sábado, 14 de novembro de 2009

TOP OF MIND: O INEXPLICÁVEL ACONTECEU















Oi Gente!


alguns dias fervilhando aqui na minha cabeça e em razão de que nenhum blog que leio, ou li, nesses dias tocou no assunto, resolvi me atrever a dar uma de analista de uma pesquisa que foi realizada pelo Instituto Datafolha.

Folha Top Of Mind
É uma pesquisa realizada anualmente, que premia as marcas mais lembradas pela população brasileira e teve seus resultados, relativos ao ano de 2009, divulgados agora no final de outubro.

Com a pergunta: "Qual a primeira marca que vem à cabeça?" é iniciada uma pesquisa, cujo resultado é enorme e envolve dezenas de categorias de produtos e serviços, como: adoçante, banco, celular, cerveja, desodorante, liquidificador, maionese, moto, pasta de dente, pneu, refrigerante, shampoo, sorvete, tinta de parede, etc. Depois o entrevistador faz a pergunta: "Qual a primeira marca que vem à cabeça quando se fala em adoçante?", por exemplo. No entanto, não deixam de investigar o total de marcas lembradas pelo entrevistado, na categoria.

O que chamou a minha atenção foram as marcas mais lembradas pelo público feminino e masculino. Enquanto as mulheres, nos três primeiros lugares, lembraram de produtos de cuidado pessoal, que embelezam, mantém o peso e perfumam ou hidratam, a turma do sexo masculino, entrevistada (é bom que se diga) foi bem diferente.

Vou tentar defender a raça aqui. (risos). Penso, que esse diferencial surgiu em virtude do universo de marcas ser muito amplo e pela forte influência da mídia na cabeça dos homens; não é falta de atenção, ou melhor ainda, pra que vou me preocupar com marcas pra responder numa pesquisa. Pronto, falei!
Agora Mercedes-Benz aparece na lista Top Top faz parte, pois é a segunda marca mais lembrada pelo sexo masculino, foi em razão de que é um bom caminhão e faz parte do universo masculino, não é mesmo gente?
Responder Stilo, Gol, Pálio, Vectra, Ferrari, pra que, né?
No entanto, o inexplicável (ou quase) aconteceu. Não sei a razão de não ter surgido em primeiro lugar, uma marca de cerveja. Estranho, né? Mas mesmo assim vou tentar uma explicação (e talvez até plausível). Isso mostra que o homem esta aberto para falar sobre outras coisas, que não seja cerveja, viram só? Esta provado numa grande pesquisa que o homem não pensa só em cerveja.

Pneu, gente, em primeiro lugar!!! Tem muito haver com o público masculino, não é mesmo? Afinal se tivesse dado uma marca de shampoo entre os Top Top da lista masculina, ficaria deveras preocupado.
Bem, os resultados estão ai. Tire suas conclusões e me socorra ai, pois essa foi demais pra mim.

Valeu!

Fonte das imagens e dos resultados, Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário