terça-feira, 8 de setembro de 2009

IMPERPEITOS E INCOMPLETOS

Envelhecer faz parte da herança que a natureza nos cobra como seres imperfeitos e incompletos que somos. Neuroses que existem a parte, movidos pela cultura de culto ao corpo, milhares de artimanhas são disponibilizadas aos aficcionados da beleza eterna. Cabelos brancos e rugas são sinais que incomodam muita gente. A indústria da "fonte da juventude" agradece.
Exacerbações de lado, não vejo nenhuma maldade ou falta de senso as pessoas que testatam as fórmulas miraculosas e apelos do marketing da indústria dos cosméticos. O que vale é a pessoa se sentir bem. Quem tem boa auto-estima tem tudo.
No mercado, é sem número a quantidade de, principalmente, revistas especializadas no assunto, pois gasta-se milhares de horas e verdadeiras fortunas em pesquisas a procura do produto ideal (que não me interessa precisar. A razão deste post é outra) para atenuar as marcas do tempo no rosto, nas mãos, braços, pernas, cabelos e até sexual.
Hoje (08/09), lendo o jornal Correio Braziliense (é com Z mesmo que se escreve), me detive a ler uma frase atribuida a Miguel Falabella (1956), dita à Marília Gabriela, numa entrevista que vai ao ar dia 13/09 às 22h, no canal GNT (Sky e Net).
A frase tería, talvez, passado desapercebida se não tivesse sido dita por um ator, dramaturgo, cineasta, apresentador, autor e diretor de vários programas de tv, cinema e de teatro, não é mesmo? Afinal Falabela é uma celebridade e o que falam pode gerar alguma comoção, polêmica, formar opinião ou seja lá o que for. O que já tinha percebido o atendo editor do CB ao publicar a frase solta na coluna Fama, do caderno Diversão e Arte.
Falabella disse, segundo o citado jornal:
"- Não gosto mais de me ver, me incomoda profundamente. Não sei se quero envelhecer na frente de todo mundo". Gente, esta frase é contundente. As suas entrelinhas traz um discurso que incomoda, não acha?
Pare para pensar: todos sabemos as consequências do envelhimento no organismo humano. Não preciso nem citá-las aqui. Tudo isso é natural i é para todos os humanos dessa vida terrenha. O que muda é o como estamos nos preparando além do que o cotidiano nos oferece para a mais idade, ou seja vai depender de nossos hábitos de vida durante nosso curto período de vida.
Todavia, deve ter muita gente que gostaria de ter dito esta frase. O que é uma pena. Lutar contra a velhice ou se isolar não é o melhor a fazer na vida. Melhor é viver um dia após o outro aproveintado-a ao máximo. Procurando sempre atingir o limiar do seu limite máximo, pois assim reservas orgânicas e psicológicas estarão motivando para se ter uma auto-estima que não será facilmente abalada por crenças e desejos que podem causar dor e sofrimento antecipamente.

2 comentários: