quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SEMPRE TEREMOS EM NOSSAS VIDAS

Hoje foi meu dia de receber mensagens, abraços, presentes, festinhas e muitas felicitações pelo Dia do Professor. Jornais, revistas, sites, e muitos outros veículos de comunicação, não deixaram por menos. Fizeram, também, suas homenagens. Trouxeram entrevistas; aquela palavra de elogio pela profissão abraçada; lembraram dos nossos reclames, como: saúde, condições de trabalho, remuneração, formação e etc. E todos foram unanimes: um país sem o professor, não decola. Isso é muito agradável. Revigora, anima e trás alento.
No entanto, tem gente, governo, diretor de escola e de faculdade, que acredita que qualquer pessoa ou coisa pode ser professor. Monitor, técnico e instrutor não são professores. Cursinhos pré-vestibulares, preparatórios para concursos, academias de ginástica e musculação, não são escolas. Televisão, Internet, DVD, apostilas e manuais são recursos utilizados no ensino. Mas não são professores.
Para ser professor é preciso formação adequada para esse fim. Enfrentar as diciplinas de cunho didático; conhecer as teorias da aprendizagem, outros importantes por menores e ser um abnegado.
Na verdade, professor combina com meio ambiente. O meio ambiente, vai sempre além do que imaginamos, está no meio da gente e às vezes não o compreendemos. Assim, também é o professor, que sempre os teremos em nossas vidas.

Feliz Dia dos Professores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário