domingo, 22 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO É AQUILO QUE FICA

As famosas feiras de ciências ou do conhecimento, como queira, das escolas é um dos momentos mais importantes de cada ano letivo. Professores e direção se envolvem e se dedicam. O alunado fica animado e orgulhoso em mostrar o que estudou e aprendeu; ficam agitados para ganhar aquele pontinho extra na sua nota final; montam grupos para exibirem seus experimentos, perfomances e talento nas diversas áreas do conhecimento.
No movimentado stand das ciências exatas, que envolve conhecimentos de física, química, biologia e matemática, pudemos ver utilizar limões interligados por fios para fazer com que um relógio digital funcionasse; explicações sobre DST, métodos contraceptivos etc; os sentidos. Sem falar que a turma da botânica estava muito afiada para explicar monocotiledonea, angiosperma e etc. Lá no de matemática, muitos exercícios de lógica com direito a uma balinha, caso conseguisse resolver o problema proposto. Para os com mais disposição, não podia deixar de dar uma passadinha na sala de xadrez e jorgar uma partidinha.
Na área de códigos e linguagens, a turma se empolgou em mostrar seus trabalhos de artes plástica como desenhos, pinturas, dobraduras, entre muitos outros. No inglês, com criatividade e desenvoltura fizeram vídeos dublados, textos e receitas de muitas delícias da culinária global. Na língua portuguesa a turma se esmerou nas redações e poemas, com direito ao lançamento de um belo livro. Na educação física, que faz parte dessa área, envolvi a criançada na atividade de pular corda. Foi o máximo. Apenas orientando-os, diga-se de passagem, a turminha da quinta e sexta séries chegaram a pular com duas cordas ao mesmo tempo. Na corda simples, passaram, enguanto pulavam, de um para o outro, uma bola. Foi muito divertido.

Na área de humanas: Egito, aquecimento global, poluição, o globo terrestre e suas divisões, mapas, tudo feito em maquetes e belos cartazes. A tônica principal adotada pelos esforçados alunos foi a de explicar, com riquesa de detalhes, o cuidado com que se deve ter com o lixo. Deram enfaze a importância na diminuição da emissão de gases poluentes pregando a necessidade de uso maior de energias alternativas, como o álcool combustível nos automóveis.

Para abrilhantar o evento, a comunidade de pais, amigos e ex-alunos prestigiaram a nossa escola. Foi a socialização de resultados e um momento em que se pode avaliar o trabalho institucional do CEF Santos Dumont.
Portanto, no Santos Dumont, tivemos muito mais do que uma Feira do Conhecimento. Foi momento de troca de experiências em que componentes curriculares clássicos, eruditos e populares, envolvidas num mesmo ambiente se igualaram em torno do objetivo de dar sua contribuição na formação de pessoas criativas e criticas, a partir de conhecimentos desmiuçados no chão das salas de aulas por professores que fundamentaram boa parte da teoria para a prática apresentada pelos alunos.

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