terça-feira, 15 de julho de 2008

ESPORTE, POLÍTICA E O HUMANO

O Tour de France (Volta da França), é uma competição ciclística por etapas disputada anualmente no mês de julho. O percurso de 2008 é composto por 3500 km de estradas irregulares e montanhosas que, de uma certa maneira, representam uma volta na França.
O Tour de France é um dos principais eventos esportivos do ano para toda da Europa e que teve inicio no dia 05 de julho e finda no dia 27 desse mês. Durante essas três semanas terão 21 etapas para serem cumpridas pelos ciclistas.
A participação brasileira no Tour é bem modesta, só um ciclista conseguiu ganhar uma etapa da prova, foi o Mauro Ribeiro, justamente no dia da comemoração da Queda da Bastilha, no dia 14 de julho de 1991.
No dia 14/07, foi realizada a etapa em que se comemora a Queda da Bastilha, que ocorreu em 1789. Bastilha era uma fortaleza parisiense que serviu de prisão do Estado Absolutista francês. Essa queda, segundo O Nacional, "marca o início do movimento revolucionário pelo qual a burguesia francesa, consciente de seu papel preponderante na vida econômica, tirou do poder a aristrocacia e a monarqueia absolutista". Os Franceses consideram esse dia, como o dia da Independência da França.
Este ano, mais de 40 chefes de Estado e de Governo da União Européia e da região mediterrânea foram convidados a presenciar o tradional desfile da Queda da Bastilha, em Paris.
Nesse ponto, quero dizer da novidade nesse dia que comemora a Queda da Bastilha, foi a cerimônia de condecoração, à "Digna, reta, orgulhosa, corajosa", Ingrid Betancourt "foi um exemplo para cada um de nós", afirmou Sarkozy, ao dizer que a França quer dar o testemunho de sua "admiração e reconhicimento".
Ingrid Betancourt é uma ex-refém franco-colombiana, que ficou por seis anos em cativeiro na selva sequestrada pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e que foi libertada no início do mês.
O que temos aqui neste texto?
Bem! Primeiro falamos do esporte; depois da política e, por último do humano. Se juntamos o esporte com a participação de todos; a política em benefício do povo, conforme ocorreu com a queda do absolutismo; a valorização do humano, como a condecoração da ex-refém, teremos, pelo menos o início, da unificação de um Estado em benefício do seu povo.
Agora me digam: Isso não é maravilhoso ... O Estado em benefício do seu povo?
Obrigado pela atenção!
Seja feliz com todos ...
Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário