba que pouca coisa vai mudar no ano seguinte, a esperança é sempre a última que morre: arrumar um emprego melhor, ganhar mais dinheiro, arrumar um (a) namorado (a); casar; pagar às dívidas; comprar ou trocar de carro; comprar uma casa; e por ai vai.
É também o momento de fazer pedidos e promessas: voltar ou estudar mais; manter as coisas organizadas; visitar alguém; fazer mais amigos; fazer a reforma da casa; e outros.
Fim de ano é sim tempo de estourar o champagne, tomar vinho, comer muito, encontrar os familiares, os amigos e de os inimigos perdoar.
É tempo de também falar aquelas frases que citei no início. Mesmo que as palavras, depois, sejam levadas pelo vento, deve-se as dizer e as ouvir, isso faz parte do contexto fraterno e jubiloso que o momento proporciona.
Desta forma, o recado que deixo é: Não seja arrogante com tudo que está a sua volta; deixe as pessoas comemorarem: comer, beber, comprar, dar presentes, confraternizar.
Pare de criticar. Faça parte. Não se esconda.
Venha, todos querem estar e brindar com você nesse momento tão bonito.
Entregue-se!
E no ano novo, lute para que tudo seja realizado com sucesso. Ai só depende de você.

Beijo ... Abraço!

ROBERTO ALVES

Imagem: Parkshopping

Um comentário:

  1. Este ano vou poder dizer com todas as letras as frases de praxe, visto que nos anos anteriores, não tive motivos para comemoração.

    Mas este desejo de que o próximo ano seja melhor que o anterior, vale a pena acreditar e investir neste pensamento.

    Um abraço
    Marcelo.

    ResponderExcluir