terça-feira, 15 de setembro de 2009

ERA SÓ O QUE FALTAVA


Oi Gente!
O que os homens "temiam", aconteceu. Já era a hora! Não adiantou se esconder, esperniar, esbravejar, torcer contra. Com lançamento da Política Nacional de Saúde do Homem, pelo Ministério da Saúde, cujo lema é
"Homem que se cuida não perde o melhor da vida", os homens foram lembrados., viu? A saúde do homem é a bola da vez. Bacana, não é mesmo?
Habituados, heriditariamente, a uma vida desregrada e sem limites, boa parte dos homens não cuida de sua saúde e tem muito medo de ir a um médico. Doenças, como as das mulheres, que podem ser evitadas ou ter seus efeitos minimizados com um simples exame de rotina, acabam por acometê-los por sua virilidade e falta de melhores hábitos, à cultura do cuidado e a prevenção.
Beber em demasia e de modo continuado; se alimentar de modo inadequado; estar envolvido na maioria dos casos de violência, drogas e acidentes de trânsito acabam por torná-los vítimas de seu próprio veneno, ou seja, do seu próprio estilo de vida. Não praticar atividade física regularmente é uma agravante a esse cenário impiedoso que leva os homens, segundo o Ministério da Saúde (MS), a viver sete anos menos que as mulheres.
Para crianças, mulheres e idosos existe, em todas as esferas governamentais (federal, estadual, municipal) e dezenas de entidades (ONG's, Rotarys, Lions, Igrejas, Associações, etc.), políticas ou ações focadas permanentemente a atenção à saúde dessa população.
Acabou a desculpa de coitadinho ou de desamparado. Agora o homem foi incerido numa ação governamental de grande importância. Por "reconhecer que os agravos do sexo masculino constituem verdadeiros problemas de saúde pública" (MS).
Assim, esta na hora moçada de abraçar essa causa; abandonar os tabus e preconceitos i é demais desejável adotar um estilo de vida menos agressivo a si próprio.
Portanto, é condição para mudar o quadro perverso para o sexo masculino, com o apoio dos órgãos de saúde pública, é dar uma guinada nessa vida que mata dois homens de três adultos (MS), ou seja, mais de 60% dos óbitos adultos são de machos, é mole?


Para saber mais sobre o "Homem que se cuida não perde o melhor da vida, acesse: Ministério da Saúde

Imagem: Cartaz da campanha do MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário