sexta-feira, 27 de novembro de 2009

É DIVERTIDO PULAR CORDA

Oi Gente!

Vi no decorrer do ano, ensinando handebol e depois voleibol, a dificuldade de alguns alunos no aprendizado de gestos e movimentos esportivos dessas modalidades. Assim, decidi buscar nas brincadeiras da infância uma atividade que fosse agradável e fácil de ser realizada; que pudesse ser incrementada com algum grau de dificuldade e que promovesse o companheirismo e a socialização. Fora dizer, para dar uma ajudinha na nota dessa turminha que papai e mamãe, muitas vezes, insistem em trancafiá-las em casa ou por serem aficcionados em videogame ou um nerds e não fazer tanta questão em jogar bola, soltar pipa, pular corda, ou seja, não brincar na rua.

Desta forma, tratando que trabalho com crianças de quinta e sexta séries inventei que o conteúdo e a avaliação do quarto bimentre seria pular corda, pois é uma das atividades físicas das mais simples; que toda crinça aprende com os cologuinhas da rua e que traria mais diversão e alegria a todos independentemente do grau de desenvolvimento motor, pois pular chega a ser um ato natural de qualquer criança, não é mesmo?

No entanto, pular corda por pular, não faria muito sentido para a educação física. Assim, dei uma apimentada na atividade. Adicionei uma bola e algumas regrinhas para que pudesse azeitar o resultado e que companheirismo e a socialização fosse demais importante para o sucesso do grupo.


Segue assim:

Em grupo de no mínimo cinco alunos, todos pulam a corda individualmente e, depois, é sua vez batê-la; caso alguém erre a atividade de passar ou pular a bendita corda, transportanto uma bola, a atividade deve ser reiniciada.


  • No primeiro rodizio o aluno deve apenas passar pela corda;
  • No segundo rodizio, entra na corda e salta apenas uma vez;
  • No terceiro, salta duas vezes; e
  • No quarto e último, salta três vezes.
  • Obs: A bola deve ser passada para o colega seguinte.

O companheirismo se manifesta principalmente no treino para a avaliação, em razão de que os alunos com mais dificuldade de pular corda, precisam repetir muitas vezes para que o grupo tenha sucesso na tarefa. Uma outra maneira que se manifesta é que todos os componentes do grupo se revezam entre bater e pular a corda, ou seja, um precisa do outro o tempo todo e socializam apenas uma corda e uma bola, também, o tempo todo.
Pular corda é uma brincadeira muito rica. Da forma que propuz aos alunos, muitas qualidades psicomotoras são trabalhadas ou desenvolvidas, como: coordenação, ritmo, equilíbrio, velocidade, resistência, confiança, atenção, etc.
Quanto as do professor, paciência e mais paciência.
Valeu!



Imagem: Internet

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