quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

EM RESUMO ...


Que o planeta Terra está em constante modificação isso todos concordamos, não é mesmo?
Que o ser humano a tem explorado de forma predatória, também, correto?
O que ocorre em Santa Catarina (deslizamento de terra, enchentes e destruições em geral) faz parte de ambos, ou seja, acomodação da natureza e a ação do homem.
Na Terra, sempre existiu: vento, chuva, terremoto, vulcões, ciclones (e outros), que são fenômenos naturais que impactam e modificam a conformação planimétrica da terra (altos, baixos, profundos).
No entanto, esses fenômenos levaram milhares de anos para promover as modificações na superfície terrestre para se chegar ao que é hoje.
Quanto ao ser humano, em poucos anos, meses, semanas, dias ou até horas, consegue desbravar florestas, desviar rios ou explodir rochas, para construir cidades, rodovias, pontes, ou plantar pastagens. Sem dizer que produz milhões de toneladas de poluentes de toda ordem (gasosos, sólidos, liquidos).
Portanto, não é difícil concluir que o ser humano precisa se colocar no lugar de hóspede terrestre e começar a zelar da sua fonte de vida e deixar que a natureza atue de forma paciente e organizada como sempre o foi.

Roberto Alves

x

Um comentário:

  1. A visão da humanindade ainda se mantém no seguinte pensamento: que o planeta é uma bola gigante e que por isso não tem como acabar com tudo o que tem por aqui. Ou...quando "isso" acabar eu já não vou estar mais aqui mesmo! Então, não medem esforços para pôr a "culpa" no governo ou na natureza.

    ResponderExcluir