terça-feira, 24 de novembro de 2009

TRANSGRESSÃO ESCOLAR, JÁ FOI O TEMPO

Que os alunos de hoje são bem diferentes dos de algum tempo atrás isso ninguém tem dúvida. Porém, tem algumas coisas que jamais mudarão na vida de aluno. Pedir um livro emprestado, o caderno, o lápis de cor, a caneta, a cola, a borracha, a tesoura isso são coisas das mais comuns no mundo escolar, não é mesmo?
E nas escolas sempre tivemos aqueles "espertalhões" que pedem para colocar o nome no trabalho, depois de pronto (sem ter feito nada); cola na hora da prova; copiar os exercícios do CDF, para apresentar ao professor e ganhar seu pontinho; pedir, ao colega, a camiseta do uniforme pela grade, janela ou muro para entrar na escola, entre outras coisinhas mais. Estas transgressões são comuns e com algum diálogo e a punição adequada param por ai, não é mesmo?
É verdade, que tudo isso (quase) todas as mulheres e homens de bem de hoje, que são: empresários, comerciários, secretárias, pedreiros, físico, costureiras, mecânicos, motoristas, donas de casa, engenheiros ou médicos já o fizeram quando na época de aluno da educação básica e até mesmo na superior. Mas, no entanto, não traz sequelas no que se refere ao seu profissionalismo ou qualquer outro aspecto particular e familiar, pois souberam o momento de romper-se desse mundo de fantasia ou do se dar bem ou de aventurar ao custo de uma nota zero, bronca, advertência, suspensão ou do simples: "vou convocar seus pais para virem aqui na escola para contar o que você anda aprontando, viu fulana (o)?", dito pelo diretor.
Como disse, tudo isso continua acontecendo nas escolas e elas são fichinhas se comparadas com as que tem ocorrido atualmente, cotidianamente, como: drogas, armas, violência física, etc..

Assim, gente, chegamos ao ponto de um aluno encomendar uma arma na porta da escola. Sem qualquer cerimônia, pra todo
mundo ouvir, pois o diálogo se deu na rua e a uma certa distância um do outro, entende? Isto é estarrecedor. Um aluno menor de 15 anos encomendar uma arma de outro na porta de uma escola é ir longe demais. E o desconhecido disse que a arma estava limpa e tinha dois homicidios atribuidos a ela, pode?
Viram ai? Perderam, ou não se tem mais, senso das coisas. É a banalização da violência, da intolerância. Neste contexto, que futuro reserva aos professores dentro das escolas? Todos os dias vemos nos meios de comunicação que algum professor foi agredido; aluno envolvido em gang, de toda ordem; brigas entre alunos; depredação do patrimônio público e muito mais.
É triste!


Imagens: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário