terça-feira, 1 de julho de 2008

SANTOS DUMONT

Santos Dumont foi brasileiro e um dos primeiros a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor aeronáutico. Na verdade, existe uma controvércia com relação de quem foi o primeiro realizar esse feito, pois os EUA juram que os Irmãos Whight foram os inventores do avião, tendo em vista terem conseguido uma decolagem utilizando uma catapulta. Imagine só, uma catapulta!
Polêmicas a parte, quero falar da escola que trabalho, que se chamada Santos Dumont. Cujo nome vem em homenagem ao brasileiro inventor do avião, tendo em vista que a área em que foi construída a escola ter sido do Ministério da Aeronáutica.
O CEF Santos Dumont é uma escola pública, que pertence a rede da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O CEFSD, como é comumente chamado, atende alunos dos dois segmentos do ensino fundamental de Santa Maria, Valparaíso de Goiás, Chácaras adjacentes, do próprio residencial e outras localidades. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Maria era em 2000, 0,794.
Sintonizados na situação. A partir de 2005, o MEC criou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é um indicador criado para orientar o direcionamento das verbas da educação, que tem mostrado que a situação da educação brasileira é dramática.
No entanto, nessa dramaticidade, o CEF Santos Dumont tem se destacado nos índices relativos a rede pública do DF. Entre as muitas escolas do DF, o CEF Santos Dumont ficou com o índice de 4,9 (avaliação realizada em 2007 divulgada agora em junho de 2008), para o segmento de 5ª à 8ª série. Numa escala classificatória, o CEFSD ficou em 5º lugar no DF, entre as escolas públicas, atrás de quatro escolas do Plano Piloto. Portanto é a primeira de todas as cidades satélites do DF.
Agora vem a pergunta, porquê? Difícil responder!
As salas de aula são menores que as das demais escolas da rede e tem em média 35 alunos. Os alunos ficam espremidos em suas mesas e em cima do professor, que mal tem espaço para circular na sala.
No dia de prova, socorro! Está sendo necessário colocar alguns alunos para fazer a prova do lado de fora da sala, mesmo que não queira, a cola é difícil de ser evitada.
Com a divulgação desse índice em toda mídia, o CEF Santos Dumont, é uma escola muito procurada e aumenta muito a responsabilidade da direção e professores, pois pais e alunos voltam para dizer que estão se dando bem no ensino médio pela base adquirida no CEF Santos Dumont. Alguns alunos que vem de escolas particulares sentem certa dificuldade em acompanhar os conteúdos.
Na metodologia de trabalho adotada pela escola é utilizado: trabalho de pesquisa, as práticas, a disciplina, envolvimento dos país na vida escolar, cobrança ... isso tem muito ... uniforme, horários ... e os professores trabalham bastante em sala de aula e nas coordenações, inclusive de modo coletivo, interdisciplinar.
A quadra de esportes, foi feita, improvisada, no que era o estacionamento da escola, que nem medida adequada tem. É asfalto!
Portanto, o Santos Dumont não é uma escola com mais estrutura que qualquer outra. Ela sofre das mesmas dificuldades: falta de recursos, material didático, equipamentos, manutenção, e etc...
Assim, o que falta é dar a esses índices um significado pedagógico, ou seja, saber o que os alunos dominam; é preciso criar hipóteses com vista identificar as razões (que talvez muitos teorizam) para esses melhores índices em umas e baixos em outras, pois esses 4,9 é sofrível, porém é o índice cuja meta está prevista para o ano 2011 e, como não podería ser diferente, aplicar bem os recursos destinados à educação.

7 comentários:

  1. olá meu nome é Rnen e CEFSD no ano passado e hoje estou no CEM Setor Oeste.
    A base educacional que tive no Santos Dumont vem sendo decisiva em meu aprendizado no CEM Setor Oeste(o melhor colégio de ensino Médio do DF!)
    Os alunos que foram do CEFSD e que hoje estao no CEMSO,estão entre os 150 melhores alunos de 1º ano do nosso atual colégio. Um bom exemplo é a aluna Ludmila Mota que vem sendo a 1ª colocada na média geral dos alunos de 1º ano(9,3).
    Minha média não é tao alta(6,91),mas é suficiente para me colocar no 57º lugar.
    Dessa nota o CEFSD tem uma importante participação.
    Muito Obrigado Santos Dumont!


    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. olá meu nome é Renan e estudei no CEFSD no ano passado e hoje estou no CEM Setor Oeste.
    A base educacional que tive no Santos Dumont vem sendo decisiva em meu aprendizado no CEM Setor Oeste(o melhor colégio de ensino Médio do DF!)
    Os alunos que foram do CEFSD e que hoje estao no CEMSO,estão entre os 150 melhores alunos de 1º ano do nosso atual colégio. Um bom exemplo é a aluna Ludmila Mota que vem sendo a 1ª colocada na média geral dos alunos de 1º ano(9,3).
    Minha média não é tao alta(6,91),mas é suficiente para me colocar no 57º lugar.
    Dessa nota o CEFSD tem uma importante participação.
    Muito Obrigado Santos Dumont!

    ResponderExcluir
  3. Bem essa escola tems sido parte da minha vida....
    Estudo lá tem 9 anos e nunca estudei em nenhuma outra escola acho ela a melhor pois ali fui ensinado a lê e ecrever hoje se estou indo para o ensino mêdio devo graças ao Centro De Ensino Santos Dumont essa sim fez parte da minha vida obrigado a todos os professores que passaram na minha vida no colegio santos dumont...

    MUITO OBRIGADO SANTOS DUMONT

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Amanda Muniz, estudo no Santos Dumont desde a o primário, gosto muito de estuda neste colegio, estou cursando a 7ª serie, admiro muito os professores, que se esforçam bastante para nos passar as materias, e que nos passa confiança, ao contrário de escola que só estão querendo cumprir o ano letivo, o Santos Dumont é uma escola modelo que outras deveriam seguir o exemplo.Obrigada a toda equipe, do colegio Santos Dumont.

    ResponderExcluir
  5. acho q vcs deviao cobrir a quadra pois nos alunos estamos morrendo no sol.

    ResponderExcluir
  6. ta na hora de animar a escola,ta muito sem vida.

    ResponderExcluir