terça-feira, 9 de dezembro de 2008

MUDE DE CALÇADA

A dúvida e a escolha fazem parte da vida, como a certeza ou convicção. Porém, o inusitado e o imprevisto também. Quem nunca teve uma dúvida ou teve que fazer escolhas; viveu o inusitado e o imprevisto, não é mesmo? Agora a certeza ou convicção nem sempre podem ser confirmadas ou vividas em sua plenitude, pois sempre há algum postulado que a enfraquece; quando não a desmorona.
O imprevisto e o inusitado é o que faz a vida ser emocionante e vivificante; rotina e cotidiano envelhece; tornam os dias enfadonhos e cansativos.
Percebeu como esse ano passou rápido?
Pois é, a automação, a repetição ou o ato mecânico, fazem isso. Por isso, é bom mudar de cadeira em que senta na sala de aula; mudar a rota para o trabalho ou escola; revezar o supermercado, o restaurante, a lachonete; e por ai vai!
Isso faz com que se viva situações diferentes,. No entanto próximas, ou seja, você não abandona nada do que realmente faz. Mas diversifica: o olhar; desperta a atenção para outras coisas; permite com que você encontre pessoas que não via a muito tempo, ou conheça outras novas e outros lugares; adquiri uma outra marca de produto; coma ou beba algo diferente, não é mesmo?
Assim, acaba-se por ampliar a rede social e ao mesmo tempo estaría exigindo um pouco mais das funções cerebrais e vivendo dias novos e outras situações; enfrentando outras dificuldades ou facilidades.
Por um acaso você já pegou uma rua ou ônibus errado; desceu no ponto errado; esqueceu um nome de pessoa ou número de telefone importante? Viu só que alvorço?
Isso na verdade, é o que o corpo, o cérebro e o espírito mais precisam: o imprevisto e o inusitado.
O corpo para que se mantenha saudável, necessita estar em constante atividade. Por isso, requer que seja submetido a esforços e exercícios de maneira continuada, progressiva e diversificada, para que não fique estacionado ou tenha regredido a sua condição orgânica; o cérebro precisa ser sempre estimulado para se manter ativo e sadio; o espirito, não pode ser privado de novas visões e vivências, em razão de que isso o estimula a solidariedade, a fraternidade; já novas emoções e o amor, novos conhecidos e amigos, desenvolve a paciência e a tolerância, não acha?
Portanto, não viva na acomodação, no marasmo ou na mesmice. Saia da certeza. Enfrente as convicções e ajude seu corpo, seu cérebro e seu espírito ... viva interessamente a vida ... pegue um desvio; dê passadas novas; mude de calçada ... simples assim. Mas que vai fazer uma grande diferença, até o fim da vida.

ROBERTO ALVES

Um comentário:

  1. É por aí mesmo: mudar certos hábitos, ou revezá-los com coisas novas já fazem a diferença. Já postei algo semelhante, com este enfoque no meu blog: http://digitaqueeuteleio.blogspot.com/2008/11/e-jaj.html

    Um abraço.
    Marcelo.

    ResponderExcluir